Conheça quem está por trás de algumas das mais impressionantes esculturas de Lego!

capa-estudio-lego

Brincadeira Séria: Conheça um Lego Studio!

Pra quem ama Lego, passar o dia inteiro na construção de algo é um prazer e para outros essa atividade é um exercício de paciência. Para Mark Roe, isso é apenas mais um dia de trabalho – ele é um dos oito mestres construtores em Lego de todo o mundo. Ao longo de seus 22 anos de carreira, Mark construiu mais de 150 esculturas em tamanho real. Sua mais recente, o arremessador Madison Bumgarner, foi revelado no dia  30 de julho no estádio dos Giants, onde ele está instalada permanente. Confira como é dentro da Model Shop na sede norte-americana da Lego:

Lego’s US Model Shop está localizada junto à sua sede em Enfield, Connecticut. Aproximadamente 10 pessoas trabalham no piso todos os dias da semana.

estudio-lego-garotas-geeks-2

Quando você entra, há um “cemitério” de cabeças abandonadas de esculturas anteriores.

estudio-lego-garotas-geeks-3

Construtores do Lego’s Model Shop  criam todos os tipos de esculturas em tamanho real para promover eventos e estreias de filmes. Aqui é a Mulher Maravilha que Roe projetou e construiu para o filme de 2017.

estudio-lego-garotas-geeks-5

Builders escolher suas peças em uma sala de armazenamento em massa chamada de “gaiola”.

estudio-lego-garotas-geeks-4

As peças são organizadas por cor, tamanho e forma – há peças redondas para fazer olhos e half studs (a menor peça de Lego que existe) para obter detalhes sutis. Uma escultura em tamanho natural típico leva entre 20.000 a 50.000 blocos, diz Roe.

estudio-lego-garotas-geeks-6

Antes de Roe começar a construir uma escultura, ele pesquisa e estuda dezenas de imagens para projetá-la. Ele então mapeia a escultura usando o programa de software da Lego, Brick Builder, bem como o programa de design Maya – o mesmo que a Pixar usa para fazer  animações.

estudio-lego-garotas-geeks-7

A equipe de Roe coleta as medidas reais da pessoa, para criar o modelo. Uma vez que o projeto é finalizado (o que leva cerca de 60 horas), o programa Brick Builder mostra exatamente quais blocos usar na construção camada por camada.

estudio-lego-garotas-geeks-8

Roe estudou arte na faculdade e pensa em Lego como pinturas diferentes quando ele projeta. “Não é tão fácil como pegar um pincel”, diz ele.

Para projetos de grande escala, Roe constrói camada por camada, em uma plataforma que pode ser elevada usando uma manivela. Em primeiro lugar, uma barra de aço é instalada para dar o suporte esculturas de modo que elas não possam tombar.

estudio-lego-garotas-geeks-9

Roe e a sua equipe usam uma cola especial que derrete o plástico para colar os blocos em conjunto. É inofensiva ao toque.

estudio-lego-garotas-geeks-10

A boca e os olhos da escultura recebem a maior quantidade de detalhes, diz Roe. Para cada pessoa, ele constrói duas cabeças para alcançar a perfeição.

estudio-lego-garotas-geeks-12

Roe, que constrói centenas de esculturas a cada ano, classifica seu estilo como mais simples do que dos outros mestres construtores. “Eu gosto de trabalhar com as silhuetas de forma”, diz ele.

estudio-lego-garotas-geeks-11

 A equipe constrói em torno das hastes de aço, que dão uma força a escultura. Roe diz que faz as esculturas tão ocas quanto possível, de modo que elas não fiquem tão pesadas. Bumgarner, por exemplo, só vai pesar cerca de 60 quilos quando completa, o que vai economizar nos custos do transporte para a Califórnia.

estudio-lego-garotas-geeks-13

Roe tem três construtores assistentes para ajudá-lo, e ele os considera família. “Nós aprendemos uns com os outros”, diz ele.

estudio-lego-garotas-geeks-14

De vez em quando, a equipe usa um ventilador especial que foi construido para ajudar a secar a cola.

estudio-lego-garotas-geeks-15

O modelo de Bumgarner levou quase três semanas de trabalho para terminar. Foi uma das esculturas em tamanho natural mais complexas que Roe já fez.

Na maioria dos modelos de esculturas, como o Capitão América abaixo, o escultor geralmente os posiciona em poses heroicas. Isso faz com que a escultura mais fácil de suportar com as hastes.

estudio-lego-garotas-geeks-16

Mas no modelo de Bumgarner, o braço é estendido, e um pé é inclinado para fora, fazendo com que a escultura seja mais vulnerável do que a maioria. “Estruturalmente, te deixa nervoso”, diz Roe.

estudio-lego-garotas-geeks-17

Roe estará lá para revelar a escultura no estádio dos Giants, onde o Bumgarner real (e milhares de pessoas nas arquibancadas) vai vê-la pela primeira vez. Roe diz que espera que o  Bumgarner real goste da obra finalizada.

estudio-lego-garotas-geeks-1

Quem escreve? Hegle

Estudante de letras que não gosta da Clarice Lispector, sofredora de Fobia Social e de Ansiedade Pré-Tudo que nas horas vagas faz umas coisinhas em um canal randômico no Youtube :D~