A publicação conta, na forma de quadrinhos, a história do movimento feminista mundial

Que tal conhecer incríveis mulheres que, em um século e meio, revolucionaram o mundo e ajudaram a escrever a história da evolução dos direitos das mulheres? Então você precisa conhecer a HQ Mulheres na luta – 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade. As autoras Marta Breen e Jenny Jordahl destacam batalhas históricas das mulheres — pelo direito à educação, pela participação na política, pelo uso de contraceptivos, por igualdade no mercado de trabalho, entre várias outras – relacionando-as a diversos movimentos sociais.

A HQ traz um rico panorama da luta feminista, que mostra o avanço que já foi feito — e tudo o que ainda precisamos conquistar. A publicação segue uma linha do tempo muito dinâmica e mostra a evolução do feminismo e a conquista do direito ao voto em vários lugares do mundo. As autoras dão destaque a algumas das personagens que estiveram à frente dos movimentos em todo o mundo.

Mulheres na Luta - Divulgação - Editora Seguinte

Dividida em capítulos, a HQ Mulheres na luta – 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade começa explicando o machismo estrutural dentro da sociedade e de como as mulheres eram tratadas como mercadoria em casamentos de conveniência do séc. XVIII. E mostra que, assim como escravos e crianças, as mulheres eram proibidas exercer seus direitos civis.

Na HQ conhecemos mulheres incríveis que ajudaram a mudar a história, como as norte-americanas Elizabeth Cady Stanton e Lucretia Mott que reivindicaram a redução das desigualdades entre homens e mulheres na época da abolição da escravidão. E a poeta iraniana Táhirih, a primeira mártir na história da luta feminista, executada 1852 por querer estudar e por questionar dogmas religiosos que afastavam as mulheres das decisões centrais.

Mulheres na Luta 1- - Divulgação - Editora Seguinte

Mulheres na luta – 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade destaca também o movimento feminista no contexto socialista, com figuras como Clara Zetkin e Rosa Luxemburgo, e outro se concentra na luta pelo controle do próprio corpo.

A HQ traz também um capítulo dedicado a conquista das mulheres na educação, política, artes, direitos LGBTQI, mostrando como o feminismo é um movimento abrangente, sócio-politico e econômico e atinge e transforma todas as camadas da nossa sociedade.
Divulgação - Editora Seguinte

Mulheres na luta – 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade é uma verdadeira enciclopédia sobre a evolução do feminismo e como ainda precisamos lutar para conquistar nossos direitos. A versão brasileira, publicada pela Editora Seguinte – o selo jovem da Companhia das Letras, conta ainda com bibliografia citada e posfácio de Bárbara Castro, professora de Sociologia da UNICAMP, especialista em trabalhos sobre gênero.

As autorasMARTA BREEN e JENNY JORDAHL - divulgação
Marta Breen é autora de não-ficção e já publicou muitos livros feministas, dentre os quais se destacam a história das mulheres na música norueguesa, Nascida Feminista, Sessenta Mulheres que Você precisa Conhecer e Aquela Palavra que começa com F.

Jenny Jordahl é ilustradora e cartunista premiada. Tem um um blog onde publica suas tirinhas chamado “A Vida entre os Animais” (Livet Blant Dyrene – em norueguês).

Mulheres na luta – 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade é a quinta parceria das autoras.

Sem dúvida, a HQ Mulheres na luta – 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade é uma leitura fantástica e extremamente necessária!

 

Compartilhe: