Comemore você também o Dia do Quadrinho Nacional!

dia do quadrinho nacional

De 31 de janeiro a 02 de fevereiro, a capital mineira celebra as HQs com uma série de atividades gratuitas

Você sabia que o Dia do Quadrinho Nacional é comemorado no dia 30 de janeiro? Para celebrar a data, a Representação de Quadrinistas de BH, o Estúdio Black Ink, a Fundação Municipal de Cultura, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil promovem uma série de atividades, nos dias 31 de janeiro a 02 de fevereiro, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (Rua Guaicurus, 50 – Centro), com entrada franca. O evento acontece na quinta e sexta-feira, de 18 às 21 horas e no sábado de 09 às 18 horas.Dia Nacional do Quadrinho de Belo Horizonte 2019 - DivulgaçãoO eixo temático desta edição do Dia do Quadrinho Nacional de Belo Horizonte é “A Importância do Conhecimento no Ensino, na Comunicação e na Criação das Histórias em Quadrinhos”. De acordo com a organização, o tema foi escolhido devido a necessidade de valorizar: a função dos quadrinhos como meio de comunicação; a obra artística que se constrói por meio de boas pesquisas e fontes de referência; e a utilização das HQs como ferramenta de ensino e educação ao transmitir informações diversas através das linguagens pictóricas, de escrita e de narrativa visual.

Para Régis Luiz e Val Armanelli, “O momento político sócio-cultural que estamos vivendo está passando por uma deterioração do conhecimento e daqueles que os transmitem. Por isso, vemos como imprescindível a participação de artistas, professores, pesquisadores, historiadores e comunicadores que se relacionam com os quadrinhos no seu dia a dia”.

O Dia do Quadrinho Nacional em Belo Horizonte também será uma oportunidade de apresentar as obras dos artistas profissionais e iniciantes. Além de reforçar a data como mais um momento para desenvolver atividades que abram o ano, mostrando que a produção de quadrinhos é constante e ininterrupta.

Na programação do evento, os fãs da nona arte e o público em geral poderão conferir e participar de Debates, Oficinas, Feira de Quadrinhos, Lançamentos e exposições.

Exposiçõesexposição a arte do desenho - divulgação - Dia do Quadrinho Nacional“A Arte do Desenho” – com o Acervo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Desde os tempos mais remotos o desenho foi uma forma de conhecimento, sabedoria e até uma poética. A exposição “A Arte do Desenho” convida o público a ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre o universo do desenho através da leitura dos livros em exposição.

Às vezes não nos damos conta, mas o desenho está muito presente em nossas vidas. São a partir de desenhos técnicos que edifícios, ferramentas e máquinas são projetadas por arquitetos, designers e engenheiros. Antes do advento da fotografia, eram por meio de desenhos e pinturas que registravam-se as paisagens, os momentos históricos, os modos e costumes e as personalidades notáveis. Até hoje os grafismos rupestres são uma das mais resistentes e instigantes lembranças das pessoas que viveram neste planeta em tempos imemoriais.

A abordagem do desenho é complexa, por isso é difícil abrangê-lo nos seus diversos aspectos expressivos e na sua riqueza de possibilidades.

Exposição Shut Up and Listen! HQ , Cinema e Animação - Divulgação - Dia do Quadrinho Nacional de Belo Horizonte“Shut Up and Listen! HQ , Cinema e Animação” – Calaboca e Escuta é uma adaptação audiovisual em curta-metragem de uma história em quadrinhos brasileira chamada ‘Shut up and Listen’. A HQ foi lançada em 2015 na CCXP e foi recebida por um público generoso.

Quadrinho foi escrito, desenhado e publicado por Daniel Bretas. Com um total de 56 páginas, ele elabora um conceito narrativo que é distribuído em quatro contos sobre o conflito existencial do indivíduo tecnológico, dividido entre sua origem na natureza e na metrópole.

A exposição é composta por reproduções impressas, desenhos e páginas originais do quadrinho, esboços, fotografias e anotações do roteiro do filme. Além de cartazes feitos por ilustradores e artistas gráficos convidados a integrar o projeto de divulgação do filme.

Oficinasoficinas - Divulgação - Dia do Quadrinho Nacional de Belo HorizonteDurante o Dia do Quadrinho Nacional em Belo Horizonte, três oficinas muito especiais que acontecerão na sala de estudos da biblioteca, a partir das 13 horas. Será possível se inscrever no dia do evento (sujeito a lotação).

13 horas – Como Fazer Quadrinhos sem Ideias – Com Ricardo Tokumoto

15 horas – Erotismo e Quadrinho – Com Aline Lemos

17 horas – Como Finalizar um Projeto? – Com Gabriel Nascimento e João BeloDia Nacional do Quadrinho de Belo Horizonte 2019Confira a programação do Dia do Quadrinho Nacional em Belo Horizonte

31 de janeiro / Quinta-feira
18 horas – Conversa “Quadrinhos como Metodologia de Ensino”.
20 horas – Conversa “Empreendedorismo em Quadrinhos e Economia Criativa”.

01 de fevereiro / Sexta-feira
18 horas – Conversa “Desenvolvimento de Roteiros”.
20 horas – Conversa “Pesquisas Históricas e Adaptações para Quadrinhos”.

02 de fevereiro / Sábado
10 horas – Conversa “ A Comunicação e Publicidade das HQs em Mídias Digitais“.
13 horas – Conversa “A Importância da Produção de Feiras Gráficas e Eventos Culturais”.
13 horas – Abertura da Feira de Quadrinhos.

E aí, curtiu? Coloque na sua agenda e participe do Dia do Quadrinho Nacional em Belo Horizonte. Se você não estiver na capital mineira, procure ou estimule a realização de eventos que valorizam o Quadrinho Nacional.

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!