Conheça Changeling – O Sonhar – Edição de 20 anos

Changeling7

E porque nunca devemos deixar de sonhar e jogar

Olá senhores dos reinos dos Sidhe,

Hoje nós vamos mergulhar no maravilhoso mundo de Changeling – O Sonhar, o RPG da White Wolf e da Onyx Path que completa o universo de Mundo das Trevas. Changeling vem para mostrar um mundo cheio de leveza e ainda assim cheio de elementos tenebrosos e histórias pesadas, ele mostra a possibilidade de se ter sonho e pesadelo no mesmo lugar. E depois de 17 anos fora das reimpressões. ele volta, graças a uma campanha no Kickstarter. Numa edição Deluxe de vinte anos de Changeling – O Sonhar, edições que também foram feitas para outros títulos de Mundo das Trevas.

 Os portões de Arcadia, o Paraíso original, estão fechados. Apenas o mundo Humano resta. Sem notar a nossa natureza a humanidade nos esmaga sob seus calcanhares banais.  Alegria e riso se foram, apenas o Sonhar nos resta. Nós somos Changelings, os esquecidos, nem totalmente faéricos nem totalmente mortais. Os últimos dos nossos na terra, construímos para nós um reino invisível. Nós estamos em todos lugares e ainda assim vocês nunca nos veem. Nos escondemos em plena vista com o poder do nosso Glamour. Nós existimos entre o mundo real e o mundo de faz-de-conta onde coisas “imaginárias” podem matar e  monstros de “mentira” são reais.

 

O mundo dos Changeling

O mundo dos Changeling

 

O projeto foi financiado em questão de horas e arrecadou muito além do esperado, ( o financiamento original era de cinquenta mil dólares e chegou ao incrível número de TREZENTOS E OITENTA MIL DÒLARES!) mostrando que não está morto e vai sempre voltar para encantar jogadores. O livro prevê as seguintes novidades:

  • Um olhar revisado e atual do Mundo das Trevas pelos olhos dos Kithain (ou os próprios Changelings) o que aconteceu com o Sonhar nos últimos 20 anos, e qual é o estado do Glamour e dos Sonhos (facetas por onde os Changeling podem se esconder dos humanos).
  • Regras para todos os Kith, clâs e espécies favoritas dos fãs, sidhe e todos outros.
  • Um sistema reformulado e reimaginado das magicas do povo fae (seres faéricos/fadas), incluindo as novas Artes e a poderosa e perigosa prática de Desencadear!
  • Novas artes coloridas bem como ilustrações clássicas de cahngeling, incluídos desenhos remasterizados dos Kith em página cheia feitos pelo artista Tony Diterlizzi.

O projeto ainda conseguiu financiar uma capa versão Deluxe que vai restaurar a capa original, mas com efeito real de mosaico em vidro! (eu não sei como isso vai funcionar numa capa de livro, mas eu quero!!!!)

Capa super linda em mosaico <3

Capa super linda em mosaico <3

 

Mas além de falar do projeto do Kickstarter, vamos lembrar o porque, mesmo sendo um dos mais esquecidos cenários de Mundo das Trevas, Changeling ainda consegue seduzir e encantar tantos jogadores.

Se você conseguiu se imaginar em uma aventura dentro do mundo dos obscuros contos de fadas tradicionais dos irmãos Grimm ou mesmo nos contos do folclore Europeu este RPG é pra você. As doses de sonho, alegrias e terrores vem sem medida para acompanhar uma aventura onde você é uma criatura meio fada e meio humana, sem pertencer a nenhum dos dois mundos. Ainda mostra a dança de seres menores nas mãos das fadas maiores, os antigos Sidhe, seres faéricos muitas vezes sendo as criaturas mais temidas do Mundo das Trevas.

Changeling nos convida a uma diversão pura e sem restrições, um mundo de imaginação sem fim onde lendas podem ser verdades e o sobrenatural é facilmente explicado pelas mãos de poderes existentes, tenebrosos e invisíveis. E ainda assim, com toda essa dose de tenebrosidade ele é uma ambientação leve e divertida, onde tudo é possível. Um mundo onde uma velhinha conversando sozinha na rua pode não estar conversando sozinha.

Com pesadelo e sonho misturados tão perfeitamente, o que nos resta se não entrar nesse universo e torcer para que o sonho nunca acabe? Que mundo fantástico não nos espera, com suas notas de terror e mistério, nas páginas desse livro cenário de RPG?

 

Changeling2

 

 

 

Ainda falando de mundo Humano x mundo dos Sidhe para entender ou mesmo curtir mais de uma ambientação parecida eu indico o livro que tem sido meu chuchu dos últimos tempos: O Peculiar.

 

O peculiar 1

 

O livro se passa numa Europa Steampunk em plena Revolução Indústrial onde o mundo das fadas entrou em colapso e por algum motivo se revelou no nosso mundo, deixando para trás seus habitantes faéricos presos com os humanos. Ele conta também a história de uma criança, um dos Peculiares, com um pai Sidhe e uma mãe humana. Os Peculiares são motivo de preconceito, sinal de azar e maus presságios, mas ainda são crianças. E em meio a este caos Peculiares estão desaparecendo misteriosamente até que alguém nota sem querer…

E aí, quem já esta doido pra ver se a versão deluxe de Changeling vai sair por aqui? E quem curtiu a indicação do livro? Comentem aí e digam o que acharam do artigo da semana e o que mais querem ver sobre RPG!

 

Changeling3

Quem escreve? Nina Hobbit

Nina, antes de tudo, é uma hobbit e isso diz muito. Ela mestra streams de RPG Steampunk pelo Perdidos no Play enquanto tenta terminar a faculdade e dominar o mundo com fofuras. Enquanto sua mente não para de criar histórias ela tenta achar tempo pros livros e doces que tanto ama.