Conheça Burka Avenger! Uma professora de escola primária que nas horas vagas veste uma burca e luta contra o mal.

Quem esperaria por isso? De qualquer forma, foi um tirada de gênio.

A História

Quem acompanha os noticiários (ou a vida no seu planeta) sabe que um grande problema do Paquistão, onde impera uma das maiores populações muçulmanas do mundo, são os atos opressores do Talibã que, entre outros feitos cruéis, fazem de tudo para fechar escolas para meninas. Um cantor pop inglês-paquistanês, Aaron Haroon Rashid, desenvolveu um jogo para iPhone baseado nessa situação problemática e sua personagem principal se destacou tanto que virou uma série de TV de 13 episódios.

A história começa quando Jiya, a super-heroína, perde os pais em um incidente em sua cidade, a fictícia Halwapur. Então ela é adotada por um casal gentil que a treina em uma arte marcial chamada Takht Kabaddi e ela usa seus conhecimentos em luta para enfrentar a vilania do Talibã (eles não dão nome aos bois, mas é bastante claro), atirando livros, canetas e outros materiais relacionados à educação (o que é uma grande simbologia da educação vs. ignorância).

burka 4

Polêmica

Mas como haters gonna hate, a animação já criou a maior polêmica pelo fato de Jiya usar uma burca, que é o símbolo da subserviência feminina. Falaram absurdos do tipo “como ela pode lutar pelas mulheres usando esse negócio horríveeel?”. Eu achei uma tirada de gênio ela usar o instrumento de opressão para acabar com os opressores. E outra, ela não é obrigada a usar a burca, ela não é submissa, durante o dia ela usa roupas normais para dar aula. Ela apenas deve ter achado que essa era uma boa forma de esconder sua identidade. De início eu ainda pensei que deve ser extremamente não prático usar aquelas vestes para combater o mal. Mas em alguns momentos da série você vê que ela pode ser muito útil, como quando ela precisa planar, por exemplo (é um desenho, ok?).

Toda esse discussão gerada em cima do que ela veste para mim parece simplesmente uma maneira de mudar o foco da questão principal levantada pela série: a luta feminina por seus direitos.

burka 2

A série

Eu assisti ao primeiro episódio e achei fantástico. Os desenhos são bonitos e coloridos, além de ter uma trilha sonora divertida e uma pitada de humor, todos ingredientes certos para conquistar o seu público e conseguir o resultado esperado: fazer com que as pessoas pensem.

Aliás, quanto à trilha, ela é uma das partes que mais chamam a atenção, já que o criador de Burka Avenger é um cantor pop. Ele faz claro uso do desenho para se promover como artista, já que logo no episódio 1 ele faz uma aparição. Mas não devemos julgar, afinal, todos precisam ganhar o pão para continuar produzindo, certo?

Episódio 1 com legendas em inglês:

Para quem quiser saber mais sobre a série, os jogos ou a trilha sonora, basta acessar ao site http://www.burkaavenger.com/

Compartilhe: