Crie seu próprio RPG no “Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos” 2015

Concurso Faça Você Mesmo 2015

Um desafio no mês do carnaval para desenvolvedores de jogos criativos e inovadores.

Você é um Mestre de Jogo (ou DM, ou GM, dependendo do sistema) que sempre elabora aventuras inventivas e inesquecíveis? É um narrador muito criativo que nunca encontrou um RPG que surpreendesse as suas expectativas? É um game designer esperando por uma chance de demonstrar o seu talento? Que tal criar seu próprio RPG?

FVM 2015Para quem estiver disposto à abrir mão do feriadão de carnaval, a oportunidade é o Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos – FVM 2015 Draft. Como recompensa, você poderá ter seu jogo transformado em um produto plenamente acabado, pronto para ser publicado e se tornar uma revelação cena nacional de Game Design!

O concurso pretende estimular a criação independente de jogos de RPG no Brasil e que o maior número de pessoas conheça (e jogue) os jogos criados por game designers brasileiros. A expectativa dos organizadores é que todos que já pensaram em fazer jogos participem, tragam ideias novas e possibilidades diferentes. As informações, regulamento e (em breve) os temas da disputa estão disponíveis no Medium do concurso.

RPG Abismo Infinito de John Bogéa. Campeão do FVM de 2011.

RPG Abismo Infinito de John Bogéa. Campeão do FVM de 2011

O Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos teve quatro edições realizadas pela Secular Games . Em 2015, a iniciativa tornou-se independente e ficou por conta da galera do ZeoKang Studio, do podcast Botequim dos Jogos e da editora UNZA RPG.

Outra novidade em relação às edições anteriores é que esse ano o concurso vai iniciar com um Draft (um esboço, rascunho). Numa segunda fase, vai se tornar um desafio maior para o desenvolvimento do projeto com o objetivo de transformar o jogo vencedor num produto pronto para ser lançado!

Mundo Perfeito de John Bogéa - Vencedor de 2012

Mundo Perfeito de John Bogéa – Vencedor de 2012

O Concurso começa às 23h59 do dia 13 de fevereiro, com a divulgação da lista de Experiências e Inspirações que deverão ser utilizadas na criação do jogo. Os participantes poderão enviar até as 23h59 do dia 22 de fevereiro, o jogo de sua autoria e inédito. Os game designers devem encaminhar um texto de no máximo cinco mil palavras, em qualquer formato legível em um computador (pdf, doc, rtf, html, vídeo ou coisa parecida), para o e-mail [email protected].

Os desenvolvedores poderão cadastrar seus jogos em grupos de trabalho ou individualmente. Mas o mesmo participante não deve enviar mais de um jogo (seja solo ou como parte de um grupo). Fique esperto! O jogo criado para o FVM 2015 Draft deverá ser inédito. Não serão permitidos jogos com sistemas de regras já existentes, mesmo que estas sejam abertas.

RPG Áureos, Os Dançarinos da Lua de Rey Ooze - Vencedor de 2013

RPG Áureos, Os Dançarinos da Lua de Rey Ooze – Vencedor de 2013

As avaliações do concurso serão realizadas em duas fases: Votação e Playtestes. O FVM 2015 Draft também funcionará como uma primeira etapa para um concurso mais longo: o Desafio FVM. Todos os participantes do Draft serão convidados a participar. O objetivo é que o escolhido passe por todas as etapas de produção de um jogo, e, seis meses depois, termine com o lançamento do jogo vencedor.

RPG Factum de Caio Romero - Vencedor de 2014

RPG Factum de Caio Romero – Vencedor de 2014

E aí, o que está esperando? Solte sua imaginação e prepare-se para ser o criador do mais novo sucesso do mercado indie brasileiro de RPG!

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!