Conheça a estranha e impactante HQ Formigueiro

formigueiro-editora-mino-reprodução

A graphic novel do autor canadense Michael DeForge é repleta de cinismo, bom humor, hipocrisia e conflitos internos

HQ Formigueiro - DeForge - Editora MinoUma ninhada de formigas tenta manter sua civilização em meio a uma guerra. Não se deixe enganar, por trás dessa sinopse que parece simples, está uma HQ densa, ousada e surpreendente, com uma estética experimental única e uma narrativa que foge do lugar-comum.HQ Formigueiro -editora Mino

A HQ Formigueiro (112 págs, capa dura), publicada pela Editora Mino, é, a seu modo, um retrato das relações humanas. Desde suas páginas iniciais, a publicação leva o leitor por um mundo de existencialismo sombrio, com falsos profetas, guerras injustas e oficiais corruptos, conforme segue a vida dos habitantes de uma colônia de formigas sob o ataque de suas vizinhas, as formigas vermelhas.

Primeira graphic novel do quadrinhista canadense Michael DeForge, a HQ Formigueiro expõe com cinismo, bom humor e também um impactante realismo, as hipocrisias e os conflitos internos que atravessamos quando nos relacionamos com um outro ou com os próprios eventos que nos cercam. Colocando formigas para reagirem às pequenas e grandes tragédias da vida, o autor atinge com precisão o nervo de um dos principais elementos de nossas vidas: a estranheza.HQ-Formigueiro 1 - Editora Mino1

Formigueiro é considerada uma obra fundamental e inventiva para os leitores, “e um dos trabalhos mais significativos de Michael DeForge que investe em representar graficamente as grandes questões”, de acordo com o prefácio do quadrinhista e tradutor Diego Gerlach.

A HQ Formigueiro é o 34º título do catálogo da Mino, editora vencedora do Troféu HQMIX na categoria Editora do Ano em 2016. A Mino é responsável por alguns dos quadrinhos mais aclamados publicados no Brasil ao longo dos últimos anos.

O autor
michael-deforge, by Michael DeForgeMichael DeForge nasceu em 1987, em Ottawa, no Canadá. Ele atualmente mora e trabalha em Toronto como um cartunista, ilustrador comercial e designer para o programa Adventure Time, da Cartoon Network. DeForge, já criou ilustrações para publicações como The Believer, Vice, New York Times Magazine e The Walrus.

Alguns anos após começar a premiada série de revistas LOSE, Michael Deforge se firmou como uma das vozes mais importante dos quadrinhos alternativos canadenses. Seu estilo sinuoso, confiante e impetuoso causou um verdadeiro choque no mundo dos quadrinhos por sua estética única e madura. O trabalho de DeForge combina um conhecimento enciclopédico de desenho animado com uma variedade de influências que incluem Jack Kirby, Eduardo Munoz Bachs, Mark Newgarden e Hideshi Hino.

Deforge demonstra na HQ Formigueiro uma imensa maturidade como autor, se firmando como um dos principais quadrinistas ocidentais da modernidade.

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!