Conheça Fábulas – A HQ baseada em contos de fadas de um jeito completamente diferente

Fables_Vol_1_119

Porque os verdadeiros contos de fada não têm final feliz.

Fábulas é daquelas histórias em quadrinhos que conseguem prender o leitor do começo ao fim dos seus 150 volumes. A HQ é obra do escritor Bill Willingham e publicada pela DC Comics/Vertigo começou a ser lançada em 2002 e chegou ao seu final esse ano. Aqui no Brasil a obra é publicada pela Panini Comics.

Já imaginou as fábulas morando no nosso mundo real? Esqueçam os desenhos animados da Disney e Once Upon a Time! Fábulas mostra a verdade nua e crua da vida dos contos de fadas em Nova York. No quadrinho, as fábulas foram expulsas dos seus respectivos reinos (Terras Natais) pelo Adversário e forçadas a viver no nosso mundo.

A HQ possui personagens de contos de fadas, folclores e livros ao redor do mundo. Se preparem para conhecer Branca de Neve, Bigby (Lobo Mau), Bela, Fera, Príncipe Encantado, Pinóquio, João do Pé-de-Feijão, Mogli (entre outros personagens) de um jeito completamente diferente. Se preparem também para sexo, sangue, assassinatos e violência.

fabulas1

Arco “Lendas no Exílio”

Para conviverem em nosso mundo, as fábulas utilizam magia para se esconderem dos mundanos, e os que não possuem forma humana devem pagar pelo feitiço chamado glamour. Caso não possam pagar, são obrigados a viver em um local chamado Fazenda, que fica bem longe da cidade. Além de não envelhecerem, as fábulas mais conhecidas possuem alto poder de regeneração. Por exemplo, uma fábula super famosa leva um tiro na cabeça e conseguiu sobreviver com apenas algumas sequelas.

Fábulas Fables

Edição em francês

Fábulas começa com o desaparecimento e talvez, possível assassinato, de Rosa Vermelha, irmã de Branca de Neve. Resta a Bigby, o xerife da Cidade das Fábulas, descobrir o que aconteceu.

As histórias são divididas em arcos como Lendas no Exílio, Um Lobo em Pele de Cordeiro, A Revolução dos Bichos, entre outros. Cada arco possui uma história distinta e dá para conhecer melhor cada personagem.

Fabulas_1001_Noites_1a

A HQ fez sucesso e ganhou vários prêmios, dentre eles Eisner Awards como melhor nova série (2003), melhor arco de histórias (2003, 2005 e 2006) e melhor roteirista (2009).

Fábulas ganhou alguns spin-offs: As Mais Belas Fábulas, João das Fábulas; As 1001 Noites de Neve, Cinderela: Da Cidade das Fábulas, com Amor e Lobisomens no Coração da América. Infelizmente ainda não tive oportunidade ler todos eles 🙁

A história em quadrinhos ainda ganhou o seu próprio jogo intitulado The Wolf Among Us, desenvolvido pela Telltale Games. Você pode conferir o review aqui. Recomendo que leiam primeiro e depois joguem. É possível entender a história do game, mas fica bem melhor de compreender se você já teve a oportunidade de ler a HQ.

Fabulas_20

Além de histórias emocionantes e maduras que dão vontade de querer ler mais, Fábulas possui as capas mais lindas das HQs. Cada uma condiz com o que vai acontecer  no volume ou arco. Depois de ler você vê que a capa faz todo o sentido.
Concluindo, super recomendo a leitura de Fábulas caso você queira ver os famosos personagens de contos de fada de uma maneira bem diferente!

Quem escreve? Rany

Graduada em Jornalismo e Jogos Digitais e pós-graduada em Mídia Digitais. Fã incondicional de As Crônicas de Gelo e Fogo, Tolkien, Fables, Tarantino, Miyazaki, Okami, Dragon Age e Mass Effect. Divido meu tempo livre com os meus vícios em séries de tv, filmes, livros e games.