Aurora: Uma caprichada graphic novel brasileira de ficção científica

aurora hq

Primeira HQ do ator Felipe Folgosi, realizada em parceria com o Instituto dos Quadrinhos

Aurora é um thriller de ficção científica que conta a história de Rafael, pescador que presencia um fenômeno cósmico nunca visto antes. Essa experiência o transforma em algo maior do que um simples humano, um herói moldado pela evolução natural. Ao mesmo tempo em que descobre seus poderes, Rafael é perseguido pelo governo norte-americano e precisa salvar a sua família.

aurora_capaA graphic novel foi criada pelo ator, apresentador e roteirista Felipe Folgosi. Da ideia inicial de Aurora até o roteiro final, foi um longo período de criação e pesquisa. Felipe levou dez anos entre a ideia original e o lançamento da HQ. Aurora foi inicialmente criada como roteiro para o cinema, mas percebendo seu potencial gráfico, o autor adaptou a trama para história em quadrinhos. O resultando é uma história que mistura questões cientificas e filosóficas, envolvendo raios cósmicos, precessão dos equinócios, CIA, DARPA, sociedades secretas, pós-humanismo, ação e romance.aurora2

A graphic novel Aurora foi viabilizada a partir de uma campanha de financiamento coletivo e publicada pelo Instituto dos Quadrinhos. A adaptação e o layout são de Felipe Folgosi, a arte é de Leno Carvalho e a arte-final é de Nelson Pereira. A graphic novel conta ainda o belo trabalho do time de coloristas formado por Stefani Rennee, Márcio Menyz, Thiago Ribero, Rodrigo Fernandes, Carlos Lopes e Márcio Freire. O letristra e diagramador é Flavio Soares.aurora4

Os principais destaques da HQ Aurora são a arte caprichada e o interessante e envolvente roteiro. As cores são muito bonitas e o acabamento de primeira valoriza ainda mais a graphic novel. O roteiro é denso, cheio de elementos e referências. Dá pra perceber que foi fruto de uma longa pesquisa. A sequência narrativa e os diversos cenários também ressaltam o caráter imagético, quase audiovisual da obra.

Em sua estreia como roteirista de quadrinhos, Felipe Folgosi surpreende, tanto pela qualidade e maturidade da HQ, quanto pelas parcerias certeiras que procurou para viabilizar o projeto. Espero ver mais trabalhos como este, em prazo menor do que dez anos!

Felipe Folgosifelipe-folgosi

Felipe Folgosi é mais conhecido pelos seus trabalhos na televisão. Na Rede Globo, trabalhou em Sex Appeal, Olho no Olho, Explode Coração e Corpo Dourado. Fez ainda novelas no SBT e na Record, como Os Mutantes, Caminhos do Coração e Prova de Amor, além de ter participado do reality show A Fazenda. Atuou ainda em filmes e peças de teatro.

Felipe estudou cinema na FAAP e fez especialização na UCLA/EUA, por dois anos, com ênfase em roteiro. Desde 2000, tem escrito sobre cinema para veículos como o Jornal da Tarde, a revista a Avianca. Em 2001, conquistou o Concurso Nacional de Dramaturgia do Ministério da Cultura com a peça Um Outro Dia.aurora1

Instituto dos Quadrinhos

O Instituto dos Quadrinhos é um polo de criação de HQs, animação e ilustração fundado pelo quadrinhista e ilustrador Klebs Junior em 1999. É uma escola que oferece cursos regulares de quadrinhos, desenho, pintura, escultura, animação 2D, roteiro e ilustração digital. Como estúdio, agencia e gerencia mais de 50 artistas no mercado internacional, em editoras como Marvel, DC Comics, Dargaud e Bonelli. Como editora, o Instituto dos Quadrinhos é o selo que publica HQs feitas por artistas brasileiros. aurora5

A graphic novel Aurora custa tem 108 páginas, custa R$ 39,90 e pode ser adquirira na Livraria Cultura. A HQ tem previsão de lançamento também nos EUA e na Europa.

Quem escreve? Luciana

Jornalista, Relações Públicas, Especialista em Gestão da Comunicação e Mestra em Análise do Discurso. Rpgista de longa data, trekker (Vida longa e próspera!) e whovian (Allons-y!)... Gosto da natureza, de literatura, HQs, cinema, séries de TV, rpg, board games, de música boa (rock and roll) e de nerdices em geral! Adoro preparar quitutes e receber os amigos. Insisto em ser feliz e sou altamente convivível! E amo o Leo - o maridão e personal-particular-chef!!!