Publicação infanto-juvenil de Angélica Kalil e Mariamma Fonseca destaca o legado que estas relações deixaram para o mundo

Você já parou para pensar o que aprendeu com suas amigas? Já percebeu o que uma amizade com outra mulher fez por você? Todas as mulheres que passaram, e as que permanecem nas nossas vidas, nos ensinam sobre força, sensibilidade, empatia, aceitação, resiliência, determinação e amizade, entre outras coisas. Se a conexão e a cumplicidade estabelecida nas parcerias entre mulheres faz diferença nas nossas vidas, imagine quando estas mulheres são grandes personagens históricas?Livro Amigas que se encontraram na história - capa - divulgação - Quintal Edições

O livro Amigas que se encontraram na história é uma publicação infanto-juvenil sobre a amizade entre mulheres que se destacaram na humanidade em diferentes tempos. A proposta é revelar um vínculo de afeto muitas vezes desconhecido pela maior parte do público e o legado que estas relações deixaram para o mundo.

Ao fabular essas histórias reais, a publicação joga luz na cumplicidade feminina, redimensionando a importância do apoio das mulheres umas às outras. Desta forma, também amplia o conceito de sororidade tão presente e importante para as meninas de hoje.Mulheres que se encontram na história - capa - divulgação - Quintal Edições

Amigas que se encontraram na história é  um lindo livro ilustrado, todo colorido, com formato 17 x 21,5cm, capa em brochura, interior em offset 90g e 180 páginas. A publicação tem prefácio de Diana Corso, psicanalista, psicóloga e autora dos livros Fadas no Divã: psicanálise nas histórias infantis (2005), Psicanálise na Terra do Nunca: ensaios sobre a fantasia (2010) e Adolescência em cartaz (2017)

A pesquisa e o texto contaram com a consultoria da socióloga Giselle Christina, feminista negra interseccional,consultora em diversidade e inclusão e entusiasta em Data Science. São 18 personagens históricas, mulheres negras, indígenas, orientais, latinas, brancas e uma asiática de diferentes idades, países e épocas, entre elas, uma cadeirante e uma surda.MalalaeEmma - Arte Mariamma Fonseca - Reprodução - Divulgação - Quintal Edições

Você curtiu? Quer saber mais sobre a amizade de grandes mulheres como Elisabeth I e Grace O’Malley, Frida Kahlo e Chavela Vargas, Nise da Silveira e Ivone Lara, Ella Fitzgerald e Marilyn Monroe, Emma Watson e Malala Yousafzai, entre outras? Amigas que se encontraram na história, de Angélica Kalil e Mariamma Fonseca, está em pré-venda na loja online da editora Quintal Edições nesse link.

Durante o mês de agosto, a editora mineira promoverá ainda o sorteio de brindes, como as bonecas da dupla de amigas Elizabeth I e Grace O’Malley, especialmente feitas por Bia Morais com a técnica de crochê Amigurumi e originais das ilustrações.

As autorasAngelica e Mariamma 2 - Divulgação - Quintal EdiçõesMariamma Fonseca (Amma) nasceu em Eunápolis/BA e vive em Belo Horizonte/MG. É formada em Jornalismo, Artes Visuais e atualmente estuda Design Gráfico. Idealizou o site Lady’s Comics (2010) sobre ,ulheres e quadrinhos e coordena uma gibiteca (desde 2009) em sua cidade natal. É mãe de Iara, trabalha como ilustradora freelancer e nas horas vagas se dedica a estudar o livro para infância.

Angélica Kalil é roteirista e editora, trabalhou em produções da TV Cultura, Canal Futura, Sesc e Univesptv. Jornalista com pós-graduação em roteiro para cinema e televisão pela Universidade Autônoma de Barcelona. É diretora do canal no youtube “Você é feminista e não sabe”, onde faz entrevistas sobre o tema a partir de diferentes recortes.

Amigas que se encontraram na história é o mais novo trabalho das amigas Mariamma e Angélica. O primeiro foi livro Você é feminista e não sabe, com entrevistas ilustradas, lançado de forma independente por meio de financiamento coletivo em 2017.chavelaefrida - Divulgação - Quintal Edições

Quintal Edições
A Quintal Edições nasceu com um objetivo: criar espaço para que as mulheres possam encontrar seu lugar como autoras. E não é sem motivo que nos dedicamos a esta proposta. Ainda que, nos últimos anos, as mulheres venham recebendo – de maneira ainda lenta, mas crescente – maior atenção dentro do mercado literário, o espaço da mulher escritora ainda é restrito, enquanto os homens continuam sendo maioria incontestável.

Publicar mulheres, dessa forma, faz parte da tomada de consciência de que a resistência e a luta têm que ser ativas. Criar espaço para as mulheres é dar lugar a suas vozes. Não estamos procurando ocupar um ambiente que já existe e que nos foi negado; estamos tentando formular um lugar que seja realmente nosso, buscando desenhar um espaço em que a nossa condição de mulher não tenha que se adaptar, porque ela simplesmente cabe.

A Quintal é uma editora que só publica mulheres e que também só trabalha com mulheres em todas as etapas de produção. Com um catálogo que se iniciou focado em literatura tem se destacado também com publicações de ensaios feministas e obras de estudos acadêmicos. Nós acreditamos na escrita das mulheres!

Compartilhe: