Corto Maltese retrata o imaginário e a liberdade das viagens pelos mares, se aventurando por cenários fascinantes por onde o marinheiro  passa.

Corto Maltese é uma graphic novel criada pelo italiano Hugo Pratt. A história mostra toda liberdade de imaginação de um marinheiro que despreza a riqueza para navegar e descobrir os lugares mais fascinantes do mundo. As aventuras de Corto se passam a partir de 1900, em muitos lugares do mundo –  inclusive no Brasil, onde ele encontra uma retratação fictícia de um cangaceiro! Além de dar de cara com muitos personagens históricos como o escritor Jack London e o piloto alemão Barão Vermelho!

Corto nasceu em 1887 em Malta, uma pequena ilha ao sul da Europa. Filho de um marinheiro inglês e mãe cigana, o personagem vive parte da infância em Gibraltar e Córdoba, onde se relata sua formação em uma escola Judaica. Com 17 anos, em 1904, Corto “cria asas” e finalmente começa a fazer suas viagens à bordo da Golden Vanity para fora de La Valleta. É aí que começa as suas paradas em lugares históricos, como por exemplo uma visita às pirâmides de Gizé, no Egito e outros, como Muscat, Bombay, Singapura e Xangai.

corto-maltese-00Durante as primeiras viagens, Corto chegou a vivenciar grandes eventos, como a batalha que ocorreu em Manchúria, uma grande guerra entre Rússia e Japão. Entre os bastidores da guerra, Corto encontra lugar onde se conforta e faz amizade com o escritor Jack London, que também é jornalista e na história protagoniza um correspondente de guerra. Foi em Manchúria que então Corto Maltese conhece um de seus mais longos companheiros de viagem, Rasputin, que o acompanha em uma fascinante viagem para a África em busca de minas de ouro em Danakil, na Etiópia, episódio que é protagonizado na publicação ‘The Youth’.

corto-maltese-the youthO marinheiro faz muitas viagens e, em 1909, quando parte da Tunísia, ele viaja pra região da América do Sul em direção a Argentina. E adivinha? O marinheiro dá uma passada nas terras tupiniquins, o Brasil! HUE Com direito a roteiro em Itapoá, no Sul, e é claro uma visita a Bahia, onde se passa a história ‘Under The Sign of Capricorn’. Mas, como ele é um marinheiro e não sossega no lugar, em 1913 ele já parte de volta pra Ásia.

Depois da passadinha básica no Brasil huelândia e a volta para Ásia, Corto vive tramas intensas trabalhando para um personagem misterioso chamado de ‘Monge’ e torna-se pirata. Durante este trabalho, Corto começa a levantar suspeitas sobre o Monge e uma fuga do navio faz com que suas teorias se confirmem. Mas não vou dar maiores spoilers! Esta aventura em que Corto trabalha para o ‘Monge’ é retratada em ‘The Ballad of the Salt Sea”.

Corto Maltese teve diversas publicações pelo mundo e o Brasil não ficou de fora, não! Atualmente, podemos encontrar muitas histórias na editora Nemo, inclusive as histórias que citei aqui, como ‘A Juventude’ e sua visita ao Brasil em ‘As Helvéticas’.

Se você gosta de animação assim como eu, ficará feliz em saber sobre a existência de uma adaptação das aventuras de Corto Maltese para TV! A animação foi lançada em 2003, mas rendeu apenas 22 episódios completando 1 temporada. O melhor é que você pode assistir a animação na TV Aberta! \o/

Desde 2012, a TV Brasil transmite a animação às segundas e terças-feiras, às 11h30 da manhã! E aí, vai perder essas histórias incríveis?

gif-corto-maltese

Além de tudo isso, o site oficial da obra (www.cortomaltese.com) confirmou a volta da publicação das histórias a partir de outubro de 2015 – uma ótima notícia para quem conhece as histórias  ou acabou de conhecer esse incrível personagem! <3

Fica aí a dica de uma super graphic novel e também de uma animação que vale a pena conhecer. Curtiram?

Compartilhe: