Estudante de artes cria, à mão, ilustrações para o livro O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien

Benjamin Harff

Benjamin Harff caprichou no seu trabalho de conclusão de curso da faculdade, dedicando seis meses para produzir, à mão, uma versão do livro O Silmarillion.

Inicialmente, Benjamin Harff pretendia fazer para o seu TCC ilustrações baseadas no livro O Senhor dos Anéis, mas notou que os filmes o influenciariam muito, decidiu então, por O Silmarillion. Pelo livro não ter um filme, Benjamin trabalharia de forma mais livre.

silmarillion_oppening2

O Silmarillion é uma coletânea de escritos de J. R. R. Tolkien, editado e publicado após sua morte por seu filho Christopher. Descreve o universo da Eä onde se encontram as terras de Valinor, Beleriand, Númenor e da Terra Média em que se passam as histórias de O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

Antes de por a mão na massa, Harff estudou a história da Terra Média e as ilustrações criadas por J. R. R. Tolkien e percebeu que a principal inspiração do autor/ilustrador era a natureza. O estudante descobriu também que Tolkien era um apaixonado por caligrafia medieval, assim, conhecendo melhor as influências do autor, pode se dedicar a tarefa nada fácil.

silmarillion_wip2

O trabalho foi todo feito à mão, usando canetas caligráficas e tinta de diversos tipos, depois de digitalizado, tudo foi ajustado e diagramado ao texto já digitado.

silmarillion_wip3

silmarillion_book

As páginas de introdução do livro, são as preferidas de Harff, além das mais trabalhosas, levando de 70 a 80 horas para serem concluídas!

Silmarillion1-oppnings

 

Infelizmente, existe apenas uma cópia deste trabalho e muito provavelmente nunca será publicada, já que os direitos estão nas mãos da família Tolkien, que ainda não se pronunciou sobre o trabalho.

Mas não fique triste, deleite-se aqui com mais imagens dessa coisa linda:

Mestre Tolkien se sentiria lisonjeado com esta bela homenagem  🙂

tolkien

Quem escreve? Camila Cruz

Paulistana, formada em Letras e Análise e desenvolvimento de sistemas, unindo nestes dois mundos as maiores paixões, literatura e tecnologia. Curiosa, adora conhecer novos gadgets, apps ou jogos. No tempo livre, pratica taekwondo ou reina no sofá assistindo séries de TV e se perdendo nos mundos fantásticos de Neil Gaiman.