Desenvolvedores de jogos também sabem ser trolls!

Pirataria é um negócio sério, mas acaba sendo motivo de boas risadas às vezes, de um jeito bem bacana! Isso porque alguns desenvolvedores de jogos arrumaram métodos menos convencionais de combater a pirataria – o que é um desafio constante, contínuo e tipicamente infrutífero, tanto para desenvolvedores como para editores. Principalmente porque se as pessoas quiserem jogar algo sem pagar por isso, é bem provável que elas encontrem uma maneira, de um jeito ou de outro. Mas isso não significa que os desenvolvedores não podem atacar de volta de tempos em tempos.

Esses desenvolvedores usaram métodos bem inventivos e divertidos ao longo dos anos para trollar os pirateiros, interrompendo suas sessões de jogos ilícitas e até mesmo usando artimanhas para enganar os piratinhas a exporem suas façanhas ilegais em fóruns da internet e desencadearem longos dias de zoeira e de vergonha alheia. De Arkham Asylum a Red Alert 2, de Zak McKrakken a Grand Theft Auto 4, separamos nossos truques favoritos de punição anti-pirataria nos jogos, baseadas nesse post da PCGamer.

The Sims 4

Pixelados

Ter as partes íntimas dos seus Sims pixelizadas quando tomam banho é um negócio comum, mas os jogadores que piratearam The Sims 4 logo descobriram que o borrão de censura não acaba quando seu Sim coloca suas calças de volta. Em vez disso, o efeito pixelizado vai se espalhando até que toda a tela esteja coberta por um filtro borrado. Naturalmente, alguns jogadores deram as caras nos fóruns para reclamar sobre esse “erro”, bando de piratas tolinhos.

Assista o bug aqui, se quiser conferir como é a experiência :p

sims-4

Nível de trollagem: 7

Serious Sam 3: BFE

Ferroados

Os desenvolvedores de Serious Sam (a Croteam), decidiram punir os piratas com um monstro pra lá de assustador: um escorpião gigante e imortal, carregando duas metralhadoras (sem limite de balas), que é capaz de atravessar a tela numa velocidade estupidamente absurda! Você pode tentar correr e se esquivar de seus ataques pelo tempo que quiser, mas ele sempre estará lá, perseguindo, assistindo, esperando para correr ao redor de uma esquina e te espetar até a morte. Enquanto alguns jogadores acabam desistindo por isso, outros até compartilham a atitude de gung-ho de Sam e chegam a considerar o sistema apenas como um modo hardcore do jogo. E é assim que se parece, se você quiser assistir.

Nível de trollagem: 8

The Talos Principle

Enjaulados

Enquanto isso, os engraçadinhos que pirateavam o The Talos Principle, também da Croteam, acabaram literalmente presos no jogo. Não pelos enigmas de lógica 3D do jogo, mas pelos elevadores que os jogadores usam se deslocar no mapa – a principal forma de transporte do jogo, inclusive. Em cópias piratas, os elevadores simplesmente param no meio da viagem…  É isso. Os piratas não conseguiram progredir, não conseguiram voltar e não conseguiram sair. Eles simplesmente tiveram que quitar.

TalosPrinciple

Nível de trollagem: 8

Zak McKracken and the Alien Mindbenders

Krackeados – dá licença pro trocadilho aqui ¯\_(ツ)_/¯

Volte o relógio para 1988 para este clássico. Na aventura da Lucasfilm, Zak McKracken and the Alien Mindbenders, sempre que os jogadores queriam visitar outros países, eles tinham que inserir um código que vinha impresso no folheto de instruções do jogo. Porém, se eles errassem o código cinco vezes seguidas, o personagem do jogo acabava na “prisão de piratas”, e o jogodor recebia um belo de um sermão bem severo sobre pirataria. Veja o vídeo do sermão aqui.

mac kracken

Nível de trollagem: 6

Quantum Break

Aye see you!

