Conheça o Roller Derby! O esporte mais girlpower do mundo!

sugar loathe

Você tem um minuto para ouvir a palavra do Roller Derby?

Aproveitando que ainda está fresco o Dia Internacional da Mulher, vamos falar aqui um tópico em que o sexo feminino ainda precisa conquistar muito mais espaço: O ESPORTE!
Sabemos que ainda existem algumas barreiras para as mulheres nesse meio, mas aos poucos estamos conquistando nosso espaço nessa área também e para homenagear nossas mulheres fodásticas do esporte, vamos falar um pouco sobre o Roller Derby.

iron-ladies-'


Iron Ladies – Blumenau/SC

Foto: Sugar Loathe Roller Derby-RJ

Poucas pessoas conhecem ou já ouviram falar desse esporte sobre patins. O esporte surgiu em 1935 nos EUA mas na época ele era praticamente uma corrida de resistência sobre patins. A competição era mista e o objetivo era completar um maior número de voltas em uma pista oval, em alta velocidade.
Mas o pessoal na época gostava de ver o esporte somente por conta da parte da pancadaria, rsrsrs. A partir daí, foi criado o “novo” Roller Derby, transformando o antigo esporte em um jogo de ataque e de defesa.

brasil roller derby


Seleção Brasileira de Roller Derby 2018

Foto: Bléia Campos – Curitiba/PR

O esporte explodiu mesmo em meados de 2001, nos EUA. As ligas eram formadas exclusivamente por mulheres e os homens tinham postos somente de árbitros, treinadores e staffs (parece que o jogo mudou, não é mesmo?!). As jogadoras possuem um “Derby Name” que são nomes artísticos conhecidos no mundo do Derby… geralmente são trocadilhos dos nomes próprios, ou fazem menção a algum artista, filme, música – mas sempre em inglês, para serem entendidos em qualquer lugar do mundo.
Em 2009 a atriz Drew Barrymore interpretou Shauna Cross, no filme Garota Fantástica e mostrou ao mundo um pouquinho do que é esse esporte <3

iron-ladies-3Batalhas de Inverno 2018 – Blumenau/SC

Hoje em dia, são mais de 1.200 ligas no mundo todo e é o esporte com maior aceitação de todos!
O Roller Derby é basicamente um jogo de contato sobre patins que demanda força, resistência, estratégia e muito espírito de equipe. O jogo consiste em 5 jogadoras de cada time, numa pista oval e com patins quad (aquele tradicional, com 2 rodinhas na frente e duas atrás). Dessas 5 pessoas, uma tem uma estrela no capacete, que é a Jammer. A Jammer tem a função de passar do bloqueio do outro time… cada adversária ultrapassada conta como um ponto. Ganha o time que fizer mais pontos 😉
Parece simples explicando por aqui, mas as blockers (como são chamadas as meninas da defesa) são duras na queda, podendo dar encontrões, ombradas e bundadas nas Jammers… lógico, tudo dentro das regras pois existem áreas de contato específicas para se “bater”. Pode até lançar a coleguinha de equipe na direção da Jammer para tentar pará-la!

Tá Barbs… e quem pode praticar?
A tia responde: TODOS!
Não importa se você é gordinha, magrinha, mulher, homem, cis, trans,… no Roller Derby sempre há espaço para todo mundo. A única coisa que você precisa é de dedicação!
Infelizmente existem poucas ligas no Brasil pois o esporte ainda é pouco conhecido mas os atletas participantes sempre dão um jeitinho de se aprimorar, seja assistindo aos jogos (sim! tem até Copa do Mundo de Roller Derby), treinando com o pessoal maravilhoso do Hóquei, visitando outras ligas, etc… e, aqui no Brasil, uma vez por ano acontece o Twisted and Mixed, onde são realizados treinamentos para atletas, clínicas para juízes e jogos mistos entre os atletas iniciantes e veteranos. Normalmente, o evento conta com aproximadamente 120 pessoas envolvidas com o Roller Derby Nacional.

quarta edição 24º Edição Twisted and Mixed – Rio de Janeiro/RJ

Esse ano, a 5º Edição do Twisted and Mixed será promovida pelas Iron Ladies (liga de Roller Derby de Blumenau/SC), que acontece nos dias 28 e 29 de abril.
O evento é bancado pela própria liga que vai sediar a edição. A taxa de inscrição dos atletas ajuda na aquisição de materiais para som, projetores, aluguel da quadra, limpeza, passagem aérea para os palestrantes, fotógrafo, etc.
Como o esporte é pouco conhecido no Brasil, é bem difícil conseguir patrocínio para esse tipo de evento e toda ajuda é bem vinda.

iron-ladies-2
Por se tratar de um esporte democrático, inclusivo e inovador, acredito que precisa ser mais difundido no mundo e estamos aqui fazendo a nossa parte <3
Bora começar a fazer um esporte girlpower? Veja se na sua cidade tem uma liga para você ir lá conhecer esse esporte que é puro amor.
As inscrições para o Twisted já estão abertas e você pode fazer ela AQUI.
Se você tem um empresa de esportes, quer patrocinar o evento e ter a sua marca lembrada entre em contato com as Iron Ladies

Para quem não entendeu nada de como funciona o esporte temos um videozinho explicativo muito lindo da Seleção Brasileira de Roller Derby:

Créditos da Imagem em destaque: Sugar Loathe Roller Derby-RJ

Quem escreve? Barbs_ettelëa

Otaku, metaleira, esquisita. Gosta de Inuyasha e de uma boa cerveja. Especialista em Zelda. Fã de HQ's e Tolkien. Apelona em Mortal Kombat. Gosta de dar uma de Master Chef. Ama queijo e batata frita. Sofre um pouco de fobia social e prefere ficar em casa lendo e assistindo séries. Estabanada e um pouco ogra. Veterinária e estudante de Quenya nas horas vagas.