Conheça e apoie a versão brasileira do RPG 13a Era

13thage-destaque

O financiamento coletivo deste premiado role playing game está no Catarse até 05 de setembro.

Os game designers norte-americanos Rob Heinsoo (D&D 4ª) e Jonathan Tweet (D&D 3ª) resolveram misturar o que a 3a e 4a edições de Dungeons and Dragons têm de melhor, com elementos jogos como Dungeon World e Fate Core. O resultado é RPG 13th Age. A editora brasileira New Order, que já publicou no Brasil versões nacionais de jogos como Yggdrasill e Numenera, quer agora publicar a versão brasileira deste premiado RPG e você pode ajudar! O financiamento coletivo para a publicação de 13a Era está no Catarse  até o dia 05 de setembro.13_ERA

Reconhecido internacionalmente, o RPG 13ª Era conquistou em 2014 a Medalha de Prata no Ennie Award (o chamado Oscar dos Jogos) para Melhor Conjunto de Regras, nomeado para Melhor Jogo e Produto do Ano.

O Sistema

O 13ª Era é uma variação do d20 System lançada em agosto de 2013 pela Pelgrane Press, criado para funcionar de uma forma mais simples e abstrata que o D&D. O jogo é inovador na forma de integrar as capacidades e histórico dos personagens e as características do cenário. Isto porque neste RPG todo herói é único, um Chosen One, um poderoso indivíduo conhecido como Ícone. Os personagens podem ser, por exemplo, o último de uma raça, o legítimo herdeiro do rei, o portador de um excepcional artefato, entre outras possibilidades. Por isso, o cenário de 13a Era, o Império do Dragão, é um cenário padrão, bastante simples. Assim, os mestres e os jogadores podem desenvolver o máximo possível seus ambientes e NPCs. E as aventuras podem ser preparadas rapidamente, com base nos antecedentes e objetivos dos personagens.

13a-era-interior

13a Era é um RPG feito para agradar os jogadores de D&D. As classes disponíveis são Bárbaro, Bardo, Clérigo, Guerreiro, Paladino, Patrulheiro, Ladino, Feiticeiro e Mago. E as raças: Humano, Anão, Meio-Orc, Elfo, Gnomo, Meio-Elfo e Halfling.

E assim como Dungeons and Dragons, 13a Era também usa hit points, os seis atributos, AC e iniciativa. E ainda os feats e o conceito de poderes diários, at-will ou com possibilidade de serem recarregados após cada encontro.

13thage_core_pics

Já o sistema de combate de 13a Era é combate estratégico, mas bastante simples, através do conceito de posicionamento e engajamento abstrato, que dispensa o uso de miniaturas. Os equipamentos também estão mais simplificados (nada de Espada Vorpal + 5!), já que o dano depende mais da classe do que da arma.

Ok, mas e o financiamento coletivo?

A versão brasileira de 13a Era terá o formato A4, papel couche 90 gramas, interior totalmente colorido, com cerca de 320 páginas, capa dura com verniz total.

E aí curtiu? Quer colaborar? Para os apoiadores, são oferecidas recompensas que podem ser: ter o seu nome registrado como apoiador do projeto; cópia digital (PDF); mapa de pano do Império Dragão; dice bag; poster; rolador de dados; bloco de fichas; bloco de notas; caixa exclusiva para guardar seu livro em grande estilo; além dos itens das metas estendidas, caso forem alcançadas. Há ainda kits exclusivos para lojstas. A previsão de entrega das recompensas é setembro de 2015.

recompensa-13a-era-280

Caso o projeto supere o valor original de R$ 33.000, as metas estendidas incluem O Livro dos Expólios, a aventuras As Sombras de Eldolan, além do bloco de fichas e o bloco de notas.

A New Order Editora

A New Order  é uma editora brasileira criada, em 2013 no Rio de Janeiro, por Anésio Vargas e Alexandre Seba. O empreendimento tem foco nos jogos de RPG, na literatura fantástica, nos cardgames e boardgames e nos quadrinhos.
A versão brasileira do RPG 13a Era é o terceiro projeto de financiamento coletivo da editora no Catarse. A editora pretende entregar os livros a partir do World RPG Fest, que irá acontecer nos dias 12 e 13 de Setembro, em Curitiba, no Paraná, com a participação de Jonathan Tweet, um dos criadores do jogo.13th_Age_Map

Então, o que você está esperando? Não perca tempo e ajude tornar realidade a versão brasileira do RPG 13a Era!! Você pode apoiar este projeto até o dia 05 de setembro.

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!