Mulan e Sonic estão entre as produções afetadas!

O surto de coronavírus vem sendo um dos assuntos mais abordados no momento. Em todo o mundo, as pessoas estão vivendo em estado de alerta – principalmente na China onde tudo se iniciou. Portanto, por se tratar de uma situação mundial, o surto resultou em uma queda no mercado de ações, chegando até a indústria cinematográfica.

Por ser uma doença extremamente contagiosa, o ideal é que se evite locais fechados e aglomerados. Sendo assim, um cinema não seria um local viável para se visitar no momento. Em alguns países, as salas de cinemas e teatros estão fechadas, resultando em uma perda considerável de bilheteria. 

Um exemplo recente é o caso do filme Aves de Rapina, que teve um grande impacto de faturamento na Ásia por coincidir com o surgimento do vírus e o fechamento dos cinemas. Na China, mais de 70 mil salas ainda estão fechadas como medida preventiva, sendo que o país tem o enorme poder de bilheteria.

Cancelamento e adiamento de filmes

Na última quarta-feira (4), os produtores de 007 – Sem Tempo Para Morrer informaram o adiamento da estreia do filme em sete meses por conta do surto de coronavírus ao redor do mundo. 

As estreias de As Aventuras de Dr. Dolittle, 1917, Jojo Rabbit e Mulherzinhas foram suspensas. Sonic novamente teve sua estreia adiada.

Outro filme que também entrou para a lista foi o aguardado live-action de Mulan, que foi ambientado na China. A data de lançamento foi adiada indefinidamente no país. A atriz que interpreta Mulan, Liu Yifei, comentou sobre a situação em entrevista ao The Hollywood Reporter, já que ela tem como cidade natal Wuhan, onde há uma concentração de casos da doença.

“Para mim, é muito pesado até mesmo pensar sobre isso”, disse. “As pessoas estão fazendo a coisa certa, sendo cuidadosos consigo e com os outros. Fico tocada em ver como eles não saíram por semanas e estou esperando por um milagre.” 

Disney MULAN. Imagem: Film Frame.

Assim sendo, fica claro as consequências do vírus, que não resultou em apenas atrasos de lançamento. As gravações de Missão: Impossível 7 foram interrompidas na Itália e o festival de Berlim não contou com a presença de 118 empresas chinesas. O caso do CinemaCon em Las Vegas e o festival de cinema de Cannes, está sendo analisado, mas possivelmente teremos mais cancelamentos. 

O vírus no Brasil

Até o momento, o Brasil já teve 19 casos confirmados, sendo que 13 foram em São Paulo, e os demais foram registrados no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, Distrito Federal e na Bahia. Além disso há 674 casos de suspeitas. A situação ainda não se tornou alarmante por aqui, porém é importante tomar os devidos cuidados.

Compartilhe: