Andoid Wear: Muito além dos ponteiros do relógio

androidwear

Um acessório com cara de relógio que interage a distância com o seu smartphone.

Hein? Acessório?

Sim! A Google já tinha começado a inovar na área de acessórios com o  óculos de realidade aumentada Google Glass. Ele  foi uma das primeiras experiências da Google com produtos da sua linha wearable, produtos ~vestíveis~ que se comunicam com os smartphones android e prometem ao usuário uma experiência inovadora.

Depois do esquisitão Google Glass chegou a hora dos smartwatches, acessórios com cara de relógio que interagem com seu smartphone através de um sistema operacional próprio, o Google Wearable.

São super funcionais e pretendem te ajudar em várias tarefas do dia a dia, como ao se preparar para sair de casa, mostrando o clima lá fora, o caminho a ser seguido, o tempo gasto até o destino, ele ainda pode mostrar sua agenda e te lembrar de compromissos. Uma verdadeira secretária de pulso!

Como funciona?

Basicamente, o gadget se conecta ao seu smartphone via bluetooth, e executa vária atividades bem bacanas como exibir mensagens, controlar reprodução de músicas, notificações da agenda, mostra quem está te ligando e cards como os do Google Now. Em alguns modelos, basta dizer “Ok Google” e fazer algumas perguntas pré-programadas, como: “Vai chover hoje?”, “Que horas são em Londres?”, “Vestido rosa ou o vermelho?”  Como não possuí alto-falante, as respostas são feitas via texto diretamente na tela. O que é bom, já que você falando sozinho na rua já é suficientemente estranho… Uma voz do além respondendo seria pior.

Você pode ler e responder seus e-mails, mensagens do Hangouts e do WhatsApp, e também gravar notas no Google Keep falando ou digitando a mensagem na tela touch.

android-wear-cap

Stay Fit!

O aparelho conta com acelerômetro e medidor de frequência cardíaca, os dados recolhidos podem ser utilizados para monitorar suas atividades físicas, alimentando aplicativos como o Google Fit, que conta seus passos do dia a dia e outras atividades como correr e andar de bicicleta, você pode montar gráficos do seu desempenho e da atividade cardíaca, ele te propõe desafios e te avisa quando você os completou.

google-fit

Não se perca

Você pode usar os recursos do Google Maps para traçar uma rota e pedir para mostrar o trajeto passo a passo! É o fim do “Amigo, como faço pra chegar na rua tal?”, quem dirige muito vai amar este recurso! 😛

Google Maps no Andoid Wear

Google Maps no Andoid Wear

Veja as horas! LOL!

Essa coisinha presa no seu pulso pode fazer muito mais coisas, e assim que tornar mais popular, com certeza novos aplicativos e novas funcionalidades surgirão, mas sim, ele também mostra as horas.

Mostra as horas também

Mostra as horas também gente!

Jogue em qualquer lugar!

flappybird_androidwear_feature (1)

Dá até pra jogar no busão lotado! o/

Sabemos que existem os consoles portáteis, mas é uma boa notícia em saber que o Android Wear também tem compatibilidade com jogos!
A última novidade foi a adaptação do demoníaco viciante Flappy Bird para o relógio inteligente. Para os interessados, o link do APK está disponível neste link.

Variedade de modelos

No site oficial do Android Wear encontramos seis modelos diferentes, uns quadrados e outros redondos, além da aparência a configuração é diferenciada entre os aparelhos de diferentes marcas.

Tem pra todo gosto. Do esportivo…

smart-wactch-3

Bora correr!?

… ao mega chique:

Muito chique!

Ryyyyycaaaahh!

 

Vale a pena?

Acredito que ainda existe muito a melhorar (aplicativos, aparência e conforto por exemplo) e, com o tempo e a popularização, os gadgets vestíveis vão acabar fazendo parte do cotidiano de muitas pessoas. Mesmo assim, é uma boa pedida para aqueles que adoram testar uma novidade high tech.

omnitrix-o

Assim que eu me sentiria ao usar um!

Quem escreve? Camila Cruz

Paulistana, formada em Letras e Análise e desenvolvimento de sistemas, unindo nestes dois mundos as maiores paixões, literatura e tecnologia. Curiosa, adora conhecer novos gadgets, apps ou jogos. No tempo livre, pratica taekwondo ou reina no sofá assistindo séries de TV e se perdendo nos mundos fantásticos de Neil Gaiman.