4 – AYAKASHI: JAPANESE CLASSIC HORROR

Ayakashi - Japanese Classic Horror

Ayakashi é uma coleção de três lendas do folclore japonês, cada uma contando de forma criativa e com diferentes estilos de arte: A primeira, Yotsuya Kaidan“, conta a história de uma esposa traída por seu marido que busca vingança até na morte; a segunda, Tenshu Monogatari“, a história de amor proibido entre uma deusa e um humano. Por fim, o último conto, “Bakeneko”, é a história de um monstro misterioso em forma de um gato que busca vingança contra uma determinada família.

Ah, a cultura japonesa…. Assim, variadacomplexa, excêntrica – e, por isso, envolvente!!!

1º Conto – Yotsuya Kaidan

Yotsuya Kaidan
Protagonistas de Yotsuya Kaidan

História bem dark, condizente para um conto tão trágico. Yotsuya Kaidan preenche o gênero “terror” muito bem com as suas manifestações de espíritos vingativos, maldições e uma quantidade razoável de momentos tensos. No entanto, a história flui muito bem, tendo personagens palpáveis e grandes solavancos ao longo do caminho. Logo, podemos concluir que tudo se passa como deveria para um conto de terror convencional… Mas quem conhece a peça original sabe que ela acaba de uma forma terrível. E atenção! Qualquer um que não goste de tramas complicadas e muita conversa, melhor pensar um pouquinho antes de decidir ou provavelmente não vai curtir muito.

2º Conto – Tenshu Monogatari

Tenshu Monogatari
Protagonistas de Tenshu Monogatari

O segundo conto de Ayakashi tem um quê de excentricidade. Eu recomendaria vê-lo com calma e atenção, já que a história muda completamente as engrenagens em uma espécie de gênero de fantasia, como um conto de fadas. O elenco de personagens é bastante grande e a animação é mais colorida que a anterior – o que é de se esperar já que o primeiro conto é de pura desgraça e tristeza enquanto Tenshu é uma história romântica com um elenco cheio de deusas.

Uma curiosidade é perceber a diferença entre o reino das deusas e dos mortais: as cores são notáveis nesse ponto, já que você um monte tons mais neutros nas poucas vezes que o enredo se passa no reino mortal.  Outro detalhe bacana é a semelhança das deusas com as do anime Ah! Megami-sama!, que à princípio tem o mesmo ponto de partida. Mas é claro, finais bem diferentes, graças ao contexto.

Esta é uma doce história independente, e o principal ponto que eu comentaria caso alguém me perguntasse é que achei um pouco estranho encontrá-la no mix de Ayakashi. Se bem que se você parar pra pensar que as coisas no Japão em geral costumam ser meio creepys… Bom, já temos uma resposta, haha.

3º Conto – Bakeneko

Bakeneko
o gato monstrão #vemmonstro #taparei

A terceira história, sem sombra de dúvidas, é definitivamente a melhor! A animação é feita com um efeito de sobreposição de papel de arroz e em cores vibrantes, estranhamente texturizadas, fazendo com que pareça uma representação de um movimento japonês do ukiyo-e (estilo de pintura japonesa similar a xilogravura). Ouso afirmar que alguém que diz que Bakeneko é um conto bonito comete um eufemismo grave.

Felizmente, ele muito apropriadamente preenche o buraco deixado pela história anterior na descrição história de fantasmas” ou contos de terror de Ayakashi, já que ele conta com um suspense bem astuto para isso. Bakeneko começa meio confuso e vai se acumulando, preenchendo a história e mostrando cada vez mais o mistério do enredo até levar à uma repentina conclusão chocante! Os pontos fortes da história incluem principalmente os personagens, que são muito originais e bastantes memoráveis, especialmente o misterioso Vendedor de Remédios que aparece quase no fim da trama (ele inclusive ficou tão popular que ganhou sua própria série: Mononoke! não é a princesa do Studio Ghibli não, gente!).

Enfim, o final do conto causa um pânico legal e é interessante como uma história tão curta possa causar tanta comoção.

PS.: ele era fofiiiiiiiiiiiiiiinho <3


Eu recomendo muito Ayakashi para você principalmente se você for um fã de carteirinha da história japonesa, de folclores e lendas ou apenas um fã do Japão em geral e de sua cultura. Vale muito a pena ver, até porque te dá uma base bacana pra saber de onde surgiram vários outros personagens de desenhos diversos C;

Páginas: 1 2 3 4 5 6

Compartilhe: