Ainda não jogou o emocionante Life is Strange? Você não sabe o que está perdendo…

life_is_strange_max cover

Se junte a Max e Chloe para descobrir os mistérios de Arcadia Bay.

Para entrar no clima de Life is Strange sugiro que ouça Obstacles de Syd Matters, que faz parte da trilha sonora do jogo logo no primeiro capítulo:

Life is Strange foi lançado esse ano em cinco capítulos. O jogo foi desenvolvido pelo estúdio francês DONTNOD Entertaiment e distribuído pela Square Enix.

História

Max and Chloe

O jogo conta a história da tímida adolescente Max Caufield, uma estudante de fotografia da Blackwell Academy que descobre que tem o poder de voltar no tempo (tipo no filme Efeito Borboleta e do jogo Braid) ao salvar uma garota de levar um tiro no banheiro feminino da escola. Max descobre que a garota é sua melhor amiga de infância Chloe. As duas logo começam a investigar o desaparecimento da aluna da Blackwell Academy e amiga de Chloe, Rachel Amber. Toda a história se passa em cinco dias. Um dia para cada capítulo.

Escolhas

Life is strange choicesLife is Strange é um jogo de escolhas e exploração assim como os games desenvolvidos pela Telltale Games e como o game Heavy Rain. Essas escolhas podem repercutir de várias maneiras chegando até interferir no último capítulo do jogo ou na visão de um personagem tem sobre você, por exemplo. Caso não goste da decisão tomada existe a opção de rebobinar a cena e escolher novamente. Ao voltar a cena, o jogador tem a opção de pular o que já foi visto e ir direto para a tomada de decisão. O que ajuda o game a não se tornar muito repetitivo.

Dica 1: Explore ao máximo os cenários e fale com todo mundo. Você pode encontrar alguma pista, descobrir alguma informação e ainda tirar fotos com a Polaroid de Max.

Você pode ter acesso ao diário de Max, com anotações sobre o que ela pensa e o que está acontecendo, sobre as pessoas que ela conhece e mensagens de celular trocadas com a sua família e amigos. No final de cada capítulo, tem as porcentagens das decisões tomadas pelos outros jogadores. Opção muito legal para você comparar se sua decisão bate com o da maioria das pessoas ou não.

Life_is_Strange_Chloe

O jogo foca mais na narrativa, no desenvolvimento dos personagens e nas consequências das decisões tomadas do que na jogabilidade. A mecânica é bem simples e sempre aparece uma dica para quem não sabe o que é para fazer ou esqueceu o que deve ser feito.

Em Life is Strange você logo se acostuma com borboletas azuis, teoria do caos, efeito borboleta, faróis, cervos, tornados, neve, eclipse, luas, fotografia, selfies, drogas, violência, armas, menções a cultura nerd/pop e a trilha sensacional que fazem parte do repertório do jogo. O game trata de assuntos atuais com bastante naturalidade e de forma reflexiva.

O jogo aborda temas como amizade, bullying, sacrifícios e redenção. Até que ponto você iria para salvar uma pessoa? O que acontece com as vítimas de bullying? Até que ponto um ser humano pode destruir a vida de outro?

Cada personagem presente no jogo é construído de forma única, com seus problemas, imperfeições, sofrimentos e obsessões. E que faz pensar o que você faria no lugar desse personagem. Só digo uma coisa: vou sentir saudade de Arcadia Bay!

Dica 2: Jogue o último capítulo com um lencinho do lado porque corre o risco de cair um cisco no olho.

life-is-strange-

Curiosidade: Desde o início da concepção do jogo, a DONTNOD Entertaiment queria que o jogo fosse protagonizado por duas mulheres. A empresa procurou várias distribuidoras que queriam mudar o sexo das personagens e apenas a Square Enix topou lançá-lo com a história original! Coisa bem difícil de acontecer na indústria dos jogos.

Talvez não faça muita diferença para você, mas em tempos em que maioria dos jogos são protagonizados por homens, ter duas mulheres protagonistas é um grande avanço. Max e Chloe são muito bem retratadas com todas as suas inseguranças da adolescência e desafios que precisam enfrentar. Não consigo ver o jogo protagonizado por mais ninguém. Não só pela questão do gênero, mas pela construção e desenvolvimento das personagens também.

Confira o trailer de Life is Strange aqui:

Life is Strange está disponível para PC (Steam), Playstation 4, Xbox One, Playstation 3 e Xbox 360.

Quem escreve? Rany

Graduada em Jornalismo e Jogos Digitais e pós-graduada em Mídia Digitais. Fã incondicional de As Crônicas de Gelo e Fogo, Tolkien, Fables, Tarantino, Miyazaki, Okami, Dragon Age e Mass Effect. Divido meu tempo livre com os meus vícios em séries de tv, filmes, livros e games.