Fã de realidade virtual? Conheça o novo lançamento da Playstation!

Alô pessoas!

No evento Brasil Game Show (BGS) deste ano, tivemos uma experiência incrível proporcionada pela Playstation: testamos o Playstation VR, um acessório acoplado ao Playstation 4 que é capaz de te colocar em uma realidade virtual.

O stand da Playstation na BGS trazia diversas opções de jogos, em que o jogador se sentava em um sofá em frente a uma mesinha com um Playstation 4 e com a sua unidade de processamento. Ao se sentar, é colocado o visor, que deve ser muito bem ajustado, de forma que fique as palavras e as imagens que você observa devem estar bem nítidas. Colocado o visor, é a vez dos fones de ouvido, que no caso foram headphones, e então, o controle em suas mãos.

playstation-vr-bgs-2016 (2)

playstation-vr-bgs-2016 (3)

Observem a espessura do visor! Ele é super confortável.
Observem a espessura do visor! Ele é super confortável.

O jogo que foi testado nessa ocasião foi o Rez Infinite, um game antigo, lançado em meados de 2001 para Playstation 2, agora adaptado para a realidade virtual.  No jogo, você é uma espécie de robô, ou droid, algo assim, e tem que atirar nas naves inimigas que aparecem por todos os cantos do mapa: basta mirar e atirar. Desta vez, entretanto, você não precisa usar o analógico para mirar, basta olhar para o alvo. Isso mesmo, o Playstation VR acompanha o movimento do seu globo ocular, bastando que você apenas olhe e aperte o X do controle que fica em suas mãos para atirar. É necessário que você olhe para cima, para baixo, para os lados e para trás para encontrar a nave rival, que fica te perseguindo em determinado momento do jogo. Por isso, além das luzes e lasers que ficam piscando, além das cores vibrantes, o jogo é extremamente rápido e exige muita atenção do jogador.

playstation-vr-bgs-rez-infinite

Muitos criticaram o fato de que Rez Infinite não seguiu a dinâmica dos outros jogos para Playstation VR, que buscam atenuar os efeitos rápidos dos jogos, optando por fades lentos e graduais, evitando movimentos inesperados para evitar sensações de tontura e enjoo que acontecem em algumas pessoas. Entretanto, aqueles que jogaram Rez em sua versão original sabem que o protagonista viaja pela super rede Project K em uma velocidade absurda, e por isso o jogo não poderia ser mais lento. Acredito que essa mudança não foi feita para não tirar uma característica própria do jogo, e, em minha opinião, foi uma escolha excelente, mesmo porque são as curvas repentinas, a perseguição e as cores vibrantes que criam a ilusão de que você realmente está imerso naquela realidade.

playstation-vr-bgs-2016-rez-infinite-2

Confiram o trailer do jogo:

O aparelho já está disponível na pré-venda em sites americanos pelo preço de $400,00 (quatrocentos dólares, equivalente a aproximadamente R$1.500,00), acompanhando o visor, unidade de processamento, cabos HDMI e USB, fones e adaptadores de energia e para headsets, além de um jogo de demonstração, o PlayStation Worlds VR. Você pode realizar a compra e receber o seu aparelho em outubro, embora o mesmo esteja no status de esgotado em diversos sites. Aqui no Brasil ainda não há uma data certa para a venda, ficando em aberto o espaço entre março de 2017 e abril de 2018 🙁

playstation-vr-bgs-2016-rez-infinite

Além disso, há adaptação de controles para alguns jogos, como aquelas versões de bastão de beisebol e raquete de tênis que o Nintendo Wii lançou para jogar Wii Sports. Esse controle é vendido separadamente, mas alguns jogos como o Until Dawn: Rush of Blood, que estava disponível para teste na BGS, podem utilizar esse tipo de controle.

playstation-vr-bgs-2016-rez-infinite-1

playstation-vr-bgs-2016-controle

É importante lembrar que esse tipo de game não é indicado para pessoas que possuem alguns problemas como labirintite ou são suscetíveis a sentirem tonturas 😛

~~

Já teve alguma experiência com o Playstation VR ou com realidade virtual?

Conta pra gente nos comentários! x)

Compartilhe: