É o fim da Nintendo no Brasil?

A Nintendo anunciou hoje (9/1/2015) que não distribuirá jogos e consoles no Brasil.  No press release que recebemos, Bill van Zyll, Diretor e Gerente Geral para América Latina da Nintendo of America explicou os motivos:

O Brasil é um mercado importante para a Nintendo e lar de muitos fãs apaixonados mas, infelizmente, desafios no ambiente local de negócios fizeram nosso modelo de distribuição atual no país insustentável. Estes desafios incluem as altas tarifas sobre importação que se aplicam ao nosso setor e a nossa decisão de não ter uma operação de fabricação local.

E pelo visto é só no Brasil! A empresa Gaming do Brasil, subsidiária da Juegos de Video Latinoamérica, GmbH, encerrou a distribuição apenas aqui nas terras tupiniquim.  Nenhuma mudança de distribuição ocorreu nos outros países da America Latina. Bernard Josephs, CEO da Juegos de Video Latinamérica, GmbH explica que apesar de encerrar as operações por aqui, existe a esperança:

Somos parceiros da Nintendo na distribuição de seus produtos na América Latina há 14 anos e continuamos comprometidos com a marca. E, enquanto nenhuma outra mudança está planejada para outros mercados da região, estamos em uma posição em que precisamos reavaliar nossa abordagem na distribuição no Brasil. Continuaremos a monitorar o ambiente no país para que possamos avaliar futuras oportunidades.

Pelo menos a garantia e a assistência técnica continuam garantidas pela HG Digital Services Ltda., que pode ser contatada pelo telefone (11) 3868-2658 ou [email protected].

Vale lembrar que os problemas já existiam…

Não é de hoje que a tia Nintendo está falhando com os consumidores do Brasil. Há mais de um ano é difícil comprar conteúdo na loja online eShop do portátil Nintendo 3DS. Isso porque a Nintendo não se adequou à regulamentação bancária que impede que cartões de crédito de certos bancos, como Bradesco, Itaú e Santander efetuem operações em lojas online que apresentam preços em reais, mas cobram em dólares. Ponto pra Microsoft e Sony por conseguirem solucionar esse problema ainda em 2013.
A loja online do Wii U para brasileiros não existe, isso impede a galera de comprar conteúdo exclusivo online, como os games clássicos do Virtual Console, e gera outras situações bizonhas: Os jogos recebem conteúdo extra gratuito e os brasileiros não conseguem baixar pois é necessário acesso à loja online. ¬¬

Dica de ouro

Pra evitar dor de cabeça faça uma conta internacional da Nintendo, saiba como aqui no tutorial do site Critical Hits.

E aí?

Os concorrentes estão conseguindo. Essa decisão da Nintendo é só culpa do excesso de impostos ou falta vontade pra melhorar e adaptar o modelo de distribuição? Enquanto isso a importação não oficial das pequenas lojas continua, é torcer pro preço não disparar.

Compartilhe: