A graphic novel do autor canadense Michael DeForge é repleta de cinismo, bom humor, hipocrisia e conflitos internos

HQ Formigueiro - DeForge - Editora MinoUma ninhada de formigas tenta manter sua civilização em meio a uma guerra. Não se deixe enganar, por trás dessa sinopse que parece simples, está uma HQ densa, ousada e surpreendente, com uma estética experimental única e uma narrativa que foge do lugar-comum.HQ Formigueiro -editora Mino

A HQ Formigueiro (112 págs, capa dura), publicada pela Editora Mino, é, a seu modo, um retrato das relações humanas. Desde suas páginas iniciais, a publicação leva o leitor por um mundo de existencialismo sombrio, com falsos profetas, guerras injustas e oficiais corruptos, conforme segue a vida dos habitantes de uma colônia de formigas sob o ataque de suas vizinhas, as formigas vermelhas.

Primeira graphic novel do quadrinhista canadense Michael DeForge, a HQ Formigueiro expõe com cinismo, bom humor e também um impactante realismo, as hipocrisias e os conflitos internos que atravessamos quando nos relacionamos com um outro ou com os próprios eventos que nos cercam. Colocando formigas para reagirem às pequenas e grandes tragédias da vida, o autor atinge com precisão o nervo de um dos principais elementos de nossas vidas: a estranheza.HQ-Formigueiro 1 - Editora Mino1

Formigueiro é considerada uma obra fundamental e inventiva para os leitores, “e um dos trabalhos mais significativos de Michael DeForge que investe em representar graficamente as grandes questões”, de acordo com o prefácio do quadrinhista e tradutor Diego Gerlach.

A HQ Formigueiro é o 34º título do catálogo da Mino, editora vencedora do Troféu HQMIX na categoria Editora do Ano em 2016. A Mino é responsável por alguns dos quadrinhos mais aclamados publicados no Brasil ao longo dos últimos anos.

O autor
michael-deforge, by Michael DeForgeMichael DeForge nasceu em 1987, em Ottawa, no Canadá. Ele atualmente mora e trabalha em Toronto como um cartunista, ilustrador comercial e designer para o programa Adventure Time, da Cartoon Network. DeForge, já criou ilustrações para publicações como The Believer, Vice, New York Times Magazine e The Walrus.

Alguns anos após começar a premiada série de revistas LOSE, Michael Deforge se firmou como uma das vozes mais importante dos quadrinhos alternativos canadenses. Seu estilo sinuoso, confiante e impetuoso causou um verdadeiro choque no mundo dos quadrinhos por sua estética única e madura. O trabalho de DeForge combina um conhecimento enciclopédico de desenho animado com uma variedade de influências que incluem Jack Kirby, Eduardo Munoz Bachs, Mark Newgarden e Hideshi Hino.

Deforge demonstra na HQ Formigueiro uma imensa maturidade como autor, se firmando como um dos principais quadrinistas ocidentais da modernidade.

Compartilhe: