Já conhece o jogo Banished? O jogo foi lançado no final de fevereiro, mas só agora tive a oportunidade de ter contato com ele.

Banished é game do gênero city-building que se passa na Idade Média. Mas ao contrário da maioria dos jogos desse estilo, Banished se foca mais na sobrevivência, fazendo você ter um estreito laço com a população de exilados com a qual você começa o jogo.

No começo, o jogo parece bastante simples, sua população esta feliz, com uma certa quantidade de suprimentos (que varia de acordo com a dificuldade) e a vida é bela <3. Com o tempo sua população cresce, e manter o equilíbrio torna-se uma tarefa bastante complicada e estratégica. O número de crianças aumenta e quando tudo parece estar se encaminhando bem, elas comem todo seu suprimento de comida e, por não trabalharem, acabam não repondo nada :(.

Banished

Outro fator importante são as estações do ano. Por exemplo: os fazendeiros plantam na primavera e colhem no outono. Se a colheita for ruim, você terá um inverno bem difícil, pois as fontes de alimento nessa época ficam escassas e os adultos passam menos tempo trabalhando por causa do frio.

Banished

Essa é só uma visão superficial de toda a complexidade do jogo. Cada pessoa tem seu nome, sua família e o mais importante: elas são seu maior recurso. Você se sente apegado a elas, e é o responsável por manter um estoque de produtos básicos para a sobrevivência: remédios, agasalhados, comida, ferramentas. Qualquer falha nesse delicado equilíbrio pode causar um efeito dominó que pode resultar em muitas mortes.

Tudo isso é apresentado em uma interface bem simples, objetiva e de muito bom gosto. Os tutoriais explicam a mecânica do jogo muito bem e de forma rápida.

O mais impressionante é que o jogo foi feito por apenas uma pessoa: Luke Hodorowicz!

Gostou? Quer jogar Banished? Você pode adquirir o jogo direto da loja da Shining Rock Software (U$19,99) ou através do Steam (R$34,99) e está disponível apenas para PC.

Se já jogou, compartilhe sua experiência com a gente :D.

Compartilhe: