Respeito é bom e todo mundo gosta! E isso também vale na hora do cosplay!

Hoje vamos falar sobre uma campanha SUPER legal e que é do interesse de todo mundo: é a #MyCosplayMyRules, idealizada pela equipe do Cast 42 neste mês de março.
A ideia surgiu após diversas meninas/mulheres que fazem cosplay serem ofendidas e hostilizadas na internet ou em eventos. Quando alguma dessas meninas fazia um cosplay mais sensual, ou com alguma roupa mais curta, recebiam ofensas e eram desrespeitadas por conta da roupa que estavam vestindo.

Nós sabemos que o meio cosplay pode ser bem hostil, principalmente para as garotas. Muitas meninas já se sentiram julgadas por outras pessoas, e às vezes por outros(as) cosplayers, por sua forma de praticar o hobby incluir personagens mais sexys ou roupas reveladoras. Se no dia a dia a forma como nos vestimos não define nosso caráter, por que tanta gente ainda acha que o cosplay que usamos é que define?

Depois de levantar essa polêmica questão (e ver esse tipo de situação se repetir com frequência), as meninas do Cast 42 tomaram uma sábia decisão e criaram a campanha #MyCosplayMyRules, que prega o RESPEITO entre qualquer tipo de cosplay feminino, independente do tamanho da saia que a garota esteja usando! (:
A campanha contou com o apoio de mais de 50 cosplayers que mostram maneiras diferentes de praticar o hobby com liberdade sobre o próprio corpo.
Olha só:

Cosplayer Otávia Cé
Cosplayer Otávia Cé
Cosplayer Luamaral
Cosplayer Luamaral
Cosplayer Sthefanie Reinert
Cosplayer Sthefanie Reinert
Lara Lunardi
Lara Lunardi
Cosplayer Mirella Bertinatti
Cosplayer Mirella Bertinatti

“AI, TAMIRYS. MAS TEM MENINA QUE FAZ COSPLAY SENSUAL QUE NÃO TEM NADA A VER COM O PERSONAGEM! TÁ COM SAIA CURTA PORQUE QUER SE MOSTRAR!”

Calma lá: Qual o problema em fazer um cosplay em uma versão mais ~sexy~ de um personagem? Qual é a lei que proíbe isso? E mais: onde está escrito que é terminantemente proibido criar versões diferentes e estilizadas para cosplays?
A grande diversão de fazer cosplay é você poder se fantasiar homenageando um personagem da forma que preferir. Independente de ter saia curta ou não. As definições do que é cosplay e das formas como ele deve ser praticado são totalmente PESSOAIS e variam de cosplayer para cosplayer. Mas se tem uma coisa que todas nós concordamos é: independente de nossos gostos e preferências pessoais, todas as mulheres devem ser respeitadas! <3

"I Have More To Offer Than My Naked Body"
“I Have More To Offer Than My Naked Body”

A cosplayer americana Corinne Alexandra passou por uma situação parecida quando fez um cosplay de Greedo (de Star Wars) de uma maneira mais “sexy” durante a San Diego Comic Con. Ela começou a receber comentários ofensivos em sua página e perfil do Facebook, só porque tinha feito uma versão “diferente” do personagem, como se isso desse o direito às pessoas de chamá-la de “vagabunda” ou pedir para que ela publicasse fotos completamente nua. Depois de vivenciar isso, Corinne fez um post falando sobre o assunto em seu blog e mostrou sua visão da situação.

As mulheres não são pedaços de carne para o consumo visual. E, enquanto algumas de nós compreende a nossa sexualidade e lidamos com isso nos vestindo de maneira mais sensual, ninguém pode ganhar autoridade sobre os nossos corpos ou permissão para fazer comentários desagradáveis sobre ele, simplesmente porque nós escolhemos mostrar parte dele.

Em Outubro do ano passado, uma campanha parecida com essa também surgiu na New York Comic Con. Foi a “Cosplay is not Consent” (algo como “Cosplay não é consentimento”, traduzido ao pé da letra), uma iniciativa para proteger as cosplayers femininas que reclamavam constantemente de abusos sofridos no evento. (e para educar o público que acabava se aproveitando dos cosplays mais ~sensuais~ para passar a mão em partes dos corpos das garotas. =/ )
A New York Comic Con investiu pesado na campanha, espalhou placas por todos os locais explicando o óbvio: não coloque as mãos nos cosplayers sem consentimento.
Quer tirar uma foto? Peça primeiro! E, acima de tudo, seja respeitoso!

consent (1)

Muitas vezes acabamos por julgar outras pessoas sem perceber que, ao ofender alguém por causa da roupa que está usando ou pelo quanto de pele que expõe, também estamos ofendendo o caráter de uma pessoa real que existe por trás daquele cosplay.
Sabemos que as ofensas e o desrespeito com as cosplayers não vão acabar de um dia para outro e que temos um loooooongo caminho adiante, mas acima de tudo é preciso ter RESPEITO!

Desrespeitar (e ofender) alguém por conta do cosplay (ou roupa) que está usando é algo completamente desnecessário. O corpo feminino é livre (e lindo <3), e se a garota quiser fazer um cosplay sensual, ela tem essa autonomia: seja ela branca, negra, oriental, magra, gordinha ou de outra galáxia! #MyCoplayMyRules
Para saber mais sobre a iniciativa da campanha, clique aqui e confira as cosplayers que já estão apoiando a causa! (:

LET IT GO!
LET IT GO!
Compartilhe: