Menino pode brincar de boneca? Criança pode ter o brinquedo que quiser!

Se você gosta de assistir a canais como Cartoon Network, Disney Channel e Nickelodeon – ou tem crianças em casa que assistem – deve ter percebido que as propagandas de brinquedo não mudaram muito o seu padrão desde nossa infância para cá. “A regra é clara”: comercial da Barbie (e outras bonecas) tem meninas, e comercial de Hot Wheels (outros carrinhos ou action figures em geral), tem meninos. Aparentemente, para nossa sociedade o único tipo de brinquedo neutro são jogos de tabuleiro (e depende da temática do jogo, ~claro).

Sim, há exceções… pouquíssimas, quase inexistentes se pensarmos na proporção do todo. E agora a loja de brinquedos Smyths, do Reino Unido, se junta a esse grupo com uma propagando linda que ignora sutilmente essas normas sociais de gênero. Antes dos próximos comentários, é melhor ver o vídeo você mesmo:

O que dizer de uma propaganda que mostra um menino que quer voar pelo espaço e usar vestidos? E ele não faz cara feia para a cor rosa – no final ele ainda olha fascinado para vários brinquedos que “acenam” para ele, inclusive brinquedos “de menina” que são cor-de-rosa.

toy-store-smyths-1

comercial-brinquedos-smyths-2

Sem falar que a música cantada por ele é uma versão adaptada de “If I were a boy” da nossa rainha Beyoncé. E a letra é super bonitinha. Aqui vai a tradução se você não entende muito de inglês:

“Se eu fosse um brinquedo,
Mesmo que por apenas um dia,
Eu estaria subindo como um foguete,
E gritando para os outros,
“Ei! Vamos brincar!”
Vamos fazer isso juntos,
Ser a rainha de nosso reino,
Eu construiria um mundo incrível de Lego,
E dançaria até minhas baterias acabarem.

Se eu fosse um brinquedo,
Haveria apenas um lugar em que eu estaria,
Cercado por meus melhores amigos,
Apenas esperando para que uma criança me escolha.

Se eu fosse um brinquedo…”

O mais legal é ver a enorme quantidade de comentários de pessoas elogiando, principalmente mães que têm filhos menino dizendo que o garoto adorou o comercial. E é assim que, aos poucos, vamos melhorando as próximas gerações. Crianças precisam brincar e usar a imaginação para ter um bom desenvolvimento, e a forma com que brinquedos normalmente são comercializados coloca limites artificiais ridículos em como elas farão isso.

comercial-brinquedos-smyths-1
Simbolismo maravilhoso de um garoto correndo para um corredor com brinquedos que costumam ser considerados de menina de um lado, e de menino do outro, sem dar preferência para nenhum

O que torna este comercial particularmente interessante é que a Smyths faz tudo com sutileza, e age de forma tão natural que parece que não foi nada demais o que fizeram. Talvez por isso tenha funcionado tão bem. Precisamos de mais coisas desse tipo, por favor.

Fonte: The Mary Sue

Compartilhe: