Existe coisa pior do que barata? Provavelmente. Mas e se forem baratas mutantes alienígenas dispostas a acabar com a raça humana?

Olá leitores do GG! Keyko de volta pra falar sobre o anime de Terra Formars, cujo mangá está sendo lançado agora em julho pela JBC nas nossas bancas!

Terra Formars é um mangá escrito por Yu Sasuga e desenhado por Kenichi Tachibana. A adaptação animada conta com 13 episódios que foram exibidos em 2014 e cobrem o primeiro arco da história. Há também dois OVAs (original video animation) e uma série spin-off de mangá chamada Terra for Police.

Num futuro não muito distante…

A Terra já está muito saturada e por esse motivo a humanidade inicia um plano de colonização de outros planetas  já que por aqui não há mesmo vida inteligente. Com esse propósito, cientistas enviam à Marte uma alga modificada capaz de absorver a luz do sol e de purificar a atmosfera e alguém teve a genial ideia de também enviar baratas para que elas façam o trabalho de espalhar as plantinhas por aí. É claro que nada daria errado…

anime Terra Formars

Mas como a humanidade só sabe fazer cagada, mais de 500 anos depois um vírus de origem alienígena começa a se espalhar entre os humanos com taxa de mortalidade em 100% para os infectados. Nem é preciso dizer que isso é coisa das tais baratas enviadas ao espaço. Há várias décadas atrás, uma expedição tripulada chegou a ser enviada à Marte, pra conferir como estava o planeta após a intervenção terráquea. Entretanto os seis tripulantes foram mortos pelas baratas que agora não são mais pequenas, nojentas e irritantes, mas sim seres humanóides de aproximadamente 2 metros de altura muito rápidos e fortes, capazes de matar seres humanos em segundos. Elas foram batizadas de “terraformars”. Anos depois, outra expedição é enviada para exterminar as baratas, porém mesmo com membros modificados geneticamente, apenas dois deles conseguem retornar à Terra.

Agora, uma nova expedição está sendo preparada. Semelhantemente à expedição anterior, os membros dessa nova missão passaram por uma cirurgia de modificação genética capaz de lhes atribuir poderes especiais baseados em características de diversos organismos (como insetos). Essas habilidades são ativadas após o uso de uma droga – afinal ninguém quer ficar mutante o tempo todo, certo? E assim a aventura começa quando as naves cheias de tripulantes de diversos países, aterrizam em Marte.

anime Terra Formars

Eu preciso dizer que me surpreendi muito com Terra Formars. Eu nunca tinha ouvido falar da história, até que vi o anúncio da editora JBC sobre o mangá, feito no evento da empresa, o Henshin+ em março. A reação do público foi tão boa que eu resolvi conferir o anime, antes de ler o mangá. Fui completamente no escuro e a princípio o enredo ficção científica me causou estranheza – não é muito a minha praia. Porém Terra Formars tem uma característica que eu adoro: a história em estilo resta um.

Se você assiste Game of Thrones, então sabe que estilo é esse: um monte de gente morre e nem seu personagem favorito está à salvo da guilhotina. Obviamente seguido à isso vem a enxurrada de lágrimas, tensão total a todo momento e muita raiva. Em vários momentos o anime me pegou de surpresa e lá estava eu, boquiaberta com o que tinha acontecido.

As baratas – terraformars – dão nos nervos! O visual delas é extremamente esquisito e elas tem o jeitão do Jason – nunca falam nada e saem matando descaradamente e sem motivo aparente. É quase como uma vingança, afinal, o que é que você faz assim que vê uma barata perambulando pela sua casa? Eu odeio baratas. O-D-E-I-O. Enquanto estiverem vivas, eu não descanso. As terrasformars agem da mesma forma, matam todos os humanos que vêem pela frente fazendo aquele barulho enervante de inseto nojento que elas costumam fazer, nos dando a impressão de que agora nós é que somos os insetos indefesos.

anime Terra Formars

Veja bem, se uma barata normal já é ruim, imagine umas maiores que você, mais bombadas que o Alexandre Frota (e igualmente estranhas), querendo te matar a todo custo. E agora elas têm habilidades especiais (porque apenas serem voadoras não era suficiente…) e sabem até manusear armas. Ah, criaturas odiáveis e incrivelmente perversas…

Os personagens são muito bons e o design de todos é atraente e/ou interessante. Gostei de vários, já peguei birra de alguns e chorei a morte de outros. Eles possuem características bem diversas e o fato de sua sobrevivência ser sempre imprevisível contribui pra atmosfera tensa da coisa. A animação também é excelente, e preciso avisar que o anime na versão sem censura é lotado de sangue, cabeças rolando e pedaços de corpos humanos e baratais por todo lado! Uma pena é o fato de ter apenas 13 episódios, não cobrindo muita coisa da história, portanto muito do enredo não é revelado e aí vem a ansiedade de querer saber o que acontece depois!

anime Terra Formars

Resultado:

Ultra recomendadíssimo! Estou ansiosa pelo lançamento do mangá e pensando seriamente em assinar porque agora que comecei a história eu quero ver como isso vai terminar! Vale lembrar que o mangá ainda está em andamento, portanto ainda tem muita água pra rolar por aí! E inclusive um live-action está sendo preparado!

E vocês? Já assistiram? Estão ansiosos pelo lançamento? Odeiam baratas?

Os 13 episódios legendados em português você confere aqui pelo Crunchroll!

Tema de abertura logo abaixo e até o próximo post! \o/

 

Compartilhe: