Como jogar Video Games sem acabar com o seu corpinho

capa-games

Adoecer não dá XP!

É óbvio que ficar o dia inteiro sentado no sofá jogando videogames não faz bem para a saúde, mas as vezes é tão difícil resistir. Certo? Então traremos aqui algumas dicas sobre como fazer isso de uma forma menos prejudicial para o seu corpo!

1. Beba água e coma coisas saudáveis

A Dra. Caitlin McGee, fisioterapeuta especializada no trabalho com profissionais de e-sports, costuma afirmar que seu corpo é como um termômetro no videogame. “Com o tempo, enquanto você vai jogando, seu termômetro vai aumentando a marcação. Seus músculos vão ficando fatigados, os tendões vão sofrendo esforço repetitivo, sua atenção e reflexo diminuem”. Você sabe que chegou ao limite quando se sente cansado, seus olhos começam a doer ou você ouve um estalo no pescoço, como se tivesse se machucado. Uma forma de evitar que isso aconteça é tomar bastante água e comer algo saudável. Tomar um refrigerante, café ou uma cerveja pode ser tentador, mas essas bebidas acabam te desidratando, contribuindo para o cansaço. Além disso, por mais delicioso que possa parecer combinar sua jogatina com pizza, seu corpo pode lidar melhor com comidas mais saudáveis. A Streamer Ellohime, que costuma fazer transmissões de 24 horas ininterruptas, recomenda frutas, nozes ou iogurte como opções para manter suas energias. Você pode não estar planejando jogar por 24 horas seguidas, mas se conseguir se manter hidratado e comendo de forma saudável, suas chances de acordar arrebentada no dia seguinte são muito menores.

2. Uma boa postura é essencial

Como minha vó já costumava a meter medo: VAI FICAR CORCUNDA

Ficar sentada o dia todo faz mal para você. Diversos estudos mostram relação direta entre essa prática e doenças do coração, coluna e até câncer no colo do útero. Mas se você tiver que ficar sentada, tente não ficar inclinada. A chave para manter uma boa postura é tentar manter as três curvas naturais de sua espinha: uma leve inclinação para frente na base da coluna e no pescoço e uma inclinação para trás no meio da coluna. E ninguém precisa de uma cadeira gamer para manter essa postura. Basta você lembrar dessa posição. Em uma cadeira comum, você deve colocar seu traseiro encostado nas costas da cadeira, os pés no chão e as pernas retas. De preferência com uma toalha enrolada entre suas costas e o encosto. O ideal é manter o teclado na altura do seu umbigo.

Em um sofá, não há muita diferença, mas é recomendado manter algum suporte para seus braços, como uma almofada ou travesseiro no colo.

3. Faça Pausas

NÃO DÁ PRA PAUSAR JOGO ONLINE

Sabemos que é difícil fazer isso quando você está jogando Civilization ou jogos competitivos como Overwatch ou Destiny com seus amigos. Mas o recomendado é que a cada 45~60 minutos de jogo, você tire um ou dois minutos para “se alongar, levantar, fazer um exercício respiratório ou fazer o sangue circular”. Essa é a opinião da Dra. McGee.

Fazer pausas pode também prevenir danos à visão. Se você está sentindo a cabeça leve, seus olhos ardem mesmo quando fechados, ou você está sentindo a vista seca, isso é um claro sinal de que você precisa parar de olhar para a tela por um tempo. Uma regrinha interessante é a regra do “20-20-20”. A ideia é que a cada 20 minutos olhando para a tela, você gaste 20 segundos olhando para algo distante de você (pela janela, se possível). Pode ser um hábito estranho, mas seus olhos agradecem.

4. Lembre-se de se Alongar

Durante as pausas curtas, alongue os membros que sentir cansados. Isso é algo bastante simples. Estique os braços, tente tocar os pés com as pontas dos dedos. Preste atenção nos sinais que seu corpo dá. Assim como os exercícios respiratórios, isso pode ajudar bastante.

Alongamento antes da jogatina é uma recomendação da Dra. McGee. Assim como você deve prestar atenção ao termômetro, você também pode fazer coisas que diminuam o ritmo da elevação do termômetro. Quando você joga por muito tempo consecutivo, “acaba fazendo diversos movimentos que podem causar lesões, aumentar a fadiga dos músculos de postura e aumentar o risco de formação de coágulos”, afirma a fisioterapeuta. Pode não parecer, mas ficar sentado por horas causa muita tensão no corpo, assim como fazer exercícios físicos. E por isso, um alongamento ajuda a aliviar a tensão.

Se você gosta de jogar por muito tempo, é realmente mais fácil pegar um fardinho e encomendar uma pizza, se afogando no sofá. Mas no longo prazo, você acabará pagando um preço. Levar seu corpo ao limite repetidamente causará lesões. Então, porque não unir o útil ao agradável? Se sentindo melhor, sem dúvidas você poderá jogar por mais tempo.


Texto traduzido e adaptado da Kotaku.

Quem escreve? Liao

Débora é musicista, pesquisadora e otaku (não fedida, prometo). 1/3 gamer, 100% sonserina. A alcunha de Liao veio de um site aleatório de geração de nomes japoneses (Liao é chinês, mas tudo bem).