Remedy ao lançar seu jogo em terceira pessoa/programa de televisão, não parecia muito preocupada com gente pirateando suas propriedades intelectuais, eles apenas queria deixar claro pros abusados que eles sabiam. Jogadores que usassem a versão crackeada recebiam um acessório “extra” para Jack, seu personagem: um tapa-olho com um símbolo pirata! A mesma coisa já tinha acontecido em Alan Wake, também desenvolvido pela Remedy. É um toque bem suave no jogador. O único porém dessa punição é que ela acabou afetando também os jogadores que compraram o jogo original mas não estavam logados na Windows Store enquanto jogavam – e isso estragou um pouco a diversão (depois de algum tempo, lançaram um patch corrigindo).

quantum break

Nível de trollagem: 3

Batman: Arkham Asylum

A queda do Cavaleiro das Trevas

A experiência de quem jogou a versão pirata de Arkham Asylum foi bem semelhante a do jogo original, pelo menos inicialmente. Porém, a Rocksteady foi muito esperta e desativou A habilidade essencial de planar com a capa do Batman nas versões crackeadas do jogo. Alguns dos piratas, pra variar, chegaram a reclamar nos fóruns oficiais do jogo, mas a resposta dos desenvolvedores foi fantástica: “não é um erro no código do jogo, é um erro no seu código moral”. Depois dessa, eu não tentaria voos tão altos :p

arkham asylum

Nível de trollagem: 9

Grand Theft Auto IV

Vá para casa, você está bêbado

No começo, tudo parece bem, mas então você termina o prólogo. À medida que o jogo explica como funciona sua safe house, a câmera começa a balançar incontrolavelmente. E ela vai continuar fazendo isso. Para sempre. Se, de alguma forma, os piratas conseguissem superar a ânsia de vômito causada pelo movimento da câmera, sem problemas! A Rockstar ainda tinha mais uma carta na manga: qualquer carro que o Niko entrasse, aceleraria automaticamente e começaria a soltar uma fumaça preta. Vamos combinar que a Rockstar não tem medo de ser desagradável. Veja quanto tempo você consegue aguentar assistir isso. Posteriormente, os modders finalmente descobriram uma solução pro “problema” – e não foi comprar uma cópia original.

GTA

Nível de trollagem: 8

Command & Conquer: Red Alert 2

Destruiçãozinha básica

Há duas coisas essenciais para o sucesso do Red Alert 2: uma base e unidades. A técnica anti-pirataria da EA destruiu ambas. Dentro de trinta segundos depois do começar uma partida, os piratas apenas observariam desamparados tudo o que eles possuíam, simultaneamente, ser detonado em uma explosão que resultava no fim do jogo. Apesar de divertido, a EA perdeu uma boa oportunidade de saborear a frustração dos piratas. Trinta segundos é um tempo curto demais, né?! Se o objetivo era trollar, podiam esperar pelo menos uns dez minutos antes de explodir a porra toda. Quem quiser ver um exemplo, tá aqui.

red alert

Nível de trollagem: 4

Crysis: Warhead

Tiro chocante

Se você piratear a sequência de Crysis, você encontrará uma surpresa: na primeira vez que você disparar uma arma, vai descobrir que todas as balas foram substituídas por nada mais, nada menos do que galinhas. “Mas pera, são galinhas vivas?” – você se pergunta. A verdade é que é difícil dizer e pela velocidade que elas caem no chão quando são atiradas, provavelmente não por muito tempo.

O problema com esta técnica anti-pirataria é que ela acaba por “melhorar” um pouco o jogo, deixa ele mais divertido pra muitos jogadores. As shotguns disparam uma enorme quantidade de galinhas, o que é brilhante – e mais ainda quando você está usando uma metralhadora. Mas o mais engraçado mesmo é que elas não causam dano nenhum e é hilário ver seus inimigos gritando coisas como “aaaargh!” e “pare com isso!”, como se fosse só incômodo mesmo receber uma galinhada na cara. Veja o caso em ação aqui.

crysis

Nível de trollagem: 2

Take On Helicopters

Miopia gradual

A Bohemia Interactive tem usado a tecnologia FADE para frustrar piratas desde Operação Flashpoint. Como todos os melhores truques anti-pirataria, este entra em cena lentamente, destruindo a experiência do jogo após um período de falsa segurança. Em OpFlash, os inimigos vão ficando cada vez mais difíceis matar enquanto o jogador vai se tornando cada vez mais frágil – algo fatal em um jogo de simulação de guerra, que já é bastante difícil. Já Take On Helicopters essa tática é mais divertida ainda! Quando você está voando, sua visão começa a ficar embaçada, como se você estivesse jogando com um prato de vidro na frente da sua cara durante uma tempestade ou voando sob a influência de substâncias particularmente nocivas (dorgas). Boa sorte enfrentando a tempestade com essa desvantagem.

helicopters

Nível de trollagem: 8

Dark Souls

Invasão dos black phantoms

O método utilizado por Dark Souls não foi exatamente projetado para combater pirataria, mas para “divertir” os primeiros participantes do jogo. Em resposta a alguns varejistas que disponibilizaram o jogo antes da data de lançamento no Japão, a From Software enviou alguns bosses de nível máximo para “entreter” os apressadinhos que jogavam antes do lançamento oficial. Se eles pensaram que iam ter alguma vantagem por jogar antes do lançamento, no lugar acabaram se vendo enfrentando monstruosidades com meros 19,000 de HP.

dark souls

Nível de trollagem: 9

Mirror’s Edge

Cê tem certeza que quer pular?

Em um jogo baseado em velocidade  e momento (impulso), o que poderia ser mais frustrante do que uma desaceleração súbita? Os piratas que jogaram Mirror’s Edge tiveram bastante dificuldade pra completar o tutorial. Quando Faith passa de um certo ponto no mapa e o jogo não consegue verificar autenticidade, ela começa a diminuir sua velocidade, passo a passo, até andar no ritmo de uma lesma. Nesse ponto, você mal consegue subir a rampa e sua única saída é se esborrachar do alto do arranha-céu mais próximo para o esquecimento. Aqui está um vídeo do efeito em ação.

mirrors-edge-story

Nível de trollagem: 7

Game Dev Tycoon

Pirateado até a morte

Game Dev Tycoon é um simulador de administração de um estúdio de jogos, em que você deve gerenciar recursos, custos e funcionários e, em seguida, liberar produtos para o mundo. A versão pirateada permite que você chegue bem até esse ponto, mas não muito mais. Após o lançamento do seu produto, os piratas descobrem que seu jogo começará a diminuir os lucros graças à pirataria (O MUNDO GIRA E OS VACILAUM RODA, NÉ NÃO?). O problema piora e piora até que o estúdio entra em falência, inevitavelmente. O jogo sacaneia os piratas e ensina uma importante lição sobre empatia e outros assuntos do gênero. É uma boa lição de moral, né? karma is a bitch

tycoon

Nível de trollagem: 10

Settlers 3

Porquinho de ferro

Há várias coisas que uma cidade precisa para funcionar. Em Settlers 3, os jogadores devem coletar vários recursos – alimentos, ferro, carvão, pedra e madeira, para trazer seus assentamentos isométricos à vida. Para a maioria das pessoas, essa era uma tarefa viável e relativamente fácil. Para os piratas do jogo, no entanto, um ingrediente essencial simplesmente não poderia ser encontrado, de jeito nenhum. Em cópias piratas do jogo, fundições de ferro só gerariam porcos e não ferro. E enquanto os porcos são certamente um recurso útil, eles têm muito menos aplicações militares (exceto se tu for um anão em O Hobbit, hahaha).

settlers 3

Nível de trollagem: 7

Por isso, amiguinhos, comprem cópias originais!

pokemon

E se você sentiu falta de algum jogo na lista, comenta pra gente!

Compartilhe: