As “frustrações” de Alan Rickman com o papel de Snape em Harry Potter reveladas em cartas recém descobertas

severus snape

A batalha do saudoso Alan Rickman para interpretar o professor Severo Snape nos filmes da série Harry Potter acaba de se tornar amplamente conhecida graças a divulgação de suas cartas pessoais. De acordo com o Yahoo!, a loja Neil Pearson Rare Book está leiloando algumas recordações antigas do ator, incluindo suas cartas pessoais. E essas cartas parecem tornar mais claros os pensamentos do ator sobre interpretar Snape. Alan Rickman morreu em 2016 de câncer, tendo participado de todos os oito filmes da saga do bruxinho mais famoso do mundo entre os anos de 2001 e 2011.

Uma das cartas é do produtor David Heyman, que agradecia a Rickman por seu desempenho em Harry Potter e a Câmara Secreta. “Obrigado por tornar HP2 em um sucesso”, afirma na carta. “Eu sei que as vezes você pode se sentir frustrado, mas por favor saiba que você é uma parte integral dos filmes. E que você é brilhante.”

alan-rickman-8

Além disso, a coleção inclui outra anotação escrita por Rickman durante seu trabalho em Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009). A carta, intitulada “Dentro da Cabeça de Snape”, expressava frustração sobre como o diretor do filme, David Yates, tratou o personagem Snape durante o filme. “É como se David Yates tivesse decidido que isso não é importante para o grande quadro, ou seja, para atender ao público adolescente”, ele escreveu.

Em 2011, os pensamentos de Rickman sobre como Snape havia sido representado nas telonas veio a tona graças a uma matéria do Los Angeles Times. O ator contou ao L.A. Times que considerava o papel como um “sinal de pontuação” em sua vida, “porque eu poderia estar fazendo outras coisas, mas sempre acabava voltando pra isso, e eu sempre tive noção do meu lugar na história, ainda que os outros ao meu redor não tivessem”.

Outro item é uma troca de cartas entre Rickman e J.K. Rowling, escritora dos livros de Harry Potter. “Acabo de voltar de férias de algumas semanas e tive de mandar um texto sobre o que você escreveu no roteiro de lembrança de As Relíquias [da Morte – Parte] II. Meus olhos se encheram de lágrimas. Agradeço a você por fazer justiça ao meu mais complexo personagem”, Rowling escreveu para Rickman.

alan-rickman-13

Rickman já havia se manifestado sobre como Rowling confiou a ele o papel de Snape. A autora revelou o significado por trás da frase “Sempre”, de Snape – que trouxe ao conhecimento do público que Snape amava a mãe de Harry, Lily – a Rickman muito antes de terminar os livros, de acordo com o EW!.

“Se vocês se lembrarem, quando eu gravei o primeiro filme, ela havia escrito apenas três ou quatro livros, então ninguém sabia realmente pra onde a história estava indo, exceto ela”, declarou ele ao HitFix em 2011. “E era muito importante para ela que eu soubesse de algo, mas ela apenas me deu um pequeno pedaço de informação, que me ajudou a pensar que essa rota era um pouco mais ambígua”.

As cartas de Rickman estão sendo leiloadas na ABA Rare Book Fair, em Londres, e estão avaliadas em £950.000.

Um ano após a morte do ator, a própria J.K. Rowling lamentou ter matado o personagem no livro:

Alan Rickman, Sempre <3


Fonte: Independent

Quem escreve? Liao

Débora é musicista, pesquisadora e otaku (não fedida, prometo). 1/3 gamer, 100% sonserina. A alcunha de Liao veio de um site aleatório de geração de nomes japoneses (Liao é chinês, mas tudo bem).