[Mangá/Anime] Saint Onii-san: Buda e Jesus dividindo um apê

Saint Onii-San capa

Você pode achar que esse mangá é um sacrilégio para mim o único sacrilégio deles é que usam o Internet Explorer. Mas se você entrou aqui é porque tá curioso, tô sabendo… E se você quer mesmo saber, esse é um mangá que precisa ser lido apenas por quem consegue levar tudo na esportiva. Se me perguntarem, eu definitivamente não sou do tipo que gosta de piadinhas infames com cunho ofensivo e preconceituoso. Mas se você está pensando que esse mangá é assim, relaxa, porque não é.

Relaxa!

Claro que tudo depende do ponto de vista de cada pessoa, então vai de cada um ir em frente e dar boas gargalhadas ou simplesmente fechar o tópico e esquecer que ele existe. Então…

NÃO LEIA ESTE MANGÁ SE VOCÊ É:

a) Ofendido facilmente;
b) Cuidadosamente religioso em qualquer circunstância, seja no cristianismo ou budismo;
c) O tipo de pessoa que considera qualquer humor sobre religião um sacrilégio ou blasfêmia;
d) Meio tapado e que não vai entender a piada.

Saint Onii-San 1Saint Onii-san ou Saint Young Men é um mangá japonês (comédia, seinen, slice of life) escrito e ilustrado pela divônica Hikaru Nakamura. Seu enredo, escrito de forma leve e animada, envolve Jesus Cristo e Gautama Buda, que alugam um apartamento na cidade-dormitório de Tachikawa, na região metropolitana de Tóquio, e decidem ocultar suas respectivas identidades, ao mesmo tempo que tentam entender a correria do dia a dia no Japão contemporâneo.

PUTS, só fui entender essa piadinha agora!

PUTS, só fui entender essa piadinha agora! EHEUEHUEHEUE

Ele tem sido serializado pela Kodansha na revista mensal Morning 2 desde setembro de 2006, com capítulos coletados em dez volumes. O estúdio de animação japonês A-1 Pictures Inc. (mesmo estúdio que produziu Sword Art Online – e dirigido pelo mesmo diretor de K-On! e Lucky-Star) adaptou o mangá em duas animações de vídeo original (OVAs) e um filme de anime que foi lançado em 10 de maio de 2013.

No Japão, o mangá de Saint Onii-san já vendeu mais de 9,5 milhões de cópias até maio de 2013 e, inclusive, os volumes individuais da série foram colocados em listas dos mangás mais vendidos no Japão, assim como frequentemente nas listas anuais de best-sellers. Os volumes três e quatro da série estão entre os 25 mais bem vendidos de 2009. Ele também recebeu o Prêmio Cultural Osamu Tezuka em 2009 e foi indicado no International Festival Comics of Angoulême, na França (um dos maiores festivais de quadrinhos do mundo). Sua adaptação para o cinema tem sido muito bem recebida pelos leitores. Como resposta à sua popularidade, a revista se esgotou rapidamente nas bancas e, por isso, em maio de 2009, a Kodansha começou a disponibilizar a venda online.

Saint Onii-San 6

FABULOUS <3

De forma geral, esse mangá é uma comédia recheada de piadas (não necessariamente) religiosas e referências à outras obras, como Heidi, anime de 1974 produzido por Hayao Miyazaki, ou até mesmo Gintama e Sailor Moon.

Na verdade, a série é repleta de referências culturais, místicas e religiosas. Por isso, caso você não tenha conhecimento da história dos dois, muito do humor acaba se perdendo… Podemos tomar como exemplo disso a sequência (inclusa no primeiro OVA), onde os animais querem se sacrificar porque Buda e Jesus estão morrendo de fome. E a história real de Buda tem início justamente nesta icônica passagem.

Explicando rapidamente: Errado, errado, errado, errado, errado! Isso é o que este mangá é. Muito, muito errado, mas de uma forma tão deliciosamente divina, surpreendentemente anárquica, furiosamente engraçada e excepcionalmente divertida!

Xiiis!

Pausa para a selfie mais adorada do mundo!

O conceito básico é o seguinte: Jesus e Buda resolvem dar um break no estilo de vida celestial e resolvem tirar umas férias prolongadas na Terra. Então eles começam a enfrentar as dificuldades do dia a dia, como manter o orçamento para conseguirem comprar comida e pagar o aluguel, além de terem que esconder seus poderes divinos das pessoas normais para aproveitar as férias de maneira adequada.

A história é praticamente um contexto comum, uma fatia do cotidiano, mas com uma diferença surreal e muito cômica, pelo que já deu pra perceber um pouco, certo? siiiim  Até porque pouco mais pode ser dito além da sinopse mesmo. Mas é bem isso: cada capítulo é um novo dia e uma nova aventura dos dois nas terras nipônicas.

