Produtores de conteúdo e ouvintes debateram as vantagens e os desafios da mídia podcast

28 de abril foi o Dia do Podcast na capital mineira, durante a realização da 4a edição do uaiPod – Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters. O evento reuniu, no campus da PucMinas na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, 154 pessoas, entre ouvintes, podcasters e o público para um dia inteiro de programação intensa e gratuita.

participantes do uaipod2019 - divulgação

Pela primeira vez, o uaiPod promoveu, além dos debates, duas oficinas simultâneas e uma palestra sobre a mídia podcast. A primeira, “Introdução ao Podcast”, foi ministrada por Mogli , host do podcast “Galera do Rau”.

“Achei muito interessante e divertida, foi a primeira oficina de podcast que ministrei. Dei um panorama histórico, expliquei o que é feed e a mídia, o que diferencia essa mídia das demais, sobre o funcionamento dos softwares e como lidar com o dia a dia da produção de um podcast. Ao final, muitos alunos relataram seus projetos pessoais e como sentiram que a aula os ajudou a ter um melhor direcionamento e mais conhecimento sobre como colocá-los em prática. Foi uma experiência muito gratificante que eu espero repetir no futuro” – Mogli Martins

oficina - uaipod 2019 - foto divulgação uaipod

A segunda oficina, “Edição de Podcast”, foi ministrada por Alexandre Gomes, o Sr. A, editor dos podcasts Saúde Digital, Podcitário, Papo Cloud, Gerando Novas Histórias e Agro Resenha. A atividade teve como objetivo ensinar noções básicas de captação, escolha do software mais adequado, além de todas as especificidades técnicas necessárias para se editar um podcast com qualidade.

“Participar do uaiPod foi uma experiência fora do comum. A organização, a forma como foi oferecida aos convidados e palestrantes da oficina, estrutura fantástica. Sala, equipamentos e estrutura de primeira categoria. Mesas de debate muito bem compostas, com convidados com percepção de mundo diferentes e enriquecedoras. Eu gostei demais” – Sr. A.

uaipod2019 aulão - foto Karin Voll

Além disso, o público também pode conferir o “Aulão: Podcast, como fazer o seu”, palestra ministrada pelo educador mineiro Marcelo Cafiero, editor dos podcasts Entre Fraldas, Paternidades e Hiperativo.

Na parte da tarde, a programação do 4o uaiPod prosseguiu com os aguardados debates. O primeiro, teve como tema “Em busca do equilíbrio: a liberdade e o patrocínio do podcast se opõem?”. Participaram da discussão os podcasters Professor Maury (Rede Geek); Renan Cirilo (NaTrilha); Alcysio Canette (Lado B do Rio) e a Prof.ª Iara Franco (PUC Minas). A mediação foi da jornalista Priscila Armani (uaiPod/ Podcast O Que Assistir/Podcast Sexo Explícito). Nessa mesa, a pluralidade de ideias deu a tônica da discussão, assim como a importância da independência na produção do conteúdo.

uaipod 2019 - mesa 1- divulgação

“Os participantes aliaram a experiência de quem já possui um podcast com patrocínios e parcerias, a reflexões instigantes sobre a relação entre patrocinadores e mídia independente (tanto para podcasts, quanto para mídias tradicionais)”  – Marcelo Cafieiro (Entre Fraldas, Paternidades e Hiperativo)

O tema do segundo debate foi “Podcast como ferramenta de transformação social” e contou com a presença de Ira Croft (Ponto G); de Aline Hack (Olhares Podcast); de Dimitra Vulcana (HQ da Vida) e Leandro Ferreira (Afropai). A moderação foi de Karin Voll (uaiPod/X-Poilers). Nesse debate, as convidadas e convidados falaram sobre como “hackear” o sistema.

uaipod 2019 - mesa 2 - divulgação

“De todas as palavras e expressões que mereceram ser abanadas pelo leque da Dimitra, uma, que não surgiu durante o encontro, me faz pensar: zona de conforto. Isso por que os participantes da mesa redonda pareciam estar muito confortáveis no palco. Confortáveis com o tema, confortáveis com a plateia, confortáveis com os presentes e confortáveis com o trabalho de podcasters. Mas, eles estão naquela mesa e têm uma contribuição valiosa exatamente por não terem conforto algum no dia a dia. Eles contaram histórias de desconfortos e de lutas e deram conselhos para enfrentar tudo isso. Essa aparente ilusão, na qual tenho certeza que não acreditam, ficou ainda mais aparente, na pergunta final, aquela respondida no atropelo e que pode ser resumida em uma questão: como estourar a bolha. Simplesmente, não pode haver conforto na batalha pela comunicação” – João Camilo Torres (X-Poilers)

banner-uaipod2019

Quer ficar por dentro das discussões do uaiPod? Confira aqui no Garotas Geeks o que rolou no 3o uaiPod e no 2o Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters. E acompanhe as novidades do uaiPod 2019 na fanpage do evento !

Compartilhe: