Curiosidade: Por que cachorros cheiram os bumbuns uns dos outros?

por que cachorros cheiram a bunda de outros

A resposta é muito mais complexa e interessante do que você imagina!

Como os leitores mais assíduos devem ter notado, estamos expandindo as editorias aqui do Garotas Geeks. Eu sempre amei jornalismo científico (fiz muito mais trabalhos desse tipo na faculdade do que sobre tecnologia em si) e sentia muita falta de falar sobre Ciência (sei que é um termo muito amplo, mas acho que vocês entendem o que eu quero dizer) aqui no Garotas Geeks… Até agora! A partir de hoje, trarei semanalmente para vocês curiosidades/fatos interessantes (inúteis ou não) sobre esse mundo curioso que nos cerca, respondendo perguntas que talvez você nunca tenha feito (e que talvez nem queira saber a resposta, mas ok).

Nada melhor do que começar esta nova era com uma pauta tão interessante – e que deve intrigar a maioria das pessoas – quanto esta: Você já parou para pensar por que cachorros cheiram as partes íntimas uns dos outros? A maioria das pessoas já deve ter a noção de que “é para eles se conhecerem melhoooorrr, herpt derpt”. Sim, ok. Mas… Você tem noção do quão complexo é esse “conhecimento”? Eu não tinha também. Sentei para procurar um assunto para hoje e a primeira coisa que eu dou de cara é esse vídeo, e eu penso “é um sinal!”. Vou colocar aqui como curiosidade (e fonte), mas não se desespere se você não entende inglês, vou traduzir TUDO para vocês a seguir:

Segundo este vídeo que eu coloquei acima da American Chemical Society, realmente, os cachorros cheiram os traseiros uns dos outros para coletar informações importantes a respeito do coleguinha, como sexo, dieta e até estado emocional (entre muitas outras coisas)! Em outras palavras, eles conversam através da química!

por que cachorros cheiram a bunda de outros 5

Como muita gente deve saber, cachorros podem ter de 10 mil a 100 mil vezes mais sensibilidade no olfato do que nós, meros humanos. Então, como um animal que tem um olfato tão apurado pode se sentir tão atraído por um cheiro como fezes (e pelo local de onde as fezes saem)? Como os cheiros de tudo aquilo que eu falei sobre informações do animal e o do cocozinho não se misturam e se atrapalham? Como eles fazem isso? Responderemos tudo a seguir (isso aqui tá parecendo até programa do Silvio Santos, enrolada pra responder um negócio HU3).

O cachorro possui um “saco anal” que contém glândulas apócrinas, maiores responsáveis pelo cheiro do cachorro, mas as glândulas sebáceas também fazem sua parte.

por que cachorros cheiram a bunda de outros 2

Os principais componentes do cheiro do cachorro são a trimetilamina e ácidos de cadeia curta (para saber mais o que esses nomes significam, basta clicar em cima), como mostra a imagem abaixo:

por que cachorros cheiram a bunda de outros 3

Claro que esses componentes dão a “base do cheiro”, mas a dieta e o estado emocional do animal também influenciam no odor.
Mas agora a parte mais curiosa de todas: os cachorros tem um segundo olfato que impede que o cheiro de cocô interfira em sua “análise” sobre o amiguinho. =O Quantas pessoas sabiam disso? Eu não! Esse sistema é chamado de Órgão de Jacobson, ou Órgão Vomeronasal, e ele é feito apenas para essa chamada “comunicação química”. Seu funcionamento é um tanto complexo, mas basicamente, para ficar fácil para todo mundo entender, o “cheiro” vai direto para o cérebro. Ou seja, não é que o cachorro goste do cheiro de fezes, ele simplesmente o ignora neurologicamente.

por que cachorros cheiram a bunda de outros 4

Tudo isso também vale para quando os cachorros cheiram a “demarcação de território” de outros!
Então é isso, pessoal! Hoje você aprendeu que seu cachorro não é obcecado pela bunda de outros cachorros, ele simplesmente quer saber mais sobre o outro animalzinho 🙂

OBS: Não são apenas cães que funcionam dessa maneira, outros animais também possuem esse órgão, como os gatos, por exemplo!

Gostaram dessa nova seção? Adoraria a participação de vocês enviando perguntas para o e-mail [email protected] ou deixando nos comentários mesmo, e eu faria o melhor possível para respondê-las.

Quem escreve? Marina Formaglio

Jornalista, aspirante a escritora e invocadora nas horas vagas. O apelido "Feiurosa" é uma homenagem à sua alma gêmea canina, uma vira-latinha chamada Feiura, que já partiu, mas continua em seu coração <3 Contato no Facebook ou Twitter.