Vou falar sobre um dos desenhos que se tornou ícone dos anos 80/90! (além de ser o meu desenho favorito, claro!)
Hoje o Garotas Geeks te leva para dentro da montanha russa Dungeons & Dragons, também conhecida como “Caverna do Dragão”.
Mas afinal de contas, o que seria a história da “Caverna do Dragão”? Crianças mortas no purgatório? Alucinação de ácido e LSD? O Lost dos anos 80?
Para quem não sabe, o desenho “Caverna do Dragão” é uma animação co-produzida pela Marvel Productions, TSR, e Toei Animation, na qual todo o seu universo e personagens são baseados nas classes e conceitos de RPG.
O desenho possui 27 episódios e três temporadas (as quais eu tenho! =P), e foi transmitido originalmente entre os anos de 1983 e 1986 pela rede norte-americana de televisão CBS. Já no Brasil, a série foi exibida por muitos anos pela Rede Globo.
Pra gente relembrar bem (e matar a saudade), confira abaixo a abertura original da animação:

Tudo começa com 6 adolescentes em uma montanha russa em um parque de diversões. Eles entram no brinquedo e SHAZAM, vão parar direto no reino de Dungeons & Dragons, e logo dão de cara com as baforadas do terrível dragão de 5 cabeças Tiamat.
Chegando lá conhecem o Mestre dos Magos, ganham suas armas mágicas e começam a fugir do chifrudo Vingador.
A partir daí, o capeta começa a brincar com a vida deles começa uma série de aventuras em busca de uma forma para  voltar para casa!
Relembre um pouco mais sobre cada um dos personagens logo abaixo:

Personagens:

Henry Grayson, o “Hank”: Hank é o ranger (termo de RPG para definir uma espécie de arqueiro) e o mais velho do grupo, assumindo a posição de líder. (e tem um rale-e-rola com Sheila uhuhu)
Sua arma mágica é um arco capaz de criar flechas energéticas, que podem ser esticadas, dobradas e até mesmo utilizadas como corda.

Eric Montgomery: Eric (meu personagem favorito! *_*) é o cavaleiro e vice-líder do grupo. É constantemente arrogante, egoísta e sarcástico.
Sua arma mágica não é de ataque, mas sim um poderoso escudo que protege ele e os amigos contra ataques mágicos ou físicos, criando um campo de força ao redor dos protegidos. Embora Eric sempre demonstre seu egoísmo, em muitas situações ele se mostra corajoso e se arrisca para salvar o grupo de amigos.

Diana Curry: Diana é a acrobata e a mais centrada do grupo. Está sempre pronta para responder os resmungos de Eric e é uma das raras personagens negras em desenhos animados americanos. Sua arma mágica é um bastão tão flexível quanto as flechas de Hank, que pode regenerar-se quando quebrado, além de aumentar e diminuir de tamanho.

Sheila O’Brien, a Thief: Sheila é a ladina (uma espécie de ladra) e irmã mais velha de Bobby, o qual procura sempre proteger. (e corresponde o rale-e-rola com Hank)
Sua arma mágica é uma capa com capuz que lhe dá invisibilidade, e por razões estranhas, compreende a língua das fadas.

Albert Sidney, o Presto: Presto é o mago e o mais jovem do grupo, depois de Bobby. Seu nome verdadeiro nunca foi revelado, sendo sempre chamado pelos amigos pelo apelido de “Presto”.
Sua arma mágica é um chapéu de feiticeiro, de onde podem ser retirados objetos ou invocar mágicas aleatórias (que quase sempre dão errado). Graças a suas trapalhadas e sua timidez, Presto possui o estereótipo do “nerd” no grupo, se tornando motivo de chacota, especialmente de Eric.

Robert O’Brien, o Bobby: Bobby é o bárbaro e o mais jovem do grupo, sendo o irmão caçula de Sheila.
Sua arma mágica é um tacape, cujo golpe é incrivelmente forte, capaz de quebrar pedras e até mesmo abalos sísmicos. Não costuma ter paciência com Eric, e afeiçoou-se de maneira especial por Uni. (lembra dela? ¬¬)

Uni, o unicórnio idiota: Uni é uma filhote de unicórnio aparentemente órfã, que se torna a mascote das personagens, criando um afeto especial por Bobby. Uni não domina totalmente os poderes mágicos de seu chifre, como por exemplo, o dom do teletransporte. E por pertencer ao Reino, não pode acompanhar os garotos de volta ao mundo real. (o conflito clássico que nós já conhecemos)
Ao longo dos episódios, Uni sempre diz a mesma coisa inútil: BÉÉÉÉ!

