Análise do imaginário de anime Your Name (Kimi no na wa)

your-name-2

Your Name (ou Kimi no Na Wa, no original), do famoso diretor Makoto Shinkai, foi um sucesso enorme de bilheteria (com mais de cem milhões de dólares – coisa que só Studio Ghibli e Pokémon conseguiram). O anime fala sobre dois jovens que trocam de corpo.

Mitsuha é uma menina que vive no interior com a família, ela se sente entediada com tudo e começa a desejar que numa próxima existência seja um menino da cidade grande. Já Taki é um garoto de Tóquio que, dividido entre a escola e um trabalho de meio período, se sente sozinho mesmo em meio à multidão, mas se mantém calado sobre o assunto. Um dia, Taki e Mitsuha acordam com a sensação de estarem no corpo de outra pessoa. Ambos acham que estão vivendo um sonho apenas, até que no dia seguinte começam a ser questionados por atitudes estranhas quando retornam para seus respectivos corpos. As trocas se tornam recorrentes e eles começam a registrar as alterações que fazem na vida um do outro. Uma misteriosa amizade surge entre eles e abre caminho para sentimentos novos e até então desconhecidos.

No nosso vídeo, trazemos a análise da imagem do fio e do tecido, e também falamos sobre nomes (claro) – confira:

Quem escreve? Flávia Gasi

Flávia Gasi é doutoranda e mestre pela PUC-SP. Lançou o livro Videogames e Mitologia. Atualmente é colunista do IGN Brasil, escritora de videogames; CEO da Ni Game Content; professora; e tradutora. Defende a democratização dos consoles, direitos iguais no game e o direito de comer sucrilhos sem leite.