Descubra mulheres incríveis na HQ Artistas Brasileiras

HQ Artistas Brasileiras 04 - Editora Miguilim

Publicação destaca a presença das mulheres na História da Arte no Brasil

Que tal conhecer a história de 30 mulheres artistas incríveis, cuja existência foi obscurecida pela história ou mesmo esquecida ao longo dos anos? Esse é o objetivo da HQ Artistas Brasileiras, da quadrinista mineira de Aline Lemos. apresenta um seleção de 30 mulheres que se destacaram no campo artístico, de várias regiões do país.

HQ Artistas Brasileiras - capa - divulgação Editora Miguilim

Na HQ Artistas Brasileiras, a autora tira das sombras 30 mulheres talentosas, artistas nascidas até 1930 – das aclamadas Anita Malfatti, Lygia Clark e Pagu até nomes menos conhecidos, como Madalena dos Santos Reinbolt e “Anônima”. Um dos principais critérios para a seleção das biografadas foi a representatividade.

HQ Artistas Brasileiras 01 - - divulgação Editora Miguilim

Artistas Brasileiras mostra mulheres talentosas cuja obra não é resultado apenas de uma excepcionalidade, mas de muito trabalho, dedicação, estudo e talento. A HQ mostra que, mesmo com todas as dificuldades impostas pela sociedade, essas mulheres conseguiram deixar sua marca.

Artistas Brasileiras 02 divulgação Editora Miguilim

“Com seus traços, Aline Lemos promove uma importante e necessária reunião de mulheres que questionaram a noção de “gênio artístico” e resistiram a discursos que insistiam em restringi-las ao ambiente doméstico, diminuindo-as à condição de artistas “naturalmente amadoras”. Ao apresentar as biografias, sem se desviar dos impasses de delimitação de fronteiras e hierarquias entre as artes – e das marcas de classe, raça, etnia e região – Lemos sublinha a importância da produção de arte feita por (essas) mulheres. Ao mesmo tempo, aponta a relevância dos discursos produzidos por (essas) artistas para se pensar a cultura e a sociedade, ainda que nem todas tenham assumido uma postura feminista explícita”  texto da quarta capa da pesquisadora e artista Roberta Barros.

HQ Artistas Brasileiras 05 - Editora Miguilim

Curtiu? A HQ Artistas Brasileiras foi publicado em dezembro de 2018 pela Editora Miguilim, com projeto gráfico do premiado Estúdio Guayabo. A publicação tem tamanho 18,5 × 24 cm, com 80 páginas pode ser adquirida por R$49,00 no site da Editora  ou na loja da autora.

 

A autoraAline-Lemos-Créditos-da-foto-Carol-Rossetti
Aline Lemos é artista visual e cartunista natural de Belo Horizonte. É Mestre em História pela UFMG e possui formação complementar em Design Gráfico e Artes Visuais. Colaborou na Folha de S. Paulo, A Zica, MÊS e Zine XXX, além dos portais Lady´s Comics e Marsam Graphics. Foi professora nos cursos “Vidas, Quadrinhos e Relatos” (Lei Municipal de Incentivo à Cultura) e FIQ-Jovem (Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte). Publicou sete fanzines e em 2018 lançou seu primeiro livro, Artistas Brasileiras.

A série Artistas Brasileiras começou a ser publicada online em 2016 e pode ser lida no site da autora.

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!