A sétima Graphic MSP traz a releitura de Paulo Crumbim e Cristina Eiko para a Turma do Cemitério

Penadinho descobre que Alminha, o amor de sua pós-vida vai reencarnar. Por isso, decide finalmente se declarar para a amada, levá-la ao cinema e cumprir as promessas que fez nos últimos trinta anos. Porém, a fantasminha desapareceu e precisa ser encontrada até o amanhecer, quando a Dona Cegonha vai levá-la.

Penadinho-Vida-capa

Em “Penadinho – Vida”, sétimo álbum da série Graphic MSP, os quadrinhistas Paulo Crumbim e Cristina Eiko (autores dos Quadrinhos A2, confira a resenha aqui) reinterpretam os personagens da Turma do Cemitério criada por Maurício de Sousa de uma forma leve, apaixonante, fofa e muito divertida. A graphic novel é uma mistura de aventura de turma de amigos, história de amor que transcende a vida e um pouquinho de terror. Tudo muito bem apresentado em traços modernos e uso de cores que parecem iluminar as páginas.

Penadinho-vida4

A história é cativante e você não consegue parar de ler até a última página. O argumento é bastante simples: uma jornada pelo desconhecido em busca de uma pessoa (no caso, uma fantasminha) querida. Mas a forma com que o Paulo e a Cris desenvolvem a narrativa deixa a gente aflita e ansiosa para saber como vai terminar. Além disso, “Penadinho – Vida” tem várias subtramas, tanto no roteiro, quanto nos desenhos, que podem gerar uma série de outras leituras, outros significados para quem lê.penadinhovida_

A arte desta Graphic MSP é magnífica! Os desenhos – uma mistura de cartum, mangá e da própria turma original – conseguem ser ao mesmo tempo macabros, sombrios, mas também fofos, expressivos, desafiadores e ingênuos. A escolha de cores demonstra ter sido feita com muito cuidado. É impressionante a palheta de cores escolhida, mais o brilho que os autores desenvolveram para o Penadinho e a Alminha – uma aura azul, como um brilho sobrenatural. E ainda o cuidado com os detalhes, como os reflexos que os personagens fantasmagóricos produzem no chão e nos demais participantes da aventura. A ambientação também é muito rica e os espaços criados para esta história – o Cemitério, a Casa da Mãe e a Casa da Colina contribuem para deixar o cenário mais impressionante.

Penadinho-vida1

Outro destaque de “Penadinho – Vida” são as personalidades de cada integrante da história. Na releitura de Paulo e Cris, a Turma do Cemitério ficou ainda mais divertida: o irônico Zé Vampir; Frank, com seu jeito o ingênuo e fofo (dá vontade de ter um de pelúcia para ficar abraçando!); e o Muminho, uma múmia medrosa. Até mesmo os personagens coadjuvantes – um inesperado amigo, o sinistro vilão e seus assustadores capangas, todos são muito bem desenvolvidos.

Penadinho-vida-dona-morte

“Penadinho – Vida” é ainda lotado de referências e tem para todos os gostos: heavy metal, música clássica, literatura medieval, videogames, etc. Não tem como não se encantar com o trabalho caprichado do Paulo e Cris. É definitivamente uma obra que só poderia ter sido feita por um casal que ama profundamente os quadrinhos.

Penadinho sempre escondeu seu amor por Alminha porque acreditava que teria toda a eternidade pela frente. Com uma descoberta que acaba com essa certeza, o fantasminha precisa aprender rapidamente a lidar com os seus sentimentos. Mas para isso, ele poderá contar eternamente com o apoio de seus amigos do cemitério.

Penadinho-vida6

Por tudo isso, a Graphic MSP “Penadinho – Vida” é muito mais do que uma história de amor. mas sim como é preciso aprender a lidar com este sentimento. E também sobre amizade e companheirismo. E aí, descobriu que não consegue mais viver sem ler esta Graphic MSP? “Penadinho – Vida” custa R$ 21,90 (capa cartonada) e R$ 31,90 (capa dura). Você pode comprar a Graphic MSP na versão capa dura no Ponto Frio e no Extra.

Compartilhe: