BOMBA: Silent Hills é cancelado e P.T. ganha data limite para download

SilentHillsCancelado-Top

Dia de luto para os esperançosos pela volta triunfal de Silent Hill. Domingo, dia 26 de abril, foi anunciado o cancelamento do projeto Silent Hills, além de dada uma data final para download de P.T. 

Queridos amantes de jogos de terror e simpatizantes, é isso mesmo que vocês acabaram de ler: a Konami publicou uma nota no site oficial  em letras miúdas declarando a remoção do teaser jogável (playable teaser = P.T.) no dia 29 de abril de 2015. Quem já baixou da Playstation Store  ou pretende fazer isso até quarta-feira, estará com a “demo” garantida. Quem não baixar, bye bye, só restara saudade (ou a casa de um amigo com PS4)

Nota do site oficial de P.T.

Nota do site oficial de P.T.

Divulgado na Gamescom 2014 e disponível para download gratuito, P.T. foi uma das melhores experiências de terror criada nos últimos tempos. Provou que algo incrível estava nascendo ali, ao deixar os jogadores à beira de um ataque cardíaco com a atmosfera tensa amarrada à narrativa criativa e assustadora envolta de enigmas complexos, encerrada com chave de ouro ao nos presentear com a imagem do ator Norman Reedus, o queridinho Daryl de The Walking Dead, andando solitário pelas ruas desertas e nostálgicas de Silent Hill. Até mesmo o tema clássico composto por Akira Yamaoka estava ali. Foi genial e verdadeiro – e estávamos sedentos por mais.

Porém nem tudo são rosas: a esperança de retomar Silent Hill às raízes do bom e velho terror psicológico parece ter ido por água abaixo junto com o cancelamento do projeto idealizado pelas mentes brilhantes de Guillermo Del Toro e Hideo Kojima – certeza de sucesso.

As coisas já andavam estranhas nos últimos tempos. Após os boatos de que Kojima estaria saindo da Konami, deduzidos pela retirada repentina de seu nome e do seu estúdio – Kojima Productions – dos meios de divulgação de Metal Gear Solid V e Silent Hills, além de sua ausência para receber três prêmios (prêmio de excelência + game media award para Metal Gear Solid e prêmio de inovação para P.T.) na cerimônia de premiação da Weekly Famitsu (revista de games mais importante do Japão), as coisas pareciam feias, mas conhecendo Kojima e suas “pegadinhas” eu estava relutante em acreditar, imaginando ser mais uma zoação hard para depois vir com algo ainda mais fantástico e surpreendente. Porém, essa noticia fez a ficha cair, ao mostrar que o negócio tá foda triste e sério mesmo.

SilentHillCancelado-03

O fato ligado ao cancelamento de Silent Hills veio à tona em uma rodada de perguntas e respostas à Guillermo Del Toro, na qual um fã questionou sobre o andamento do jogo e o cineasta respondeu que “oficialmente eu vos digo que não vai acontecer, e isso parte meu coração“. Norman Reedus confirmou a infelicidade em seu twitter:

SilentHillsCancelado-twitter01

Grande parte da equipe aqui do Garotas Geeks está triste (a.k.a chorando em posição fetal) com a notícia, pois realmente temos muito carinho pela franquia e nutríamos altas expectativas pelo próximo titulo.

Será o fim de um sonho? Tudo está perdido?

SilentHillCancelado-gif03

Ou é apenas o inicio de uma nova era?

adieu, mon amour

adieu, mon amour

Nada cabe mais nessa “despedida” do que as próprias frases presentes em P.T.:

“Minha voz. Consegue ouvi-la?
Esta mensagem. Consegue lê-la?

Esperarei para sempre, se você vier até mim”.

Quem escreve? Bruna

Estudante de Design de games/moda/gráfico, aspirante a ilustradora nas horas vagas e artista “faz-tudo” em desenvolvimento de jogos, é louca por qualquer coisa de terror e não dispensa um bom filme trash asiático para rir. Sonysta assumida (deixando o PC muitas vezes com ciúme) e persistente como uma pedra, se negando a jogar no modo easy – quanto mais difícil o jogo, mais viciante!