Aprenda a surrar seus inimigos com o primeiro e-book sobre jogos de luta!

fg_primer_destacada

Lembram do sofrimento de estar jogando de boa num fliperama e alguém chegar balançando a fichinha na mão e te destruir, deixá-lo no chão, ferido, com frio e solitário, te escurraçando para fora do arcade? Pois saiba que agora você poderá estudar (como um bom nerd) por horas, aprender tudo sobre Street Fighter e jogos de luta e ter seu retorno vitorioso derrotando seu inimigo, conquistar milhares de fãs no taito local, vivendo feliz para sempre!

Voltando à realidade, jogos de luta são extremamente complexos e, SIM, para se tornar um bom jogador é preciso muito estudo. É meu gênero preferido, o que mais me fascina é o se tratar de superação pessoal ao invés de superação de desafios já previamente propostos. Quando se joga, por exemplo, Street Fighter, normalmente o jogador que tiver a mente mais focada (o famoso mind game), somado à execução dos movimentos desejados será vitorioso. Isso significa que mesmo alguns personagens tendo vantagens contra os outros, o que depende é quem está controlando o personagem e como prever os movimentos do seu oponente. Quer um exemplo de como é o jogador quem vence e não o personagem? Só assistir as lutas das semifinais de Ultra Street Fighter IV na EVO deste ano (aqui, ó!). O campeão jogava de Rose, personagem considerada muito longe do palanque dos “apelões”, e o quarto lugar e meu favorito jogou de Zangief.

1chap

Visando explicar e esclarecer mais o funcionamento e a maneira mais eficiente de se jogar, foi criado o primeiro e-book sobre jogos de luta: O Fighting Game Primer.
Escrito por Patrick Miller e com lindíssimas ilustrações de Muriel Cartwright (minha super ídola e artista de Skullgirls) e Jonathan Kim, o Primer é totalmente “de grátis” e pode ser lido neste link.
Ele aborda os inúmeros aspectos dos jogos como footsies, zooning, tipos de combo, hitbox, hurtbox e principalmente o jogo entre os oponentes, onde cada um precisa prever a ação do próximo e medir os riscos de sua reação.

Infelizmente só está disponível em inglês, mas fiz uma tradução dos títulos dos capítulos para deixar na vontade:

Por quê você deveria aprender a jogar Street Fighter
Tudo que você precisa saber sobre jogos de luta
1- Execução de iniciantes
2- Simplificando Street Fighter
3- Introdução à combos
4- 11 dicas para não ruim em Street Fighter
5- Não quero nenhum scrub
6- Apresentando Street Fighter IV
7- O caminho do Guerreiro

conclusionSRK

Realização do livro e informações do post no Shoryuken.com

Quem escreve? Alice Monstrinho

Meia-orc bárbara de dia e Gangrel de noite, Alice divide seus turnos como fundadora e artista da empresa independente de jogos Rebel Hound e atiradora de Winchester. Protetora dos céus Russos em jogos de luta e explodidora de cabeças em FPSs, Alice gosta de demonstrar sua monstrice comendo como um animal d10+3 vezes por dia. Ah, e sua carteira é aquela onde está escrito "bad motherfucker".