Saint Onii-San 7

Falando sinceramente, quando o mangá foi lançado, tive amigos que comentavam animadamente a respeito e eu não sabia o que pensar. Mesmo não sendo uma pessoa devota, sempre procurei respeitar muito todas as entidades e religiões, independente de qual origem elas viessem. O argumento do mangá parecia diferente e original, me deixou curiosa. Mas também fiquei com um pé atrás por pensar que poderia ser humor estilo humorista de stand-up. Daqueles bem inconvenientes. Mas nada poderia estar mais longe da verdade! As piadas são limitadas e não chegam a ser desrespeitosas (pelo menos ao meu ver elas são bem leves e não chegam a realmente ofender nenhum dos dois lados ok, pode ter um pouco de humor negro, mas ri tanto que minha cara doeu) – então, quem se sente relutante pode ler/assistir e tirar suas próprias conclusões. A partir daí, é tu e deus.

Apesar de que se você pensar que a autora de Saint Onii-san é a mesma de Arakawa Under The Bridge… 8D

Mas enfim, o estilo da arte é muito limpo e bastante detalhado. Os cenários, paisagens, cidades e etc são muito bem desenhados. O design dos personagens é muito bem feito, apesar de Buda e Jesus manterem seus hábitos históricos: Jesus anda sempre com a coroinha de espinhos na cabeça (estilo hippie) e as orelhas e o cabelo de Buda são… Idênticos ao da estátua.

Saint Onii-San 3

Ainda assim, nossa ousada e genial mestra Nakamura conseguiu dar vida aos personagens de forma extremamente fofinha, carismática e engraçada: eles são super educadinhos, curiosos, carinhosos, alegres, apavorados e etc, etc. Uma coisa bacana é que eles conseguem se divertir com as coisas mais simples que muitas vezes passam despercebidas por nós, de maneira geral. E a capacidade da autora é fantástica no quesito desenhar expressões faciais.

Jesus é toda hora confundido com Johnny Depp #morta

Saint Onii-San 11 Saint Onii-San 12 Saint Onii-San 13

E os dois são personagens cômicos por excelência.

Saint Onii-San 4-horz

so cute <3

Confiram duas situações no mangá que dá pra resumir bem a forma de humor da quadrinista (é só clicar para visualizar em maior resolução):

SITUAÇÃO #1

SITUAÇÃO #2

A convivência entre os dois gera muitas risadas: Jesus é um gastador inconsequente e Buda é do tipo que não está disposto a gastar um iene a mais. Jesus é o relaxado e Buda o controlado – é basicamente isso, haha. A animação dessa convivência gerou muitos quotes épicos:

otaku Saint Onii-San 8 Saint Onii-San 9

Eu vi o trailer e o primeiro OVA e sério, só faltei morrer de rir. Deixarei aqui abaixo o trailer e o segundo vídeo que é apenas uma parte da animação porque sei que alguns têm preguiça preferem ver uma parte da animação para garantir se ela realmente vale a pena ou não:

Caara, se depois disso você acha que não presta… Bom, pelo menos valeu a tentativa.

Como comentou uma amiga comigo esses dias a respeito, existem altos shipps dos dois na internet (sacrilégio²).

Mas concordei muito com ela na questão de que realmente não dá pra entender porque o povo acha que o mangá é sacrílego, levando em conta que os personagens tem personalidades muito mais próximas do discurso presente nos livros sagrados que relata a ideologia deles do que o da maioria das instituições religiosas que exploram comercialmente a imagem deles. O correto seria dizer que esse anime é concorrência desleal, pois é muito mais difícil vender a imagem de uma figura religiosa austera tradicional tendo outra tão amor quanto essa no mercado hahahaha <3 Thx Lucy! <3

E a ideia de viver com as mesmas dificuldades e limitações humanas sem apelar para os seus poderes é simplesmente genial! <3 É uma pena que as chances dele ser lançado aqui no Brasil sejam mínimas ):

Em suma: se eu recomendo? Super! Fazia muito tempo que eu não ria tanto lendo um mangá. Então, se você se sente entediado ou simplesmente está procurando por algo novo e engraçado, se você gosta de comédia muito bem pensada, esse mangá é perfeito para você!

Você pode ler o mangá aqui em português (em qualidade muito boa <3) e aqui em inglês.  E você também pode baixar os dois OVAs aqui. Já o filme pode ser baixado por aqui! (tem os OVAs também)

Aqui tem os OVAs e o filme disponíveis online – preparem-se para ÓTIMOS momentos de muito bom humor (ou mal humor mesmo LOL) e diversão!

Saint Onii-San movie

No mais…

GZUZ (literalmente) como pode ser tão fofo?

Fiquem com Jesus… Não, Buda! Ah, enfim! Fiquem com os dois <3

Bjundas da Liao Ç;


Post inspirado nessa review lindcha do MAL <3

Quem escreve? Liao

Débora é musicista, pesquisadora e otaku (não fedida, prometo). 1/3 gamer, 100% sonserina. A alcunha de Liao veio de um site aleatório de geração de nomes japoneses (Liao é chinês, mas tudo bem).