Conheça o livro infantil que vai ensinar cinema para crianças !

olhar mágico cover

Já pensou seu irmão mais novo ou seu filho conversando sobre cinema com você?!

Um Olhar Mágico – A história do cinema para crianças está com arrecadação aberta no Catarse até o dia 15/05, e conta com a sua ajuda para virar realidade! Mas por que você deve ajudar esse projeto? Qual a diferença que ele irá fazer ? Primeiro, vamos falar sobre como a ideia surgiu.

Era uma vez uma princesa chama Thalitha Chiara, que adorava passar horas lendo e também amava cinema. Thalita começou a dar aulas de cinema para crianças no projeto Olho Mágico, começando assim a dar as primeiras formas na ideia que surgiria. Foi então que, passado o tempo, Thalita decidiu juntar suas duas paixões (cinema e literatura) para dar origem a um projeto brilhante: passar seus ensinamentos sobre cinema para mais e mais crianças. Por isso ela decidiu abrir o projeto no Catarse e expor sua grande ideia para que outras pessoas pudessem ajudar a tornar este sonho em realidade!

O projeto do livro infantil Olhar Mágico – A história do cinema para crianças irá trazer o mundo dos cinemas e sua história diretamente para as mãos das crianças mais curiosas. Dentro desse livro, a criança aprenderá tudo sobre a sétima arte, desde seus primórdios até os dias de hoje, com os avanços tecnológicos e tudo mais. Com uma leitura fácil, dinâmica e em forma de rimas, mais belas ilustrações, o livro contém 30 páginas recheadas de informações através de uma linha do tempo que remonta aos poucos a história do cinema, de forma que a criança entenda e absorva fatores como: as principais invenções que colaboraram para o surgimento do cinema, os primeiros filmes exibidos, cinema mudo, técnicas de animações, efeitos especiais, estrelas do cinema, etc!

Essa é a ideia de como será o livro quando estiver pronto!

Essa é a ideia de como será o livro quando estiver pronto!

O grande diferencial nesse projeto – e o que mais me encantou – é a possibilidade de construir um futuro diferente. Parece exagero falando assim, mas você já pensou como será a próxima geração? As futuras gerações sempre dependerão dos elementos que já existem: nós. Se começarmos a apoiar projetos como o “Olhar Mágico“, eu tenho a certeza que as crianças, como futuros adultos, serão bem melhores e mais formadas, no sentido cultural. Não que esta que está aí agora não seja, mas imagine se TODOS nós começarmos a apoiar projetos fabulosos como este?! Eu consigo imaginar crianças se divertindo enquanto discutem sobre algum filme clássico que elas tiveram de assistir para fazer uma prova, por exemplo, e depois tornando-se adultos fabulosos cheios de conteúdo para trocar.

Exemplo do formato do texto e ilustração. Repare nas rimas no texto!

Exemplo do formato do texto e ilustração. Repare nas rimas no texto!

E é sobre isso que se trata Olhar Mágico – A história do cinema para crianças: sobre lapidar uma próxima geração, da qual pode fazer parte seu filho, seu primo ou seu irmão. Pense que esse projeto é só a ponta de um grande diferencial. Se fizermos acontecer mais projetos como este, teremos crianças lindas que, desde pequenas, desenvolverão mais e mais conteúdo e conexão com conhecimento. Já pensou o tanto de novos talentos fazendo filmes brasileiros que podemos ter?

Eu só vejo coisa BOA nisso, e você?

Sobre a autora

Thalitha Chiara trabalha já há dez anos ensinando cinema para crianças no projeto Olho Mágico. Ela criou o projeto para ensinar história do cinema e como fazer filminhos e animações em Stop-Motion para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Muito envolvida na área social, também já trabalhou para o Festival Anima Mundi em São Paulo, e também já foi coordenadora do Dia Internacional da Animação em Mogi das Cruzes. A Thalitha, confiante no potencial de seus alunos, chegou a mandar os filminhos deles para o Eye of Animation, um festival da Dinamarca com filmes de crianças de todo o mundo. Resultado: seus alunos ficaram em primeiro lugar em 2009!

Depois de ler isso tudo, conseguiu ENTENDER o quão importante esses projetos são? Se quiser saber mais, dou toda a força pra você conferir como ajudar neste link. Você pode contribuir com valores a partir de R$15,00. Dependendo de como você ajudar, ganhará prêmios e agradecimentos especiais, podendo até ter seu nome citado nas primeiras página do livro! Vamos fazer a diferença? 🙂 Vamos ajudar a Thalitha e a Diana (a grande artista por trás das ilustrações) a realizarem esse sonho?!

Quem escreve? Morgana

Uma menina que vive em Avalon: um mundo de jogos, chocolate, feitiçarias, celtas, fadas, boardgames, vikings e tudo mais. Morgana sim, porque nome de bruxa dá XP dobrado na classe de prestígio.