Confira duas incríveis exposições sobre quadrinhos em São Paulo

Exposições Quadrinhos Destaque

A mostra “Marcelo D´Salete – A história negra em quadrinhos” está no Museu Afro Brasil. E a Megaexposição Quadrinhos pode ser vista no MIS – Museu da Imagem e do Som


Você é fã de histórias em quadrinhos? Mora em São Paulo ou tem planos de visitar a capital paulista? Então aproveite e confira duas exposições imperdíveis que destacam essa arte de narrar histórias conjugando textos e imagens, que encanta leitores de todas as idades.

Até o dia 24 de fevereiro, você pode conferir a exposição  “Marcelo D´Salete – A história negra em quadrinhos” no Museu Afro Brasil (Av. Pedro Álvares Cabral – Parque do Ibirapuera –  Portão 10). Marcelo D'Salete - A história negra em quadrinhos - divulgação 2 Museu Afro BrasilQuadrinista, ilustrador e professor, D´Salete, apresenta em sua primeira exposição individual 40 pranchas originais dos desenhos produzidos para as HQs Angola Janga (2017) e Cumbe.

Marcelo D´Salete – A história negra em quadrinhos” exibe ainda exemplares das edições estrangeiras de Cumbe, publicado em Portugal, Estados Unidos, França, Itália e Áustria. Também serão expostos os troféus Eisner Awards 2018, Prêmio Grampo 2018, HQMIX 2018 e o Jabuti 2018 (categoria História em Quadrinhos), estes três últimos conquistados pelo trabalho desenvolvido na HQ Angola Janga.Marcelo D'Salete - A história negra em quadrinhos - divulgação 1 Museu Afro BrasilAs HQs Angola Janga – um épico sobre o quilombo de Palmares, resultado de 11 anos entre estudos e criação artística – e Cumbe dialogam fortemente com a história de resistência à escravidão no Brasil pela ótica dos povos negros.

“Os dramas dos quadrinhos de Marcelo d´Salete apresentam personagens e contextos resvalando ou mergulhando nas palhas da loucura, da doença, da paixão, da obsessão machista e das contradições dos envolvimentos afetivos e sexuais com brancos; gente bailando no passo de uma ética possível em ambiente escravista, tropicando nas tramas da revolta e se aprumando na coluna da vingança”, ressalta o escritor Allan da Rosa.Marcelo D'Salete - A história negra em quadrinhos - divulgação Museu Afro BrasilUm dos mais importantes nomes dos quadrinhos nacionais da atualidade, o paulistano Marcelo D´Salete conquistou a edição 2018 do prestigiado Eisner Awards, de melhor edição americana para uma publicação estrangeira – premiação obtida pela HQ Cumbe (2014) que narra a resistência negra no Brasil colonial. Marcelo D’Salete também é Mestre em História da Arte e autor de “Noite Luz” (Via Lettera, 2008), “Encruzilhada” (Veneta, 2016), tem participações em coletâneas e fez ilustrações para obras infantis.Marcelo D'Salete - A história negra em quadrinhos - foto Luciana d'AnunciaçãoVocê pode visitar a exposição “Marcelo D´Salete – A história negra em quadrinhos” no Museu Afro Brasil de terça a domingo, das 10 às 17 horas (permanência até às 18h). O ingresso custa R$ 6,00 (Inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada). Aos sábados, a entrada é franca.

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!