Um meme analisado!

Se você utilizou redes sociais nos últimos anos, sem dúvidas já deve ter visto um meme em que o Batman dá um tapa na cara do Robin, normalmente acompanhado de balões engraçados explicando o motivo do Cavaleiro das Trevas ter se irritado com o Garoto Maravilha. Você já se perguntou qual teria sido o motivo e o que estaria por trás dessa imagem?

Aliás, vamos de versão atualizada do meme porque né? Prioridades.

A imagem original foi retirada das páginas da edição número 153 do “World’s Finest Comics” (Melhores Quadrinhos do Mundo, em tradução livre), de 1965. A história é uma das “Imaginary Novels” da DC, uma versão similar aos quadrinhos “What if?”, que conta cenários fora do universo principal cânon.

Nesse caso, a história conta uma versão em que Batman e Superman são inimigos mortais. Thomas Wayne está vivo nessa versão e acabou de criar uma cura para a Kriptonita verde. O jovem Bruce Wayne está empolgado quando o Superboy chega ao local pedindo pelo soro, receoso sobre um ataque de Lex Luthor, mas Wayne afirma que não terminou os testes, o que faz o Superboy deixar o local bastante frustrado. Naquela noite, Bruce encontra seu pai morto no laboratório, e percebe que o soro desapareceu. Tudo que ele vê é um flash em azul e vermelho sumindo pela janela em uma velocidade incrível. Esse evento, e não um assalto em um beco, é o que faz com que Bruce dedique sua vida a combater o crime  e a trazer o Kriptoniano para enfrentar a justiça.

Os anos se passam e Bruce treina para se tornar o Batman, eventualmente tornando Dick Grayson seu parceiro. E quando Batman planeja viajar para Metrópolis para enfrentar seu inimigo, Robin se opõe, insistindo que o Superboy (agora Superman) jamais mataria um inocente. E é nesse momento que Batman desfere o tapa que todo mundo viu circulando pela internet.

Batman então utiliza sua máquina de hipnose para apagar a memória de Robin, preservando sua identidade secreta, antes de romper a parceria. O resto da história mostra Batman obtendo um cinto que permite que ele voe, se unindo a Lex Luthor – e revelando sua identidade secreta ao vilão. Até que no final ele se sacrifica para salvar  Superman, ao perceber que Lex e seu “robô em forma de Superboy” foram os verdadeiros responsáveis pela morte de seu pai. Sim, a história é muito estranha.

Esse quadrinho não é um dos mais conhecidos hoje em dia, mas esse painel específico acabou ganhando via própria, inspirando uma infinidade de memes, piadas e reinvenções, ainda que espelhados na obra original. A versão com “MEUS PAIS ESTÃO MORTOS” talvez seja a mais famosa, mas isso foi só o começo.

Diversos artistas tomaram abordagens diferentes, como versões baseadas em Lego Batman ou na série animada do personagem. E Robin não deixou de ter sua vingança, tanto na forma de Batgirl repreendendo o herói mascarado, quando na revanche do próprio Garoto Maravilha.

E a imagem atravessou inclusive para outros universos. Os fãs da Marvel, por exemplo, se divertiram com variações em que a X-23 desce a mão na cara dw Deadpool após o mercenário perguntar sobre a saúde de Logan. E até Wolverine fez parte da história em uma arte criada por fãs que certamente fez com que Robin sentisse falta do tapa.

E os exemplos de variações do meme não param por aí, ainda que não tenhamos como reunir todas essas ideias. E ainda que o meme possa estar um pouco batido por agora, ainda é divertido ver como um mero quadrinho de uma história esquecida de super-herói possa se tornar uma ferramenta tão ampla de humor na internet.


Fonte: Screenrant

Leia mais sobre Batman aqui no site!

Compartilhe: