As cinco conduções de orquestra mais geeks e divertidas que você já viu!

pernalonga_concerto capa

Garotas Geeks também é cultura (;

Quem não se lembra de ter assistido vários desenhos animados na infância como Pernalonga (e de novo, e de novo), Tom e Jerry, Pica-Pau, Pantera Cor-de-Rosa e vários outros que faziam referências para a música clássica e de certa forma influenciaram várias pessoas até hoje? A Sinfonia da Hora do Mickey não me deixa mentir e me enche de nostalgia!

O fato é que a música de câmara sempre foi considerada uma arte “séria”, de “elite” e costumeiramente é bem conservadora. Mas os anos vão passando e cada vez mais as orquestras do mundo todo tomam pequenos passos para aproximar a música de concerto do público mais jovem e tornar o instrumental algo mais abrangente e interessante para todos os públicos. Pensando nisso, alguns maestros dão seus rebolados! Mesmo aqui no Brasil, muitos regentes já aderiram aos concertos abertos ao público, gratuitos, interpretando trilhas sonoras de filmes populares como Harry Potter, Star Wars, Jurassic Park e assim por diante. Mas muitos não param por aí e até mesmo se vestem a caráter!

Selecionamos alguns dos vídeos mais legais dessas apresentações, para que vocês possam ver que a música clássica também pode ser bem geek!

1 – Christopher Dragon / Orquestra Sinfônica do Colorado (EUA) e um dino regendo a música tema de Jurassic Park

2 – Andrzej Kucybała / Orquestra Sinfônica da Escola de Música Stanisław Moniuszko (Polônia), Darth Vader regendo a música tema de Star Wars e Indiana Jones regendo a música tema de… Indiana Jones, batuta mágica regendo a música tema de Harry Potter!

3 – Rainer Hersch / Orquestra Filarmônica de Londres e a valsa do sistema da Microsoft

4 – Rainer Hersch (de novo porque ele é hilário) / Orquestra Filarmônica de Londres e como seria se o regente tivesse que gritar todos os comandos, usasse um nariz de palhaço, fizesse malabarismo conduzindo e outras gracinhas

5 – Alondra de Parra / Orquestra de Paris, Orquestra Sinfônica de Queensland

Não é exatamente geek mas eu falharia comigo mesma se não mostrasse ao menos uma condução feminina e como uma condução pode ser toda apaixonada e dançante também!

A Alondra também foi a responsável pela condução e direção musical nas Olimpíadas do Rio <3 E a música tema foi maravilhosa:

É isso! Espero sinceramente que estes vídeos possam ajudar vocês a gostarem um pouquinho mais do mundo da música de concerto <3

Quem escreve? Liao

Débora é musicista, pesquisadora e otaku (não fedida, prometo). 1/3 gamer, 100% sonserina. A alcunha de Liao veio de um site aleatório de geração de nomes japoneses (Liao é chinês, mas tudo bem).