O Mestre dos Magos: No desenho, o Mestre dos Magos simboliza ninguém menos que o famoso Dungeon Master dos jogos de RPG. Ele serve como uma espécie de guia para os garotos perdidos no reino, sempre aparecendo (e desaparecendo) misteriosamente, dando informações camufladas que escondem suas reais intenções. Muito já se falou sobre o Mestre dos Magos: que ele era o próprio vingador, que era uma espécie de anjo do purgatório, ou só fruto da imaginação daquelas crianças doidonas viajando nas drogas.

O Vingador: Praticamente o coração gelado do Reino. O Vingador é um poderoso feiticeiro maléfico e opressor do Reino. Com um passado obscuro, ele domina diversos povos e raças em busca de ampliar seus poderes.
Ao longo dos episódios, o Vingador se torta tão incógnita quanto o Mestre dos Magos, levando a muitas possibilidades: Ser o próprio Mestre dos Magos, a personificação do belzebu no purgatório, e por aí vai.
Sempre acompanhado pelo Demônio das Sombras, o Vingador aparece a todo o momento querendo complicar a vida do grupo de jovens e roubar suas armas mágicas.

O tão famoso último episódio:
Talvez tenha sido todo o mistério que englobava o último episódio da série que tornou “Caverna do Dragão” um grande sucesso.
No final dos anos 90, circulou na Internet um rumor de que o último episódio da série teria sido vetado por sua assombrosa revelação: na verdade, as personagens do desenho já estariam mortas desde o primeiro episódio, devido a um acidente no carrinho de montanha russa no qual embarcaram.
Os meninos teriam sido mandados ao inferno, sendo o Mestre dos Magos e o Vingador as duas faces de um mesmo ser demoníaco capaz de oferecer esperança e temor em um processo de crescente agonia psicológica. [????]
Outro boato ainda afirma que Uni seria um agente espião, eventualmente responsável por impedir os meninos de regressar ao seu mundo.
Até que tudo isso faria muito sentido, né? Mas não faz.
Segundo o roteirista Mark Evanier, “Isto é totalmente falso! Apesar de vários possíveis finais terem sido discutidos, nenhum último episódio foi produzido de fato”.
Já Michael Reaves, escritor da maioria dos episódios da série, complementa que “Caverna do Dragão foi um desenho altamente sombrio para a sua época – tanto quanto ‘Gárgulas’ foi nos anos 90. Nós o levamos o mais longe que era possível para um programa infantil. (…) Os garotos não ficaram presos no inferno, nem o Mestre dos Magos é o demônio ou coisa parecida. Essa história toda é absurda.”
Que loucura, não?
Mas aqui no Garotas Geeks você vai saber a verdade, a realidade dos fatos!
É a verdade nua e crua! #datenafeelings
Segue abaixo a sinopse do roteiro original do último episódio:
[SPOILER]
O episódio inicia com os seis garotos enfrentando uma hidra. O Mestre dos Magos aparece durante a briga, mas se recusa a ajudá-los, o que causa estranhamento geral. Mais tarde, o Vingador surge e apresenta uma maneira para a turma voltar ao seu mundo: encontrar uma chave escondida e arremessá-la em um abismo. A proposta faz o grupo se dividir em dois (Eric, Presto e Sheila de um lado e Hank, Bobby, Diana e Uni do outro). Após quase morrerem em um vulcão, eles se juntam novamente e encontram a tal chave dentro de um sarcófago com a imagem do Vingador. Ao serem atacados por um polvo gigante, Eric usa a chave em uma fechadura e salva seus amigos da morte certa. Isso faz o Vingador se transformar em sua forma real (um cavaleiro) e se revela filho do Mestre dos Magos. Com o vilão libertado, os garotos ganham a opção de voltar para seus lares. O episódio termina sem o espectador saber se eles retornaram ou não para a Terra, deixando aí o espaço para uma continuação na temporada seguinte.
[/SPOILER]

Mas eu não poderia encerrar o post com uma simples sinopse, né?
Se você quer saber todos os detalhes do último episódio, clique aqui e faça o download do roteiro completo do episódio totalmente traduzido.
E para quem já leu o roteiro e sabe tudo o que acontece nele, clique aqui e veja a versão em HQ feita pelo designer Reinaldo Rocha. Vale a pena conferir! (:
Em breve teremos a 2ª parte deste post, com todas as influências que “Caverna do Dragão” teve e ainda tem nos dias de hoje! (:

Compartilhe: