E por aqui a gente só dá risada.

A marcha “dos milhões” de apoiadores do ex-presidente estadunidense Donald Trump aconteceu há poucos dias, em Washington, D.C., e o que não faltou foram demonstrações de estupidez, racismo e negação da realidade. Esse tipo de coisa não surpreende vindo do culto cego e mortal a Trump – mas um momento em particular pareceu chocar o pensamento coletivo da comunidade geek. Entre os manifestantes, duas pessoas utilizando fantasias chamaram a atenção: um deles se vestia como Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos, em um traje de prisioneiro; ao lado estava seu captor, um homem que usava a máscara de Donald Trump e o traje do vilão Homelander (Capitão Pátria), da série The Boys.

A imagem chegou ao conhecimento de Eric Kripke, showrunner da série, que a compartilhou questionando se as pessoas sequer chegaram a assistir.

Trad.: [Hum… Será que eles realmente estão assistindo a série?]

Quer dizer… Todo mundo sabe que o personagem é o vilão da série, certo? Afinal, a série já mostrou, repetidamente, que Homelander é um sociopata assustador e sem coração, que comete diversos assassinatos impunemente. Em duas temporadas, nós vimos Homelander abandonar e derrubar um avião cheio de passageiros inocentes, assassinar sua figura materna, e ameaçar literalmente todas as pessoas e supers que se posicionaram contra ele. Ele é incontestavelmente o cara ruim.

Bem, talvez Homelander seja mesmo uma referência a Donald Trump. Os dois tem o cabelo descolorido, são obcecados com sua aparência, são poços sem fundo de insegurança e possuem profundo ressentimento pelas pessoas que os idolatram. Eles se retorcem entre uma desesperada necessidade de ser amados e um desdém por todos ao seu redor.

As similaridades não param por aí. Ambos se relacionam com nazistas (literalmente, no caso de Homelander e Stormfront), e amam a postura militar fascista, além de falar mal de outros países. Eles se envolvem em bandeiras estadunidenses e fingem ser heróis patriotas, quando na verdade a bandeira é apenas um pano que cobre seus vários crimes. E claro, eles atraem conservadores cristãos com falsa piedade enquanto se comparam com Jesus.

As similaridades entre os dois monstros megalomaníacos são muitas, e para a maioria das pessoas, eu acredito que esses traços sejam considerados repulsivos. Os repulsivos, porém, comemoram isso. E nos faz tentar imaginar qual o processo mental por trás dessa escolha de traje como Trump-Homelander? Será que eles se confundiram e acharam que o traje era do Super-Homem? Ou será que eles realmente assistiram a série e só não entenderam nada do que estavam vendo?

Inclusive, o ator Antony Starr, intérprete do vilão, chegou a comentar no Twitter sobre a fantasia:

Trad.: [“A arte da idiotice ignorante”]

Homelander não é a primeira peça da cultura popular de que a direita alternativa tenta se apropriar indevidamente. São vários os vídeos virais na internet de apoiadores de Trump dançando ao som de Rage Against The Machine, interpretando de forma completamente equivocada as suas letras. Trump entrava em seus comícios ao som de “Fortunate Son”, que é uma canção que detona pessoas que são exatamente como ele. E é claro, tem também aqueles vários vigilantes da internet que idolatram o anti-herói da pílula vermelha de Watchmen, Rorschach. Que aliás ficaram putos quando perceberam que o personagem foi ressignificado na série de 2019 como um supremacista branco. Rizoz.

Nesse momento, podemos afirmar que os apoiadores de Trump possuem uma habilidade preternatural de remodelar ícones da cultura pop para tentar apoiar a sua causa. Eles realmente acreditam no que querem ver, mesmo que isso contrarie a lógica e a realidade.

E infelizmente para nós, estamos vivendo com as consequências de ações desse tipo de gente.


Fonte: TheMarySue

Leia mais sobre The Boys aqui no site!

Compartilhe: