Conheça jogos criados a partir de Game Jams!

Game_Jam_banner

Olá pessoal! Hoje irei falar sobre jogos que foram criados em Game Jams, tiveram destaque na mídia e que depois receberam uma versão mais completa. Vamos começar! 😀

gamejam

Game Jam para quem não conhece, é quando jogos são desenvolvidos em um curto período de tempo, como explicado pela Tammy nesse post Global Game Jam: Como fazer um jogo em 48 horas?.

Surgeon Simulator

Surgeon Simulator é um jogo de simulação cirúrgica onde você faz transplantes, porém, de uma maneira mais inusitada. Foi desenvolvido pela Bossa Studios na Global Game Jam de 2013, onde o tema era um vídeo com batidas do coração. A partir daí, o sucesso foi tão grande que o estúdio resolveu continuar o projeto, produzindo sua versão completa em 48 dias. Após a sua finalização, os desenvolvedores colocaram o jogo no Green Light , onde a comunidade de jogadores vota nos jogos que tem interesse em jogar. O simulador acabou ficando entre os jogos mais bem votados, e assim, entrando para a Steam e, posteriormente, lançado para mobile.

Titan Souls

Titan Souls é um jogo sobre um herói solitário que possui apenas uma flecha. Seu objetivo principal é destruir poderosos titãs e coletar suas almas. Originalmente desenvolvido na Ludum Dare 28 com o tema “You Only Get One”, Titan Souls está sendo produzido agora como um jogo completo para PC, Mac, Linux, PS4 e PSVita, com a publisher Devolver Digital.

Evoland

Evoland foi originalmente criado por Nicolas Cannasse para a Ludum Dare 24 com o tema “Evolution”. O jogo acabou ganhando o primeiro lugar na competição, e rapidamente chegou a mais de 300.000 jogadores em sua página. Como o jogo foi muito bem recebido pela comunidade, Nicolas, junto com o seu próprio estúdio, Shiro Games, desenvolveu uma versão maior e mais refinada do jogo, versão essa que chegou ao Steam. O jogo continuou a história iniciada no Evoland original, extendendo a história, acrescentando itens novos, monstros e chefes, e o mais importante, uma nova forma de execução com ambiente 3D.

Gods Will Be Watching

Gods Will Be Watching foi desenvolvido pelo estúdio Deconstructeam na Ludum Dare 26, com o tema “Minimalism”, contendo apenas uma única fase em point’n’click, nascendo assim, um simulador de sobrevivência sombrio. Após o sucesso de seu protótipo, os criadores lançaram uma campanha no IndieGoGo para expandir o jogo original. O resultado da campanha foi extremamente positivo e, com apenas 2 dias antes de acabar, foi anunciado a parceria com a publicadora Devolver, e assim, entrando para a Steam.

Além dos jogos citados acima, há jogos brasileiros que estão seguindo este mesmo caminho.

Fragmentorum Alba

Criado pela Otus Game Studio, Fragmentorum Alba é a evolução de um jogo desenvolvido por eles na Ludum Dare 25 com o tema “You are the villain”, chamado Fragmentorum, que ficou em primeiro lugar na categoria Mood (clima). Ambientado em 1960, o jogador deve explorar corredores sombrios e recepções misteriosas, no papel de um professor que procura a verdade e a saída de um grandioso hotel.
O game tem data prevista de lançamento para o final de 2014 e será lançado inicialmente para mobile (iOS e Android).

Relic Hunters Zero

Criado por Betu Souza (Behold Studios} e Marcos Venturelli (Rogue Snail), Relic Hunters foi desenvolvido na Epic Game Jam de 2014 e é um top-down shooter, gratuito, open source e trata-se de caçadores de relíquias que lutam contra patos e tartarugas espaciais. Atualmente, ele está em votação no Green Light (Votem! 😀 )

Para finalizar, queria lembrar que nesse final de semana está acontecendo a Ludum Dare 30, recomendo a todos olharem os jogos que estão sendo produzidos lá, e quem sabe você não encontra o seu próximo jogo favorito 😉

Quem escreve? Tamy Iracet

Estudante de Jogos Digitais, trabalha na área de games e ama o que faz. Apaixonada por retro games e dinossauros, aumenta sua coleção de miniaturas sempre que pode. Nas horas vagas, gosta de jogar jogos de tabuleiro, estudar pixel art, cozinhar e planejar novos projetos.