Celebre o aniversário do ‘pai’ do Dungeons & Dragons jogando RPG com os amigos!

gary gygax day brasil

Dia 30 de julho tem Gygax Day Brasil em BH!

Qual é a melhor forma de celebrar o aniversário de nascimento de um dos criadores do mais popular roleplaying game de todos os tempos? Jogando RPG, é claro! Para homenagear o autor do primeiro jogo de roleplaying game de fantasia medieval, Dungeons & Dragons, a capital mineira irá receber no dia 30 de Julho, no Clube Nerd (Avenida Minerva 254, Caiçara – Belo Horizonte – MG), a segunda edição do Gygax Day Brasil.

gygax-futuramaDe 14 às 21 horas, os rpgistas de plantão poderão escolher entre as treze mesas de RPG, onde os mestres irão narrar várias aventuras do Gary Gygax adaptadas para diversos sistemas – Ad&D 2a Edição, Old Dragon, Numenera (Cypher System), Dungeon World, D&D Next (5a edição) e 13a Era.

gary gygax day brasil 2015

Gary Gygax Day Brasil em 2015

Serão sete horas de diversão totalmente gratuita e os participantes ainda poderão participar de sorteio de brindes da Editora New Order, Secular Games, Jambô Editora, Editora Pensamento Coletivo, Redbox Editora, entre outras empresas e entidades do do mercado nacional de RPG.

Não precisa ser rpgista veterano para se divertir no evento. O Gary Gygax Brasil é uma ótima oportunidade para ensinar o hobby para novos jogadores, aproveitando o clima hospitaleiro de uma boa taberna e companheiros dispostos para ajudar! A entrada no 2o Gary Gygax Day em Belo Horizonte é gratuita, mas as vagas nas mesas e nos grupos de aventuras, são limitadas.

dungeon

Mesmo se você não estiver em Belo Horizonte, participe desta grande homenagem! Sente em torno de uma lareira, digo, de uma mesa, reúna os amigos, role poliedros de acrílico e compartilhe histórias e aventuras em um mundo mágico e medieval. O importante é manter viva a memória do grande Dungeon Master.

Mais informações no site oficial: gygaxdaybrasil.com.br

Gary Gygax

O escritor e game designer norte-americano Ernest Gary Gygax nasceu em 27 de julho de 1938. Ele é considerado o pai do Dungeons&Dragons (D&D) e o seu aniversário é celebrado anualmente em todo mundo no final de julho.d&d-original

Filho de um músico suíço e uma americana, Gary era aficcionado por jogos, principalmente wargames, e por literatura de fantasia e ficção científica. Na década de 1960, Gygax fundou uma associação de clubes de wargames e criou a convenção de jogos Gen Con, que atualmente é a maior convenção de RPG do mundo.

Em 1971, Gygax desenvolveu um wargame de miniaturas baseado em guerras medievais chamado Chainmail. Dois anos depois, ele fundou com o seu amigo Don Kaye a empresa de desenvolvimento de jogos chamada TSR-Tactial Studies Rules. O pioneiro RPG Dungeons & Dragons foi criado por Gary Gygax e Dave Arneson em 1973. No mesmo ano, Gygax fundou a Dragon Magazine, que começou a ser vendida em 1976 e publicava artigos sobre o novo jogo.monster manual 2

Em 1977, Gygax começou a trabalhar em uma versão mais abrangente e desenvolvida do RPG, o Advanced Dungeons & Dragons (o AD&D). Ele escreveu inúmeros manuais para o AD&D, bem como várias aventuras chamadas “módulos” que conceberam a figura do Dungeon Master – o jogador que tem a função de narrador da história (o “Mestre”) – e traziam o famoso o cenário de fantasia medieval Greyhawk, criado e desenvolvido por Gygax.dm guide gygax

Em 1983, ele licenciou o D&D para uma série de desenho animado, o Caverna do Dragão, que foi lançado na TV em 1985 e fez enorme sucesso. Ainda em 1985, Gygax deixou a TSR por divergências com o seu novo acionista majoritário. Ele continuou a criar títulos de jogos de RPG de forma independente, o Dangerous Journeys lançado em 1992 e o Legendary Adventure em 1999.

Em 2004, sofreu dois derrames em 2004 e por pouco evitou um ataque cardíaco. Com a saúde fragilizada, Gary reduziu um pouso seu ritmo de trabalho. Em 2005, Gygax estava envolvido com o desenvolvimento do RPG Castles & Cruzades, um híbrido entre a terceira edição do D&D e a versão original do jogo concebido por Gary, quando foi diagnosticado com um aneurisma da aorta abdominal inoperável. Gygax continuou ativo entre a comunidade rpgista e contribuia regularmente em discussões e fóruns de importantes sites de game design, até março de 2008, quando faleceu.gary-gygax

Agora que você sabe um pouco mais quem foi Gary Gygax, anote na sua agenda. Dia 30 de julho, de 14 às 21 horas, Gary Gygax Day Brasil no Nerd Club em Belo Horizonte. Ou nas mais animadas mesas de RPG perto de você.

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!