Como serão as cidades daqui a 30 anos?

cidade-do-futuro-gg (4)

Carros voadores? Comandos de voz pra tudo? Confira como será o nosso futuro não tão distante!

Ian Pearson, um futurólogo com um histórico de precisão de 85%, ajudou a montar um relatório sobre o que podemos esperar para o ano de 2045.

Pearson compilou o relatório com Hewden, uma empresa de aluguel de equipamento de construção, que mostra “o que podemos esperar para ver ao longo dos próximos 30 anos na indústria da construção.” Com adventos em campos como a robótica e inteligência artificial, edifícios e cidades serão obrigados a se tornar mais tecnológicos.

Aqui estão as oito previsões mais legais do relatório:

Edifícios operarão com inteligências artificiais (Sim, tipo uma Siri versão prédio).

cidade-do-futuro-gg (3)

O relatório prevê que os ocupantes destes edifícios inteligentes serão capazes de falar com a construção e fazer pedidos, como por exemplo pedir para uma mudança na temperatura do ambiente.

Edifícios super altos funcionarão como mini-cidades.

cidade-do-futuro-gg (5)

Com alta demanda e os altos custos da terra, edifícios altos poderão ser convertidos para abrigar os trabalhadores de baixa e média renda. Eles vão funcionar como mini-cidades com pisos dedicados para se exercitar, espaço residencial e trabalho de escritório.

Janelas de edifícios serão substituídas por telas de realidade virtual.

cidade-do-futuro-gg (6)

Em “De Volta para o Futuro II,” o futurístico lar de Marty foi equipado com uma janela de realidade virtual que pode ser alterada para qualquer cena. O relatório prevê um futuro semelhante onde os edifícios não têm janelas, mas as telas de realidade virtual.

“Isso pode ser uma maneira muito barata e rápida de construir uma habitação de baixo custo”, diz o relatório.

As pessoas usarão revestimentos especiais em spray que coletam energia solar.

cidade-do-futuro-gg (7)

A viabilidade de revestimentos solares dependerá dos desenvolvimentos em nanotecnologia para criar material à base de nanopartículas, mas, basicamente, o spray seria capaz de absorver e converter a luz solar em energia.

Aquecimento radioativo e iluminação inteligente irão segui-lo por onde você andar.

cidade-do-futuro-gg (8)

Calor e luz e serão direcionados a você na quantidade desejada não importando para onde você andar em sua casa. O relatório não entra em detalhes sobre como exatamente essa tecnologia vai funcionar, no entanto, existe atualmente uma grande quantidade de pesquisa e desenvolvimento para melhorar a iluminação. Por exemplo, a lâmpada Ario que foi criada baseada em pesquisas da NASA e Harvard que se conecta ao WiFi com a finalidade de imitar a luz natural do sol para ajudar a melhorar a saúde do usuário.

Trabalhadores da construção civil vão usar exoesqueletos para transportar equipamentos pesados.

cidade-do-futuro-gg (9)

Estamos, na verdade já vendo isso em obras. Panasonic está desenvolvendo um modelo de armadura robótica, que torna mais fácil levantar e transportar objetos pesados. E o Departamento de Defesa dos Estados Unidos está à dois anos de distância de finalizar sua armadura de Homem de Ferro, que é capaz de realizar muitos feitos, incluindo levantar objetos pesados com facilidade. O relatório observa que os trabalhadores da construção vão começar a usar armaduras robóticas, uma vez que serão totalmente desenvolvidas.

Trabalhos de construção perigosos serão feitos por robôs.

cidade-do-futuro-gg (1)

O relatório observa que os robôs irão trabalhar ao lado de seres humanos em uma série de projetos, e podem assumir postos em trabalhos com alto risco de explosões ou colapsos.

Montagens de impressão 3D e robôs permitirão construções rápidas.

cidade-do-futuro-gg (2)

O relatório afirma que a impressão 3D para a construção é bem provável de progredir rapidamente assim como novas formas de concreto e outros materiais estão em processo de desenvolvimento.

Alguns itens da lista parecem ser possíveis enquanto outros parecem ser levemente duvidáveis. Como você acha que sua cidade vai ser daqui a 30 anos?

Quem escreve? Hegle

Estudante de letras que não gosta da Clarice Lispector, sofredora de Fobia Social e de Ansiedade Pré-Tudo que nas horas vagas faz umas coisinhas em um canal randômico no Youtube :D~