Brasil terá o 1º Campeonato Internacional de Robótica (Educacional) IYRC, em Leme/SP!

maxresdefault

O Campeonato acontecerá nos dias 1º e 2 de setembro! 

Pela primeira vez o Brasil realizará uma etapa mundial do campeonato internacional de robôs para crianças e adolescentes, pela IYRC – International Youth Robot Competition. O evento será totalmente gratuito e aberto às instituições públicas de ensino e acontecerá nos dias 1º e 2 de setembro, na cidade de Leme, interior de São Paulo, contando com o apoio da Secretaria de Educação de Leme e de empresas do setor de robótica, programação e idiomas.

A IYRC é uma competição de robótica realizada desde 2013 em diversos países. O objetivo é incentivar meninas e meninos a expandirem suas habilidades, construir robôs, participar de experiências tecnológicas através de inúmeras modalidades de competição e atividades socialmente inclusivas e idealizadas para o desenvolvimento científico, educacional e social de estudantes.

IYRC Indonésia

IYRC Indonésia

1º Campeonato Internacional de Robótica IYRC IN Brazil terá seis modalidades diferentes de robótica:

  • Boliche Júnior: destinado a crianças a partir de 6 anos e/ou matriculadas no 1º Ano do Ensino Fundamental. As disputas serão individuais e a missão é construir e programar um robô que arremesse bolas para derrubar o máximo de pinos.
  • Ecobot Júnior: também individual, para crianças a partir de 7 anos e/ou matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é programar um robô para deslocar o maior número de objetos aos recipientes apropriados.
  • Trajeto de Obstáculos: o desafio para as crianças a partir de 8 anos e/ou matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamenta será controlar um robô, que deverá percorrer um trajeto com obstáculos no menor tempo possível.
  • Core-M Mission: os alunos utilizarão Kits Maker Humanoid e serão testadas habilidades como controlar remotamente um robô humanoide, passando por obstáculos, para chegar ao final do percurso no menor tempo possível. Participam desta fase alunos de 9 anos e/ou matriculado no 4º ano do Ensino Fundamental.
  • Futebol de Robôs: cada time terá três robôs e a prova exigirá dos participantes jogar uma partida de futebol durante três minutos, utilizando robôs por controle remoto. O intuito da prova é promover o trabalho em equipe e testar as habilidades dos estudantes, que deverão construir um robô com alta estabilidade, dentro de certas especificações e controlá-lo durante toda a partida. O futebol de robôs é destinado a crianças a partir de 10 anos e/ou matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental.
  • Line Follower: para adolescentes acima de 9 anos de idade, cada equipe terá de 2 a 4 alunos. A missão é superar o trajeto e seus obstáculos para marcar o maior número de pontos no menor tempo possível. A equipe construirá um robô, seguindo, impreterivelmente, as regras estabelecidas pelo regulamento e disputará um jogo de 3 rodadas de 3 minutos cada. Aqui o desafio será construir e programar um robô autônomo que se movimente no traçado de uma linha (preta) na pista de competição. O Robô deverá ser capaz de superar diversos obstáculos distribuídos ao longo do trajeto.

Para participar do evento, você deve fazer a inscrição no site, até o dia 25/08. O evento acontecerá no Clube de Campo Empyreo – Rodovia Anhanguera, KM 184 – Jd. Nova Leme, Leme/SP. – Clique aqui para conferir o endereço no Google Maps. Confira abaixo os horários:

Sábado – 01/09

  • 08h as 10h – Abertura solene com responsáveis mundial do evento da IYRA da Coreia e China e autoridades da cidade.
  • 10h as 17h – Competições 1 a 5 (Boliche, Ecobot, Trajeto de obstáculos, Core-M-Mission e Futebol de Robôs).

 Domingo 02/09

  • 09h ao 12h – Competição 6 (Line Follower)
  • 15h – Entregas das medalhas, troféu para os 3 melhores de cada competição e prêmios para os alunos destaques (1º PlayStation 4, 2º Drone e 3 ºTablet)

 Para mais informações acesse www.iyrc.com.br!

Quem escreve? Diana Martins

Social Media do Garotas Geeks, graduada em Publicidade e Propaganda, apaixonada por beleza, moda e arte em geral. Viciada em séries, cinema e claro, com o sonho de ser uma X-men ou uma super heroína da DC Comics.