50 cm é a distância de Hiyori e sua paixão. Será que seus sentimentos conseguirão vencê-la?

Hiyokoi é escrito e desenhado por Yukimaru Moe, começou a ser publicado em 2009 na revista Ribon, da Shueisha, e teve seu final no volume 14. Além disso, o mangá foi lançado oficialmente em inglês pela Tokyopop, empresa responsável por vários títulos, mas que infelizmente teve que fechar as portas. Hiyokoi também conta com um OVA de um episódio, o qual segue o primeiro capítulo da história.

Enredo

A história começa quando Nishiyama Hiyori, a personagem principal, volta a frequentar a escola, após perder quase todo o ano letivo. Sua ausência foi resultado de um acidente que ela sofreu logo no primeiro dia de aula de seu primeiro ano do colegial, no qual ela foi atropelada por um caminhão. No meio de sua apresentação para o resto da turma, um garoto de 1,90 metros de altura, Hirose Yuushin, chega atrasado à aula e a interrompe, ficando intrigado com a diferença de altura dos dois. Isto porque Hiyori, ou Hiyorin, como passa a ser chamada pelo menino, mede apenas 1,40m.

1,40 m VS 1,90 m
1,40 m VS 1,90 m

Assim a menina começa a se apaixonar por Yuushin, que é seu total oposto, tanto em altura como em personalidade, pois ele é extrovertido e consegue fazer amizade com todos.

O que torna o mangá adorável?

Temos aqui uma típica história shoujo adocicado, com uma personagem principal adorável e um par romântico simpático e cativante. Essa combinação por si só já é uma boa premissa para um bom romance água com açúcar, como é o caso de muitas outras história. Em outras palavras, a autora não inova muito em seu enredo.

Porém, ela tem sim alguns pontos a mais que deixam a trama mais interessante, como, é claro, o fator visual, ao se utilizar da altura dos personagens, ou como os personagens. Principalmente as antagonistas e amigas da Hiyori. Digo isso porque Yukimaru-sensei utiliza técnicas bem batidas para apresentar as antagonistas, deixando em nós aquele sentimento certo de que elas não são boa coisa, mas, ao mesmo tempo, consegue se livrar do cliché de maneira relativamente simples, sem forçar muito.

Além disso, temos personagens divertidas, como a professora Mittan, que vive atrás de um novo amor, e é presença constante na vida dos alunos. Aliás, ela possui um cantinho só seu nas páginas extras, onde conta de seus casos de desilusão amorosa. Mas apesar de funcionar principalmente como alívio cômico, graças à sua personalidade, Mittan também é utilizada no desenvolvimento do casal principal.

Mittan-sensei, a única professora que grita sobre amor da janela da escola
Mittan-sensei, a única professora que grita sobre amor da janela da escola

Como toda personagem fraca, Hiyori possui uma amiga que a protege e cuida dela. Neste caso elas são duas, Ri-chan e Natsuki. A primeira, porém, até nos surpreende discordando do jeito medroso da personagem principal, mas mesmo assim sem perder a amizade e confiança da menina.

Além disso, a arte é muito bem feita, possui um traço bem definido, e bem condizente com um mangá shoujo. Eu também gosto muito quando a autora usa seu estilo chibi, pois ele é adorável.

Chibi Hiyori <3
Chibi Hiyori <3

Porém…

Sim, nem sempre o mangá agrada em todos os aspectos, e o que me desagradou um pouco foi o jeito excessivamente medroso e chorão da personagem principal. Entretanto, eu tenho quase certeza de que a autora fez isso de forma proposital, para poder trabalhar bastante no crescimento da Hiyori. Além disso, o Yuushin e as amigas dela conseguem balancear bem o jeitinho dela.

Hiyorin, chorona, mas adorável.
Hiyorin, chorona, mas adorável.

Conclusão

Hiyokoi não é um mangá com enredo e personagens muito originais, mas consegue ser bem trabalhado e é uma boa leitura para se passar o tempo. Se você gosta de um bom shoujo, com certeza não vai se arrepender de tentar ler essa história.

Gostou? Você pode ler o mangá em português aqui e em inglês aqui.

Compartilhe: