Ator de Mutano do novo filme dos Jovens Titãs se enfurece com racismo contra a atriz de Estelar

beast-boy

O ator Ryan Potter criticou os fãs pelos comentários racistas direcionados à sua colega Anna Diop. Quando as fotos apresentando a Estelar de Diop vazaram em abril deste ano, diversas pessoas começaram a atacar o novo visual da personagem na internet. Apesar de algumas críticas se limitarem a uma “preocupação com a fidelidade da aparência”, muitas delas foram direcionadas especificamente à aparência da atriz. Grupos de fãs chegaram a afirmar que uma mulher negra não poderia ocupar o papel.

Titans deverá ser lançado ainda esse ano pelo novo serviço de streaming da DC Universe. Baseado nos quadrinhos dos Jovens Titãs de George Perez e Mary Wolfman, a série em live-action mostrará muito dos que as pessoas vieram a conhecer com a ascensão de Teen Titans Go!. Apesar disso, a série promete uma abordagem muito mais adulta e sombria dos amados heróis, como foi possível perceber no trailer. A série contará a história dos jovens heróis enquanto enfrentam o amadurecimento e simultaneamente enfrentam catástrofes mundiais, incluindo um embate com o demônio Trigon.

Apesar de enfrentar forte ceticismo no início, a série tem atraído maior interesse dos fãs hoje em dia. Mas parte disso tem sido apagado pelos ataques constantes contra a contratação de Diop. Durante entrevista recente, o ator Ryan Potter, que interpretará o personagem Mutano, expressou sua frustração com o discurso de ódio recebido por sua colega.

Há muitas culturas de fãs que eu faço parte, e muitos fandoms também, e… ultimamente, se você é fã de um projeto, claro, você vai querer explorá-lo até o núcleo, e irá querer criticá-lo, porque você como um fã, ama isso e quer que seja melhor e sabe que potencialmente poderia ser melhor. Mas ao final do dia, você não ataca os atores e atrizes por serem de uma determinada etnia, ou por interpretarem certo personagem. Isso não faz nenhum sentido pra mim. São pessoas trabalhando.

Ele continuou apontando que apesar de as pessoas terem direito de se expressarem, o racismo ou comentários de ódio não são certos.

Esse é o ponto na América, sabe? Liberdade de expressão. Mas isso tem limites, sabe? Atacar, especialmente pessoas de outra etnia na internet… É algo absolutamente incompreensível para mim que alguém ache isso aceitável.

Starfire-Anna-Diop

Diop já respondeu a esses comentários, e optou por não descer o nível. Ela explicou que a foto vazada não era uma representação precisa da personagem. Considerando que Estelar (também conhecida como Princesa Koriand’r) é uma alienígena do Planeta Tamaran, onde a maioria dos cidadãos possuem cabelos e peles alaranjadas, nenhuma atriz seria capaz de ter uma aparência naturalmente adequada ao papel. Tanto ela quanto Mutano precisarão, obviamente, de ajuda dos efeitos especiais para trazerem seus personagens a vida. Apesar disso, mesmo se mantendo forte frente às críticas, a atriz acabou tendo de desativar os comentários de sua conta no Instagram.

Infelizmente, essa é apenas mais uma enorme mancha causada por fãs lutando contra a inclusão e tentando forçar atores a se esconderem. Enquanto os quadrinhos introduziram os leitores a diversos personagens maravilhosos, eles não possuem um forte histórico em relação a diversidade. Com as mudanças, é comum vermos mais atores que não parecem exatamente como o traço original do personagem. Mas não podemos ignorar o fato de que a maioria dos fãs querem ver personagens que os representem, então a contratação de Diop como uma das Titãs, é sim um passo na direção certa.


Fontes: Screenrant | TheMarySue

Quem escreve? Liao

Débora é musicista, pesquisadora e otaku (não fedida, prometo). 1/3 gamer, 100% sonserina. A alcunha de Liao veio de um site aleatório de geração de nomes japoneses (Liao é chinês, mas tudo bem).