Conheça: Travessias uma nova proposta de RPG

Travessias 1

Contar histórias em conjunto, sobreviver a um mundo hostil; venha jogar Travessias!

Olá, desbravadores de mundos de papel e caneta,

Volta e meia nos deparamos com RPGs que trazem uma visão bem diferente de jogo, que quebram tudo o que é esperado de uma experiência entre jogadores e personagens. O Travessias é um desses RPGs que traz muitas novidades em suas propostas e até mesmo em sua criação.

O jogo foi criado durante o  10º Encontro de RPG no CCJ, em SP, evento tradicional na Vila Nova Cachoeirinha e que, todos os anos, reúne centenas de jogadores de jogos analógicos para dois dias de jogos e oficinas. Em conjunto com o grupo Mulheres RPGistas, o Lampião Game Studio fez uma GameJam de RPG durante o evento, o que resultou no Travessias. O livro já está disponível pela nova Editora Aster para baixar e testar na versão Ebook  e sua pré-venda da versão impressa deve sair nessa terça-feira (07/02/17).

Travessias 3

No jogo você é um tocado, um ser meio humano meio besta (ex: humano-dragão ou menina-raposa) e precisa aprender a viver em conjunto com outros tocados, tentando sobreviver num mundo hostil e imprevisível. O mais interessante no jogo é a ideia de que certas coisas sobre o seu personagem não serão estabelecidas por você, e sim pelo seus colegas, dando um ar um tanto experimental ao jogo de todos.

Travessias 2

O mestre do jogo também é proposto que seja escolhido de forma aleatória, através de um sorteio; as sugestões do destino da aventura são feitas pelos jogadores e aquele que tiver sua sugestão sorteada passa a ser o “Contador de Histórias”. As propostas e formas de jogar são bem “fora da caixa” e boas para incentivar outros jogadores a contarem histórias e criarem mundos, de uma forma que as vezes os RPGs mais conhecidos não fazem. (Pra mim tudo sua muito novo e dinâmico e eu não vejo a hora de testar!)

Minha única crítica é que as regras poderiam ser um pouco mais seccionadas, ficando mais fácil de ver as regras importantes e lê-las separadamente no caso de uma consulta. Ah! Outra vantagem é que o RPG é bem curtinho, ótimo pra iniciantes e pra todo mundo se inteirar sobre tudo das regras.

No mais é bastante animador ver jogos de RPG nascendo em GameJams, idéias mirabolantes se desenvolvendo e tendo seu lugar no panorama nacional de jogos. Vamos esperar pra ver as novas formas de jogar, as mecânicas inovadoras e o que mais esse novo ano nos trará.

O que estamos esperando? Bora rolar os dados!

Quem escreve? Nina Hobbit

Nina, antes de tudo, é uma hobbit e isso diz muito. Ela mestra streams de RPG Steampunk pelo Perdidos no Play enquanto tenta terminar a faculdade e dominar o mundo com fofuras. Enquanto sua mente não para de criar histórias ela tenta achar tempo pros livros e doces que tanto ama.