Dica de Anime: Tamako Market

609216

Depois de dois magníficos trabalhos, Hyouka e Chuunibyou demo Koi ga Shitai!, o popular estúdio de animes Kyoto Animation (KyoAni) resolveu inovar com o simplista Tamako Market.

Baseada em uma light novel escrita por Mutsuki Ichinose, a série de 12 episódios foi ao ar no Japão entre Janeiro e Março de 2013. A direção ficou por conta de Naoko Yamada (responsável pelos grandes sucessos da KyoAni, como podem ver no myanimelist). Fofo, colorido e super divertido, Tamako Market não ganhará uma segunda temporada, mas a sua sequência  veio em filme lançado em 2014 no Japão.

tamakomarket
Eu confesso que tinha um certo preconceito por esse anime, até porque nunca vi hype algum nele (ou eu que fechei mesmo os olhos?) e ainda tem mais, os episódios para download vinham acompanhados de uma sinopse nada atraente, algo como “Este anime conta a história de Tamako e sua loja de mochis, além do seu dia-a-dia onde ela tenta criar novos sabores”. Ué, quem quer ver uma menina fazendo comida o dia todo? Liga na Ana Maria Braga e ria litros com o Louro José (ou vomite na tevê). “Tá Paula, mas o que é mochi?” Desce mais que eu vou explicar…

Tamako e o seu (fofo) cotidiano

A história de Tamako Market gira em torno de Tamako (SÉRIO PAULA?), a filha mais velha de um dono de uma loja de mochis (uma espécie de bolinho de arroz que pode vir recheado com diversos tipos de coisas gostosas *-*) localizada em um distrito comercial. A família da menina é muito unida, mesmo após a morte da mãe, e o dia-a-dia dela bastante animado, e também, todos os outros vendedores do distrito a adoram muito. Há ainda o filho do rival de seu pai, que também possui uma loja de mochis, e vejam que ironia, bem na frente da loja do pai de Tamako. O garoto se chama Ooji Mochizou e é amigo de infância dela, mas fica óbvio que ele possui sentimentos amorosos pela garota. Pra completar o time de personagens fofos, há ainda suas amigas de escola, Kanna, Midori e, posteriormente, Shiori.

tamako_market-06-kanna-midori-tamako-shiori-ghosts-costumes-haunted_house-kimonos
Agora imagina a cena, em um dia qualquer, a pequena Tamako está voltando para casa quando resolve passar na floricultura, como ela sempre faz. Eis que de repente um pássaro a ataca, até aí tudo bem, mas então o pássaro resolve falar, pior ainda, tagarelar, PIOR AINDA, afirmar que Tamako está apaixonada por ele, simplesmente porque ela espirra acidentalmente nele (essas superstições japonesas). E o que a garota vai fazer? Óbvio que ela ajudará o pássaro, Dera Mochimazzwi, um louco que se auto intitula “da realeza”. A partir dai o tagarelinha simplesmente entra pra família de Tamako, e os dias pacíficos da garota nunca mais serão os mesmos

tamako-market-op

Mochi, mochi e mais mochi…

Mas o que falar de Dera? Até acho que a expressão “cérebro de passarinho” não cola aqui. Dera é um pássaro esperto, ele facilmente consegue ler as emoções e pensamentos de todos. Está sempre dando conselhos e, mesmo com a personalidade narcisista, não é nada egoísta, muito pelo contrário, gosta de fazer as pessoas se sentirem bem. Mas o que Dera foi fazer no Japão? Claro que eu não deixaria de falar que ele é um pássaro tropical, Dera simplesmente atravessou o oceano em nome de seu príncipe (lembra que ele era da realeza?) para achar uma princesa pra ele. De certa forma, essa história cabeluda causa dúvidas nos parentes e amigos de Tamako, mas qual é, O PÁSSARO FALA.

diogo4d-tamako-market-07

E tem mais, às vezes quando tá inconsciente, Dera transmite imagens através dos olhos, como se fosse um projetor. E nessas imagens aparece sempre um garotinho acenando e chamando por ele, e sim, o garoto é o príncipe, mas quem iria imaginar, né? Além disso, depois de meses comendo mochis todos os dias, Dera acabado virando uma baleinha, sério, ele engorda tanto que quase não consegue mais voar (boas cenas no anime). Lá pelo meio dos episódios, entra uma personagem nova, que veio ao Japão em busca do pássaro. A garota se chama Choi Mochimazzwi e também é da realeza. Apesar de ser rigorosa com Dera, ela é meiga e gentil, e claro, a mais meiga e gentil ainda Tamako, conquista sua amizade e muitas outras fofuras acontecem.

Vale a pena babar na fofura de Tamako Market?

Vale o Dera (pra não dizer galinha) inteiro. Todas as personagens são cativantes, TODAS! E a Tamako é tão inocente e fofa que dá raiva, tanto que ela às vezes não consegue compreender o que as outras pessoas estão sentindo, e é por isso que Dera está ali, pra atuar em seu lugar. Falando nisso, o Dera é adorável, quer dizer, ele é narcisista, encrenqueiro, egocêntrico e insistente, mas é adorável. Sempre dando conselhos e protagonizando as cenas mais engraçadas, não tem como não amá-lo.

asagiri_shiori_kitashirakawa_anko_tamako

Hoje eu me sinto profundamente arrependida por ter julgado Tamako Market sem antes conhecê-lo. É um anime fofo, colorido, divertido, engraçado. Não engraçado do tipo Danshi Koukousei no Nichijou, onde você pode chorar de tanto rir, mas é agradável. A arte é bonita, as personagens muuuuuuuito fofas (eu sei, não paro de repetir isso), aquele tipo bem característico da KyoAni mesmo. A sonoplastia é gostosa e diversificada. No mais, fica a dica: esse é um bom anime pra ser ver depois do almoço ou da janta, ele te faz relaxar tanto que a sua digestão ocorre tranquilamente. Mas não, ele não cansa, você sempre vai ansiar pelo próximo episódio, e não, a Tamako não faz mochis o dia todo, como eu imaginava, mas as cenas dela cozinhando até que são legais.

É isso. Pra quem se interessar, aqui você pode ver online e aqui baixa em HD.

Quem escreve? Paula

Apaixonada por rpgs, doces, gatos e cultura asiática em geral. Futura maior detetive do mundo ~L não tem nada a ver~. Sonha com o dia em que vai poder gastar fortunas em figures-action. No mais, a leonina gorda que nunca dorme.