Conheça #FemalePleasure, documentário sobre a libertação da sexualidade feminina no século 21!

female

Confira também o trailer! 

#FemalePleasure é o mais novo documentário da cineasta feminista Barbara Miller (Vozes Proibidas – 2012) que estreou no último domingo (05/08) no Locarno Film Festival e teve seu mais novo trailer lançado. O documentário acompanha cinco mulheres de várias partes do mundo que assumem sua sexualidade enquanto questionam as estruturas do patriarcado. Confira o trailer o abaixo:

O filme questiona as estruturas patriarcais do milênio, assim como a – agora comum – cultura pornográfica. Acompanhamos cinco mulheres extraordinárias ao redor do mundo, revelando contextos universais e mostrando a luta bem-sucedida por uma sexualidade feminina autodeterminada e uma relação igual e sensual entre os sexos.

O documentário apresenta artistas e ativistas, incluindo a artista japonesa Megumi Igarashi, que foi presa por ser acusada de obscenidade ao enviar por e-mail um scanner 3d de sua vulva para seus seguidores, com objetivo sua campanha de financiamento coletivo para construir um caiaque baseado em sua própria vulva.

Embora se concentre nessas cinco mulheres, o documentário também tem como objetivo abordar as implicações mais amplas do patriarcado, seu medo e a necessidade de controlar a sexualidade e os corpos femininos. Esse controle está presente em todas as religiões, com impacto não apenas nas comunidades religiosas.

O medo da sexualidade feminina é a força motriz de tudo, desde a mutilação do genital feminino, até o controle da natalidade, o direito ao aborto, o abuso doméstico e o casamento arranjado. Esse medo existe desde Lilith e Eva à Pandora; está tão enraizado em nossa mitologia cultural que não há sociedade na terra que não esteja contaminada.

Barbara Miller

Barbara Miller06

Miller já se aprofundou em assuntos semelhantes antes, como em seu premiado documentário Vozes Proibidas (2012), que acompanha mulheres do mundo todo que estão usando a internet para combater e resistir aos regimes opressivos de seu país.

#FemalePleasure irá estrear nos cinemas apenas da Alemanha, Áustria e Suiça, em novembro. Infelizmente não irá chegar no Brasil, mas é um assunto super importante e atual que merece ser disseminado. Acredito que após sua estreia, o documentário deve chegar a internet em inglês.


Traduzido e adaptado: TheMarySue

 

Quem escreve? Diana Martins

Social Media do Garotas Geeks, graduada em Publicidade e Propaganda, apaixonada por beleza, moda e arte em geral. Viciada em séries, cinema e claro, com o sonho de ser uma X-men ou uma super heroína da DC Comics.